Quarentena – 8º dia

Viviane Freitas

  • 26
  • Dez
  • 2012

Quarentena – 8º dia

  • 26
  • Dez
  • 2012


 
“Passados esses dias, Isabel, sua mulher, concebeu e ocultou-se por cinco meses, dizendo:
Assim me fez o Senhor, contemplando-me para anular o meu opróbrio perante os homens.”
(Lc.1:24,25)

Normalmente, uma mulher idosa, grávida, o que faria? Divulgaria para todas as pessoas, a fim de provar que já não tinha mais aquela vergonha, e que, finalmente, recebera o seu “milagre”. Mas, ao contrário, Isabel não revelou euforia.

Ela foi racional. Falou com Deus. E aqui associamos o que Deus falara, no início, de Zacarias e Isabel: Ambos eram justos!

E o que isto significa? Perfeição? Não!

Ainda com o marido mudo, a primeira reação de Isabel foi louvar a Deus, pelo privilégio de conceber… A preocupação não foi anunciar ao mundo, mas agradar Aquele que sempre conhecera em sua vida.

Como posso contemplar a Deus?

Quem contempla Deus são os que já fizeram uma análise ao seu interior. São aqueles que, embora não sendo perfeitos, conseguem colocá-Lo, sempre, em primeiro lugar nas suas vidas.

Quando a pessoa se “vê”… Está atenta à sua atitude; à sua forma de ser e caráter, observa erros, pecados e falhas…

Mas, pecados? Sim!

Embora todas as pessoas se definam como “pecadoras”, não aceitam quando alguém a confronta com o seu “pecado”, e muito menos elas próprias se aprofundam para o encontrar.

Mas o que é o pecado?

É um sentimento…

A dúvida é considerada pecado; guardar emoções reprimidas é um pecado; a preocupação e ansiedade é um pecado.

Tudo o que é sentimento, é um tormento, pois não provém da fé.

Só contempla, quem se enxerga como “alma”, ou seja, quem vê o quão insignificante, falho e pecador, é!

E estas pessoas priorizam o seu Deus; o Deus da Verdade. Então, a primeira reação não é precipitada ou emotiva, mas na fé, falando diretamente com Ele. Este é o principal motivo da sua contemplação.

Isto acontece em secreto, e requer uma intimidade maior com Deus. É resultado de uma dependência; um relacionamento genuíno, que não se prende com o fato de ser “esposa do sacerdote” ou religiosa. Não!

É viver de acordo com uma fé racional.

Tivemos este privilégio, no CdA, por intermédio do Bispo Macedo, de conhecer a diferença entre Fé emotiva e Fé racional.

E este ensinamento, guardo-o até hoje, dentro de mim, “a sete chaves”, pois sei que aqui reside a resposta…

Amiga, guarde também o que tem aprendido, a “sete chaves”, e confira que tipo de fé… que tipo de relacionamento, você tem com Deus.

O importante, não são as palavras, mas que realmente tenha Vida!

E as pessoas que têm vida, colocam-se inteiramente na dependência de Deus.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

239 comentários

  1. Mesmo antes de meditar em Lucas (antes de ler este post), meditava ma vez mais em Habacuque 2.4, em que Deus diz, “o meu justo viverá pela fé”. E é isso que aqui é reforçado, a pessoa que vive pela Fé prioriza a Deus, sendo esse priorizar em vários sentidos, ela prioriza de forma a estarsempre em comunhão com Ele, ela proriza partilhando sejam as suas dores como as suas alegrias primeiramente com Deus, aí está a questão do ser JUSTO, como a Biblia refere que Isabel e Zacarias eram; sendo essa justiça que os fazia ter a Deus em primeiro lugar. A minha ligação com tudo isso é justamente a dificuldade de viver dessa forma, faço-o por dois/três dias, chega um dia que quebro, recomeço…quebro…a minha força para viver constantemente pela Fé, tem sido débil, tem sido muito dificil e por vezs mais dificil ainda é lidar com os pensamentos e sentimentos que surgem quando me deparo nessa condição…contudo, não desisto, por isso estou aqui, neste caminho da quarentena, por querer vencer, busco ajuda, usando os recursos que Deus me dá. E apego-me ao que Deus me diz hoje: viver pela fé! Deixando de olhar para o que neste momento sou, mas seguindo olhando para Deus, qe é maior que essa minha situação!

    Ver mais
  2. Olá Dona Viviane, desde o primeiro dia da quarentena, fiquei impressionada com a maneira de ler e meditar na Bíblia que a senhora tem feito, pois nunca tinha meditado desta maneira. Muito obrigada por abrir esse espaço e dar um pouco do seu tempo para explicar tantos segredos escondidos na Palavra de Deus, que muitas vezes passam despercebidos por quem lê. Vou dar o meu melhor para que tudo o que está sendo ensinado seja posto em prática na minha vida! Um abraço.

    Ver mais
  3. Olá, d. Vivi!

    Quero dizer que estou maravilhada com essa Quarentena, pra mim está sendo de fato um tratamento.
    Talvez a sra. não faça idéia de como está me ajudando, todos os dias eu me disperto em algo, meu Deus, como tem me ajudado.

    E todos os dias eu não vejo a hora de saber o que Deus vai me ensinar, o que ele quer falar,e é sempre no alvo.

    Agradeço a Deus por essa oportunidade.

    Deus a abençoe!!!
    Um forte abraço!

    Daiane Sakihama

    Ver mais
  4. Bom dia Sra. Viviane e Sra. Luiza.É um prazer muito grande meditar e refletir sobre a Palavra de Deus.Eu particularmente estou aprendendo muito inclusive a meditar.Gosto muito de ouví-las.Inclusive ontem chamei minha filha Ester para ouvir comigo,depois ficamos por um bom tempo conversando sobre o que ouvimos e Deus falou muito forte…Estamos aprendendo isso também …Hoje vi que mesmo Zacarias tendo errado no início,Isabel não errou…Ela foi racional…Contemplou o que Deus fez em sua vida em secreto.Creio que isso é confiar realmente em Deus…Penso que com certeza ela sabia que o que Deus tinha feito e no tempo certo todos iriam ver e também contemplariam esse Deus poderoso não por suas palavras,mas sim,pelo que veriam…Teve momentos em que passei por desertos,me apegueis a Deus,pois estava sendo injustiçada.Não foi fácil,mas Deus tirou a minha vergonha.Quando isso aconteceu,me deu vontade de agir ;sair falando principalmente com quem havia nos caluniado,mas Graças a Deus estava no Espírito,
    aguardei ,confiei e deixei Deus terminar a sua obra em minha vida.Ao invés disso guardei o meu coração protegendo-o de todo ressentimento.Coloquei a minha força nisso,em mim…Quando estava lendo esse post me lembrei exatamente deste momento e mais uma vez pude Contemplar a glória de Deus em minha vida…Essa é a fé….racional inteligente,universal….
    Beijos carinhosos
    ????Ellem Correia

    Ver mais
  5. #8º Dia Quarentena# Bom Dia D.Viviane e D.Luisa. A medida que estou ovindo a quarentena a minha mente tem sido aberta, e tenho visto em certas situações o quanto o sentimento tem falado mais alto. Isso dentro de mim causa um mau estar, porque eu queria agir de outra forma, mas naquele momento mesmo vendo que estava agindo errado, eu não consegui. E ai vi o quanto preciso de me fortalecer Espiritualmente. Consegui ver a minha debilidade.

    Ver mais
  6. Olá Dona Vivi.

    Essa quarentena para mim,está me ensinando a ser uma pessoa mais agradavel .pois até meus amigos e conhecidos estão vendo a diferença na minha vida.pois eu antes da quarentena eu era uma pessoa e agora sou muito diferente.e louvo a Deus por essa maravilha que está acontecendo no meu interior até meu relacionamento com minha mãe está diferente.que Deus continui usando as senhoras para nós ajudar a ser mulheres mais virtuosas.

    Ver mais
1 35 36 37 38 39 40