Quarentena – 8º dia

Viviane Freitas

  • 26
  • Dez
  • 2012

Quarentena – 8º dia

  • 26
  • Dez
  • 2012


 
“Passados esses dias, Isabel, sua mulher, concebeu e ocultou-se por cinco meses, dizendo:
Assim me fez o Senhor, contemplando-me para anular o meu opróbrio perante os homens.”
(Lc.1:24,25)

Normalmente, uma mulher idosa, grávida, o que faria? Divulgaria para todas as pessoas, a fim de provar que já não tinha mais aquela vergonha, e que, finalmente, recebera o seu “milagre”. Mas, ao contrário, Isabel não revelou euforia.

Ela foi racional. Falou com Deus. E aqui associamos o que Deus falara, no início, de Zacarias e Isabel: Ambos eram justos!

E o que isto significa? Perfeição? Não!

Ainda com o marido mudo, a primeira reação de Isabel foi louvar a Deus, pelo privilégio de conceber… A preocupação não foi anunciar ao mundo, mas agradar Aquele que sempre conhecera em sua vida.

Como posso contemplar a Deus?

Quem contempla Deus são os que já fizeram uma análise ao seu interior. São aqueles que, embora não sendo perfeitos, conseguem colocá-Lo, sempre, em primeiro lugar nas suas vidas.

Quando a pessoa se “vê”… Está atenta à sua atitude; à sua forma de ser e caráter, observa erros, pecados e falhas…

Mas, pecados? Sim!

Embora todas as pessoas se definam como “pecadoras”, não aceitam quando alguém a confronta com o seu “pecado”, e muito menos elas próprias se aprofundam para o encontrar.

Mas o que é o pecado?

É um sentimento…

A dúvida é considerada pecado; guardar emoções reprimidas é um pecado; a preocupação e ansiedade é um pecado.

Tudo o que é sentimento, é um tormento, pois não provém da fé.

Só contempla, quem se enxerga como “alma”, ou seja, quem vê o quão insignificante, falho e pecador, é!

E estas pessoas priorizam o seu Deus; o Deus da Verdade. Então, a primeira reação não é precipitada ou emotiva, mas na fé, falando diretamente com Ele. Este é o principal motivo da sua contemplação.

Isto acontece em secreto, e requer uma intimidade maior com Deus. É resultado de uma dependência; um relacionamento genuíno, que não se prende com o fato de ser “esposa do sacerdote” ou religiosa. Não!

É viver de acordo com uma fé racional.

Tivemos este privilégio, no CdA, por intermédio do Bispo Macedo, de conhecer a diferença entre Fé emotiva e Fé racional.

E este ensinamento, guardo-o até hoje, dentro de mim, “a sete chaves”, pois sei que aqui reside a resposta…

Amiga, guarde também o que tem aprendido, a “sete chaves”, e confira que tipo de fé… que tipo de relacionamento, você tem com Deus.

O importante, não são as palavras, mas que realmente tenha Vida!

E as pessoas que têm vida, colocam-se inteiramente na dependência de Deus.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

239 comentários

  1. Olá Dona Viviane, desde o primeiro dia da quarentena, fiquei impressionada com a maneira de ler e meditar na Bíblia que a senhora tem feito, pois nunca tinha meditado desta maneira. Muito obrigada por abrir esse espaço e dar um pouco do seu tempo para explicar tantos segredos escondidos na Palavra de Deus, que muitas vezes passam despercebidos por quem lê. Vou dar o meu melhor para que tudo o que está sendo ensinado seja posto em prática na minha vida! Um abraço.

    Ver mais
  2. Olá,

    Só quem sente a dor do pecado consegue contempla o valor das coisas que Deus faz na sua vida.
    Deus tem me dado essa oportunidade todos os dias de me avaliar e ver quanto tenho que mudar e isso não nos afasta dele, pois quando reconhecemos nossos erros e tomamos a atitude de mudar Ele nos toma pela mão e nos ajuda.
    Posso dizer também que a cada dia da quarentena Deus tem se revelado para mim como nunca antes, já li o livro de Lucas, mas na experiência da quarentena parece um livro totalmente novo, e isso tem sido glorioso.

    Beijinhos, que Deus abençoe a todas ainda mais do que tenho sido abençoada.

    Ver mais
  3. Oh dona que maravilha essa quarentena! Todo dia fico aqui esperando essa benção, tem falado tanto comigo sabe, sempre podemos melhorar, nem o meu lado emocional esse mês de tpm aflorou, até nisso tenho aprendido , estou me policiando em tudo.

    Bjos

    Ver mais
  4. Oi D. Vivi estou me renovando a cada dia, e definida pois quero ser grande diante de Deus, estou me lançando nesta quarentena. obrigado por esse propósito. Bejinhos…

    Ver mais
  5. Olá Dona Vivi, tenho a cada dia me aprofundado nesta quarentena e a minha grande expectativa é de que ao final estarei totalmente transformada pela palavra do meu Senhor!

    Estou ligadinha todos dias!!!

    Ver mais
  6. Olá Dona Vivi , cada dia tem sido mais forte esta quarentena!
    Tenho certeza que ao termino vou ser outra para o meu Deus. Muito obrigada …

    Ver mais
    1. esta semana foi uma semana dificil para de mim de gerra mesmo mas tive que desistir de algo que eu pensava que era a minha vocaÇao pedi a direcao a jesus e que me ajudase. eu sou guereira forte mas esta semana apeticiame chorar mas eu n aceitei iso e a quarentena tem me ajudado muito eu era muito ansiosa queria conhecer alguem que gostase de mim agora vi que iso nao e bem assim agora optei por ficar so e para eu refletir sobre aquilo que jesus quer que eu faça e quero conhecer jesus. eu usava era a fe emotiva agora estou a aprender a usar a fe racional. muito obrigada por me ajudar.

      Ver mais
1 2 3 40