Comparação e Surdez

Viviane Freitas

  • 26
  • Nov
  • 2012

Comparação e Surdez

  • 26
  • Nov
  • 2012

Comparar não nos faz ouvir ninguém… Mas apenas idealizar-nos, mediante aquilo que os nossos olhos vêem.


Não ouve conselhos, e, com certeza, aumenta a distância que permitiria a ajuda de alguém.

É impossível aprender e evoluir, quando não ouvimos e nem avaliamos.
É impossível encontrar o sucesso… sentindo.

Crer não tem nada a ver com o que se vê.
A crença envolve certeza. Já a comparação traz dúvida e tormento.

Porque será que é teimosa e insiste em manter as suas ideias?
Porque está mais apta a apoiar-se no que sente, do que no raciocínio.

A comparação não se trata de raciocinar, mas de usar a emoção. A emoção é a reação mais natural do Ser Humano, e, por isso, provoca tantos estragos neste mundo. Já o raciocínio, custa… mas é o que valoriza o ser humano e o motiva a ser independente das fraquezas que este mundo lhe apresenta.

Amiga leitora, avalie a sua situação pelas suas ações. Não julgue a sí mesma como “boazinha” ou justa, mas pese as suas atitudes.

Avalie como tem sido diante de outros – que estão acima de si – ou perante quem
você tanto aprecia. Veja como se comporta.

“Ouça o sábio e cresça em prudência; e o instruído adquira habilidade para entender provérbios e parábolas, as palavras e enigmas dos sábios.”
(Pv1:5,6)

O que entende por parábolas?

A sua história… Encaixa-se em uma parábola. Algo que deve ser descoberto, para, então ser ouvido e compreendido.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

50 comentários

  1. QUANDO NÃO QUEREMOS OUVIR, É PORQUE JÁ SABEMOS A RESPOSTA…. SABEMOS O QUE TEMOS QUE FAZER, SÓ QUEREMOS IR PELO CAMINHO MAIS FÁCIL TENTANDO JUSTIFICAR O QUE TEMOS MUITAS VEZES, O MEDO, E POR ISSO NOS TORNAMOS PESSOAS FRUSTADAS.

    Ver mais
  2. Sabe Vivi, a pior surdez é aquela que não queremos ouvir, mesmo que um grito estridente seja ecoado nos nossos ouvidos, se não há dentro de mim mesma esse desejo de buscar pelas verdades da minha pessoa, os gritos serão em vão. Os meus olhos é quem vão ditar as regras juntamente com o coração. Aí vem as infinitas comparações que faz com que tudo que é obvio e racional se perca pelo maldito sentimento de se achar melhor ou pior que os demais.
    *Se eu me comparo e chego a conclusão que sou melhor que os outros, o orgulho já está dentro de mim, e é apenas uma questão de tempo para ser revelado.
    *Se eu me comparo e chego a conclusão que sou pior ou inferior aos demais, então estarei menosprezando a mim própria, e fazendo o oposto do meu Senhor, que acreditou, confiou e investiu em mim, quando todos e até eu mesma achava que para mim já não havia solução.
    Então está mais do que claro que quem vive de comparações está vivendo na base de sentimentos e emoções mesquinhas, que ao invés de o levantar a faz se afundar ainda mais.
    Hoje encontrei a saída deste problema, mais nem por isso me dou ao luxo de relaxar e esquecer, muito pelo contrario, tenho que lutar todos os dias para que ela não volte mais. E só consigo isso quando analiso a mim mesma, não como uma vitima, mais como alguém que precisa se descobrir a cada dia.

    Ver mais
    1. Parabéns, D.Nete. Beijinhos…

      Ver mais
  3. O problema é quando vejo segundo os meus olhos, então serei sempre a “vitima” a” Justa”, sigo o que ” eu acho”, e não o que se passa na realidade! Os meus sentimentos é que me comandam! Assim eu paro! Estagno no tempo! Tenho aprendido e continuo no processo de aprendizagem (porque longo é o caminho), que tenho que pesar as minhas atitudes e isso tem provocado em mim uma pequena mudança, pois a minha forma de ” olhar” tem vindo a mudar, mas isso só aconteceu a partir do momento em que houve um reconhecimento, mas porque começei a reflectir e não seguir segundo as minhas emoções!

    Ver mais
  4. la Vivi,

    O comparar-se é enganar a si mesma. Porém é algo sutil que vai crescendo, porque vai sendo alimentado pelos sentimentos de inferioridade.

    Quando eu me comparo com alguém eu me vejo tão pequena que não consigo enxergar quem eu realmente sou, destruindo todas as minhas oportunidades de crescer e evoluir.

    Pessoas de sucesso, não são as melhores deste mundo, elas simplesmente descobriram que elas podem ser diferentes e desenvolveram o que tem de melhor.

    Se comparar é viver numa prisão que eu mesma construí, por isso eu tenho que me avaliar e pesar minhas atitudes, porque só eu tenho a chave para me por em liberdade.

    Eu me comparava muito, porém hoje sou livre! eu me dei uma chance, e me libertei deste sentimentos que antes me aprisionavam.

    Beijinhos

    Ver mais
  5. Boa noite !

    Quando nos comparamos a determinadas pessoas estamos deixamos de ouvir a voz da razão , para ouvirmos a voz do coração, que nos leva a sentir sentimentos totalmente destrutivos que pode nos levar a cometer erros irreparáveis.Aí está a importância de antes de pensar ou tomar qualquer atitude, fazer uso da fé racional, para depois não nos arrependermos de determinadas atitudes.Sei que não é fácil, pois faz parte do ser humano “comparar”, mas cabe a nós dominá-los.
    Beijinhos.

    Ver mais
  6. Realmente quando nos comparamos a alguém fazemos ouvidos moucos ao que as outras pessoas nos dizem pois a comparação ocupa-nos a tempo inteiro, ficamos cheias de nós mesmas ao tentar ser como a outra pessoa, e nem percebemos como estamos vazias…
    Não vale a pena perseguir ideias vãs que não nos edificam em nada e nos afastam da realidade, devemos nos comparar somente ao Autor da Vida criador de todas as coisas e assim iremos ser mais que vencedoras.
    Obrigado, bjs.

    Ver mais
1 2 3 4 9