Confiança ou irresponsabilidade?

Viviane Freitas

  • 25
  • Nov
  • 2012

Confiança ou irresponsabilidade?

  • 25
  • Nov
  • 2012

Sempre temos afazeres e responsabilidade que consomem o nosso tempo e energias…


No nosso dia-a-dia, isto é normal. Porém, sempre queremos ter o domínio de tudo e, quando algo foge ao nosso controle, ficamos ansiosas, preocupadas, inseguras, etc.

Isto também parece normal , mas não é!

Se está no seu controle (força do braço), aí sim, terá muitas razões para se preocupar, mas se a sua fé, faz com que “substitua” este seu “controle”, para que Deus aja, as preocupações são dissipadas.

E porque motivo isto acontece?

Porque se a sua fé está em ação, de forma que a sua capacidade humana deixe de estar no comando, o próprio Deus age, como só Ele pode.

Pare para pensar: Quantas vezes você trabalhou, trabalhou, mostrou-se responsável, mas é como se não tivesse saído do lugar, não fluiu…

Sabe porquê? Porque não houve uma ação de confiança em meio à situação stressante e difícil e, assim sendo, os sentimentos afloraram.

A falta de confiança, ou seja, a irresponsabilidade com a própria fé – que diz ter – mesmo que se assuma como “super responsável”, na realidade torna-a nervosa, desiquilibrada com a saúde, desorientada com o tempo, negligente com o tempo para família, inquieta; com medo de não resolver algo…

As dúvidas predominam, não é verdade?

Agora, responda-me: Isto é confiança ou irresponsabilidade?

Quem confia é responsável, pois faz o que está ao seu alcance e tem certeza que Deus agirá, pois participa a Ele, sobre tudo.
Por outro lado, quem normalmente se esmera na – força do braço – para ser “responsável”, não confia.

Consegue perceber?

Um exemplo disto é Marta e Maria.

Marta preocupava-se em fazer o melhor. E não é o que pensa fazer hoje? O melhor? Mas Maria, aparentemente, não se preocupou em fazer, mas “fez” o melhor pois optou pelo “melhor”.

E o que é o melhor, hoje? Não fazer nada e não estar “nem aí” para as suas responsabilidades?

Claro que não!

O melhor é confiar, mesmo que, para isto, aparentemente, esteja a ser “irresponsável” aos seus próprios olhos, por achar que as ansiedades, preocupações e inquietações, são sinais de responsabilidade.

Deixe Deus ser participante e agir! Garanto-lhe que isto é muito mais inteligente do que você querer fazer sozinha!

Quem confia, consegue fazer o melhor… Agora, quem desconfia, não o consegue, e, quando tenta, resulta em estragos para a sua saúde física, mental e emocional.

Esta é a “responsabilidade” que quer ter?

Decidir confiar na ação eficaz do “controle” de Deus, isto sim é ser responsável!


Deprecated: file_exists(): Passing null to parameter #1 ($filename) of type string is deprecated in /var/www/html/vivianefreitas.com/wp-includes/comment-template.php on line 1616

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

40 comentários

  1. Nossa e verdade me indentifiquei muito com esse post
    Pois várias vezes me vejo como Marta
    Precisamos mesmo priorizar o mais importante que e o ser para Deus.

    Ver mais
  2. Não mostramos ser responsáveis quando nos preocupamos ou quando ficamos inquietas por tal situação, mas sim quando confiamos em Deus e quando cremos que Ele nos dará a direção certa de como agirmos em cada situação.

    Ver mais
  3. Boa tarde D. Viviane é a pura realidade, enquanto lia, este post, passou um filme na minha cabeça, todas as vezes que me preocupo, em “fazer” fico estressada, agora pergunto á eu mesma; Que confiança é essa? que me deixa , preocupada e nervosa? O meu dever é lançar as preocupações para fora e deixar Deus ter o controle de tudo.. A vida não é minha, na realidade não sei o que vai acontecer daqui á um minuto, então o meu dever é deixar que o Espírito Santo, controle a minha vida! me preocupar sim em ser sensível , para ouvir ,e praticar o que Ele tem me falado e mostrado!
    Luciana Cordeiro

    Ver mais
  4. Boa Noite dona Viviane,

    Com Deus no comando nada da errado. Confiar em Deus é a melhor coisa porque com Ele estamos seguiras.
    Muito bom este post dona Viviane.

    Beijos, Marcia

    Ver mais
1 5 6 7