Qual é o seu valor ? – 2ª Parte

Viviane Freitas

  • 15
  • Fev
  • 2013

Qual é o seu valor ? – 2ª Parte

  • 15
  • Fev
  • 2013

Valor… Poucos sabem do seu significado em suas vidas; poucos conhecem o que significa valorizar-se.

O passado não era um testemunho de mudança para ela, mas algo doído. Atormentava, inferiorizava-se, sentia-se indigna de estar no meio de certas pessoas que sabiam do seu passado.

Todas as vezes que ela encarava com alguém que a lembrava do seu passado, era como se encarasse com o seu maior inimigo. E ela sabia que, no fundo, quando olhava, eles a amavam, mas, na sua mente… era sentir-se acusada.

Porquê acusada? Se já passou tanto tempo e aquelas pessoas nem mais falam a respeito?
Porquê sentir-se acusada se já não comete o mesmo erro do passado?
Porquê umas horas era forte e outras fraca?

Eis a grande questão.

A dúvida está lá no fundinho. Quase que não se vê. Mas ela está ali.

E, para se afirmar, ela tem que agradar às pessoas para retificar o seu valor. Muitas vezes, faz das “tripas coração” para atender à necessidade de cada um, justamente porque quer ser valorizada por outros.

Para si mesma, ela perdeu a credibilidade porque o seu passado está presente em algumas situações. E, por isso, trabalha muito. Sente-se incentivada por aquilo que faz bem. Isso ameniza a sua afronta com o passado.

Mas onde está o seu valor? Onde estão aquelas palavras de incentivo que ela dava aos demais, e porque motivo, na sua própria vida, não repercute o mesmo? Porque é que a Palavra de Deus não traz a mudança quando lê?

Porque… a preocupação em ser afirmada pelos demais não lhe permite encarar a realidade. Não a faz querer “ser” e sim agradar. Nisso ela prioriza ou valoriza mais aos demais do que a si mesma.

Minha amiga leitora, o seu valor está justamente…. em investir em si mesma. Na realidade da sua situação. Não no que os outros pensam e nem na afirmação dos demais.

Você tem valor.

No próximo artigo falo mais….

Leia também:

Qual é o seu valor?
Qual é o seu valor? 3ª parte
Qual é o seu valor? 4ª parte

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

71 comentários

  1. TEM PESSOAS QUE SE PREOCUPA DEMAIS EM AGRADAR AS PESSOAS,E AS VEZES ACABA PASSANDO UMA IMAGEM DE SI QUE NA REALIDADE NÃO É.PROCUPICE SEMPRE EM AGRADAR A DEUS.UMA PESSOA AGRADAVEL SE VALORIZE MAIS ACREDITANDO EM VOCÊ,ACREDITANDO QUE VOCÊ PODE SER UMA PESSOA AGRADAVEL SENDO QUEM VOCÊ É E NÃO FORJANDO QUEM VOCÊ QUER SER.

    Ver mais
  2. Realmente Dona Vivi quando acreditamos em nós mesmas e temos a certeza do quanto Deus é conosco não precisamos agradar as pessoas para nos sentirmos valorizadas pois o próprio Senhor Jesus ja nos mostra o nosso verdadeiro valor!

    Ver mais
  3. – Isso é uma realidade para muitas mulheres, para mim é, às vezes “perdemos” tempo ajudando sempre com tanta dedicação, se esforçando ao máximo, e até nos mínimos detalhes.
    – Um dia entrei em confronto comigo mesma, pois na realidade, tem muita gente me “sugando” as qualidades, se aproveitando, explorando o que tenho de melhor, não que elas façam por mal, mas é muito triste a gente se entregar, ajudar no que pode e no que não pode, e no fim nem um elogio se recebe, não que precisemos de elogios para nos sentirmos valorizadas, ou queridas e amadas, mas no meu conceito o mínimo que se pode fazer por uma pessoa tão esforçada e dedicada a te ajudar é abrir a boca e dizer “obrigado”, pois muitas vezes nem isso se tem, andei me cansando de ajudar com tanta frequência, por mais que seja da minha natureza, não dá! Chega uma hora que cansa a gente, correndo pra lá e pra cá, fazendo aqui e ali, e no fim… A retribuição é nada, é um “to cansado (a)”, “desculpa não te ajudar”, ou aquele famoso “bolo”, e pra falar a verdade dói lá na alma a ingratidão das pessoas. O meu valor é ser bondosa, prestativa, tenho muitas qualidades, mas tenho visto de perto que as pessoas não se interessam por elas a fim de agradecer, mas sim de aproveitar delas, por isso decidi depois de ler este post, que sim, sim, vou investir muito mais em mim, e aprender a dizer não, até porque quem eu tenho ajudado em excesso já sabe caminhar com as próprias pernas faz tempo.

    Ver mais
  4. É verdade, nada importa o mundo( o que as pessoas pensam, falam a nosso respeito…) o importante é sabermos que somos preciosas para Deus.

    Ver mais
  5. Olá Vivi,pois é esta duvidunha como lhe chamou,que estava bem lá no fundo do meu baú(alma),que não me deixava entender o porquè de eu me sentir um lixo quando me falavam nos erros do passado ,pois vem o complexo de inferioridade e junto um turbilhao de pensamentos que não me estavam a deixar livre desse sentimento.Pois o meu valor está dentro de mim e Deus é que é único dono de acesso a mim..obrigada estava muito a precisar desta palavra foi uma espada para mim..

    bjss

    Ver mais
  6. Muito bacana dona Vivi quando a pessoa vive insegura ela tenta fazer tudo para as pessoas ao seu redor porque ela não tem segurança no que ela é as vezes ela tenta ser ate o que não é, por isso de sermos confiantes e sempre olhar o que temos dentro de nos e Buscar uma força maior para apoiarmos nossas vidas.
    bjs

    Ver mais
1 9 10 11 12