Qual é o seu valor ? – 2ª Parte

Viviane Freitas

  • 15
  • Fev
  • 2013

Qual é o seu valor ? – 2ª Parte

  • 15
  • Fev
  • 2013

Valor… Poucos sabem do seu significado em suas vidas; poucos conhecem o que significa valorizar-se.

O passado não era um testemunho de mudança para ela, mas algo doído. Atormentava, inferiorizava-se, sentia-se indigna de estar no meio de certas pessoas que sabiam do seu passado.

Todas as vezes que ela encarava com alguém que a lembrava do seu passado, era como se encarasse com o seu maior inimigo. E ela sabia que, no fundo, quando olhava, eles a amavam, mas, na sua mente… era sentir-se acusada.

Porquê acusada? Se já passou tanto tempo e aquelas pessoas nem mais falam a respeito?
Porquê sentir-se acusada se já não comete o mesmo erro do passado?
Porquê umas horas era forte e outras fraca?

Eis a grande questão.

A dúvida está lá no fundinho. Quase que não se vê. Mas ela está ali.

E, para se afirmar, ela tem que agradar às pessoas para retificar o seu valor. Muitas vezes, faz das “tripas coração” para atender à necessidade de cada um, justamente porque quer ser valorizada por outros.

Para si mesma, ela perdeu a credibilidade porque o seu passado está presente em algumas situações. E, por isso, trabalha muito. Sente-se incentivada por aquilo que faz bem. Isso ameniza a sua afronta com o passado.

Mas onde está o seu valor? Onde estão aquelas palavras de incentivo que ela dava aos demais, e porque motivo, na sua própria vida, não repercute o mesmo? Porque é que a Palavra de Deus não traz a mudança quando lê?

Porque… a preocupação em ser afirmada pelos demais não lhe permite encarar a realidade. Não a faz querer “ser” e sim agradar. Nisso ela prioriza ou valoriza mais aos demais do que a si mesma.

Minha amiga leitora, o seu valor está justamente…. em investir em si mesma. Na realidade da sua situação. Não no que os outros pensam e nem na afirmação dos demais.

Você tem valor.

No próximo artigo falo mais….

Leia também:

Qual é o seu valor?
Qual é o seu valor? 3ª parte
Qual é o seu valor? 4ª parte

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

71 comentários

  1. Por vezes o nosso querer de fazer tudo bem, nos impede de olhar para nós mesmas, impede de nos analizarmo, reconhecer erros e passar por cima deles. Reconhecer erros nem sempre é fácil, mas se reconhecemos e apresentamos a Deus, Ele vem sem demora e limpa tudo o que é mau.
    Nenhum erro é maior do que o nosso Deus 😀

    Ver mais
  2. Quando se investe em si, se enveste em SER pra Deus a oferta agradável. Então virá o retorno da parte de Deus.

    Quando se investe para agradar os outros com o objetivo da aprovação, automaticamente a pessoa deixa de estar nas mãos de Deus de depender dele para depender dos outros. Como as pessoas não podem dar tudo o que queremos ou precisamos, pois são falhas, são humanas como nós então a pessoa fica frustrada, vazia em si mesma.

    Bom dia Dn Vivi Deus a abençoe!

    Ver mais
  3. O que os outros pensam, falam, criticam, até mesmo zombam, não interessa. O que interessa é o que sou hoje e pretendo ser amanhã. Se só fiz coisas erradas no passado, mas reconheci o erro e abandonei-os, já não é um peso nem vergonha. Porque é um testemunho para levar os outros a crerem que se quiserem também podem pagar o preço que paguei e mudar a sua história também. A tendência é querer agradar aos outros, e esquecemos que um dia vamos cansar porque na realidade é como que forçado. Mas quando me preocupo primeiro em ser antes de fazer, tudo é feito naturalmente com prazer sem falsidade.

    Muito interessante, dona Vivi
    Aguardo a continuação
    Beijinhos

    Ver mais
  4. Bom dia Dª Vivi, esse tem que ser o pensamento… Antigamente nem sabia o que era investir em mim, preferia dar aos outros e eu ficava bem se os outros tivessem bem… Mas isso não apagava o que eu vivia ou tinha dentro de mim… O vazio… fica com uma “sensação de bem-estar” mas lá no fundo não tava bem…
    Hoje tenho aprendido a me valorizar e aos poucos largo aquilo que não me faz bem, a opinião dos outros, pois eles não acrescentam e na maioria das vezes matam-nos pouco a pouco… Obrigada por este post…. beijinhos…

    Ver mais
  5. Era isso o que estava a pensar!!!
    Eu tenho que crer em mim, se nao nada ten sentido. Primero eu e claro que depois os demas!
    Por isso posso falar e falar e nada acontecer, mas quando falo mas com peso, tem consequencia.
    Muito obrigada,MF:)

    Ver mais
  6. Bom dia Vivi!

    Muitas vezes vivi enganada, porque na realidade sempre estive mais preocupada em agradar os outros, ou seja ser vista como a ” boazinha”, ainda que eu visse que as coisas não estavam correctas, mas para não comprar briga eu apenas submetia, mas não sabia que no fundo isso era uma insegurança minha, ou então sabia mas não queria encarar na realidade! Eu não procurava o meu valor e não sabia! Muito obrigada por esta mensagem!

    Bjs

    Ver mais
1 2 3 12