A vida de Jacó – 20º Dia

Viviane Freitas

  • 14
  • Jul
  • 2013

A vida de Jacó – 20º Dia

  • 14
  • Jul
  • 2013

Olá a todos. Mais um dia estamos aqui a falar sobre a vida de Jacó.

Está a ser algo renovador. Considero muito especial esta campanha, pois vejo-a como uma oportunidade de revolucionar; de ficarmos apercebidos quanto à vinda do Senhor Jesus.

Perguntou Esaú: Qual é o teu propósito com todos esses bandos que encontrei? Respondeu Jacó: Para lograr mercê na presença de meu senhor.

Então, disse Esaú: Eu tenho muitos bens, meu irmão; guarda o que tens.

Mas Jacó insistiu: Não recuses; se logrei mercê diante de ti, peço-te que aceites o meu presente, porquanto vi o teu rosto como se tivesse contemplado o semblante de Deus; e te agradaste de mim.

Peço-te, pois, recebe o meu presente, que eu te trouxe; porque Deus tem sido generoso para comigo, e tenho fartura. E instou com ele, até que o aceitou.” (Gn.33:8-11)

Esaú não entendeu o propósito daqueles presentes.

Interessante, que a pessoa que alguma vez teve uma dívida, ou um problema mal resolvido com alguém, tem consciência de que a situação não ficou ultrapassada.

Jacó, por ter lutado com Deus e obtido a transformação do seu nome, poderia ter evitado ir ao encontro do seu irmão. Afinal, ele não era mais “Jacó”. Não precisaria, supostamente, reconciliar-se com Esaú, pois o caráter anterior já não lhe pertencia.

Mas NÃO!

Mesmo que tenha lutado com Deus, agora é a vez de o materializar com a pessoa com a qual tem “dívida” ou que está “endividada” consigo.

O presente, de valor altíssimo, revela uma expressão elevada: A oferta. O presente significa a medida da minha entrega, e não do que sinto. É o que simboliza, para mim, a outra pessoa.

“Mas Jacó insistiu: Não recuses; se logrei mercê diante de ti, peço-te que aceites o meu presente…”

Se anteriormente usurpou o direito de primogenitura do seu irmão, logrando êxito com isso, é como se o tivesse roubado. Jacó estava, então, a clamar por misericórdia. Ainda que Esaú tivesse bastante sustento e sucesso, não era essa a intenção – acumular-lhe riquezas – mas porque ele próprio, interiormente, necessitava fazê-lo.

Somos “almas” e, em função disso, devemos vigiar constantemente as nossas atitudes. Só quando mudamos, deixamos de ter as mesmas iniciativas e de viver com os sentimentos à flor da pele. Abandonamos a pessoa “natural”, e tornamo-nos “espirituais”. E isto implica dor!

Antes de Deus mudar a nossa identidade, somos complicados, problemáticos, sensíveis. Na verdade, nem você mesma se suporta… Geme, geme e geme, pelos seus erros!

“…porquanto vi o teu rosto como se tivesse contemplado o semblante de Deus; e te agradaste de mim.”

Que lindo! Isto aconteceu comigo, amiga. Eu, Viviane! A que fala consigo, e que você considera perfeita. Pelo contrário, tenho muitas falhas, mas foram estas o segredo para encontrar forças e fazer nascer o “Novo Israel”. E quando se contempla outra pessoa como “o semblante de Deus”, é porque os seus olhos foram transformados; entendeu quem você é, e entende a outra pessoa.

Louvo e agradeço a Deus, o meu Deus, o Deus da Igreja Universal onde aprendi o valor do sacríficio. O Deus que, através das dores, dos erros, do meu amor por Ele, me permite louvá-Lo, sem religiosidade, mas de forma espontânea e natural. É algo fabuloso e extraordinário!

Só quem um dia o viveu, é que o compreenderá.

E você, que está a acompanhar este post, também poderá alcançá-lo, pois está a pagar o “preço”.

A dor e a “humilhação” voluntária do seu orgulho, através da sua entrega e reconhecimento, têm um peso altíssimo e trazem à existência o que jamais imaginou.

 

Amanhã estaremos aqui de volta. Um grande abraço para vocês!

 

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

37 comentários

  1. Realmente D. Vivi! Quando existe esta mudança, de dentro para fora é muito mais facil para entender as pessoas e conseguir ajuda-las também, pois sei bem como é!

    Diante de tanta oportunidade que Deus tem me dado, de tudo o que Deus fez e faz, como poderia negar aquilo que Ele me pede? Pelo contrario fico muito feliz quando descubro algo que náo via, ou que o Espirito Santo quer que eu faça! E um privilegio!!

    Ver mais
  2. Boa tarde D. Vivi , eu também estava a passar o mesmo, pois sentia-me sufocada e não tinha coragem de negar o meu eu, ou seja, não conseguia estar no centro da vontade de Deus porque tinha alguém muito especial que acabei por me dececionar devido a algumas atitudes dessa pessoa mas como eu andava sempre com ela pois a tinha como referencial de vida tanto física como espiritual eu comecei a dar conta e já estava a ficar parecida com ela mesmo não concordando com suas atitudes. Então com dor resolvi afastar pois não quero perder a minha salvação. Quando cheguei hoje ao culto procurei todos os meus companheiros de guerra e pedi perdão se alguma vez tive maus olhos para com eles, já o tinha pedido ontem a Deus mas senti necessidade de ter com eles e fiquei em feliz pois também vi a felicidade de Deus no rosto dos meus irmãos.

    Ver mais
  3. E verdade d. Vivi esse versiculo e maravilhoso, eu tambem passei por essa transformaçao mas Deus mudou minha identidade eu agradeço a Deus por tudo gue fez em mim e a Universal por ixistir se assi nao fosse. eu ja nao existiria. obrigada pelo seu amor por nos.

    Ver mais
  4. Vivi a minha vida estava castigada por causa da falta de un perdao do meu marido ,toda nossa familia tambem tem sofrido as consequencias, ja pedi varias veses el perdon mas el nao me ouvia e seguia me castigando com muito odio disprezo e muita vinganza.agora sei que deus pode entrar na mente dele e mudar esta situaçao.mas tambem estou reconhecendo que eu devo ser mas humilde comigo mesmo. Tambem quero dizer que o audios me ajuda muito .un abrazo

    Ver mais
  5. O que antes do sacrificio eu veia com medo ,depois do Altar veio o Sr Jesus la!!!

    Ver mais
  6. Boa noite D. Vivi
    Quando vemos a Deus face a face, não só nossa identidade muda mas o nosso interior e umas das coisas é começar a ver as pessoas como almas .

    Ver mais
1 2 3 7