A vida de Jacó – 20º Dia

Viviane Freitas

  • 14
  • Jul
  • 2013

A vida de Jacó – 20º Dia

  • 14
  • Jul
  • 2013

Olá a todos. Mais um dia estamos aqui a falar sobre a vida de Jacó.

Está a ser algo renovador. Considero muito especial esta campanha, pois vejo-a como uma oportunidade de revolucionar; de ficarmos apercebidos quanto à vinda do Senhor Jesus.

Perguntou Esaú: Qual é o teu propósito com todos esses bandos que encontrei? Respondeu Jacó: Para lograr mercê na presença de meu senhor.

Então, disse Esaú: Eu tenho muitos bens, meu irmão; guarda o que tens.

Mas Jacó insistiu: Não recuses; se logrei mercê diante de ti, peço-te que aceites o meu presente, porquanto vi o teu rosto como se tivesse contemplado o semblante de Deus; e te agradaste de mim.

Peço-te, pois, recebe o meu presente, que eu te trouxe; porque Deus tem sido generoso para comigo, e tenho fartura. E instou com ele, até que o aceitou.” (Gn.33:8-11)

Esaú não entendeu o propósito daqueles presentes.

Interessante, que a pessoa que alguma vez teve uma dívida, ou um problema mal resolvido com alguém, tem consciência de que a situação não ficou ultrapassada.

Jacó, por ter lutado com Deus e obtido a transformação do seu nome, poderia ter evitado ir ao encontro do seu irmão. Afinal, ele não era mais “Jacó”. Não precisaria, supostamente, reconciliar-se com Esaú, pois o caráter anterior já não lhe pertencia.

Mas NÃO!

Mesmo que tenha lutado com Deus, agora é a vez de o materializar com a pessoa com a qual tem “dívida” ou que está “endividada” consigo.

O presente, de valor altíssimo, revela uma expressão elevada: A oferta. O presente significa a medida da minha entrega, e não do que sinto. É o que simboliza, para mim, a outra pessoa.

“Mas Jacó insistiu: Não recuses; se logrei mercê diante de ti, peço-te que aceites o meu presente…”

Se anteriormente usurpou o direito de primogenitura do seu irmão, logrando êxito com isso, é como se o tivesse roubado. Jacó estava, então, a clamar por misericórdia. Ainda que Esaú tivesse bastante sustento e sucesso, não era essa a intenção – acumular-lhe riquezas – mas porque ele próprio, interiormente, necessitava fazê-lo.

Somos “almas” e, em função disso, devemos vigiar constantemente as nossas atitudes. Só quando mudamos, deixamos de ter as mesmas iniciativas e de viver com os sentimentos à flor da pele. Abandonamos a pessoa “natural”, e tornamo-nos “espirituais”. E isto implica dor!

Antes de Deus mudar a nossa identidade, somos complicados, problemáticos, sensíveis. Na verdade, nem você mesma se suporta… Geme, geme e geme, pelos seus erros!

“…porquanto vi o teu rosto como se tivesse contemplado o semblante de Deus; e te agradaste de mim.”

Que lindo! Isto aconteceu comigo, amiga. Eu, Viviane! A que fala consigo, e que você considera perfeita. Pelo contrário, tenho muitas falhas, mas foram estas o segredo para encontrar forças e fazer nascer o “Novo Israel”. E quando se contempla outra pessoa como “o semblante de Deus”, é porque os seus olhos foram transformados; entendeu quem você é, e entende a outra pessoa.

Louvo e agradeço a Deus, o meu Deus, o Deus da Igreja Universal onde aprendi o valor do sacríficio. O Deus que, através das dores, dos erros, do meu amor por Ele, me permite louvá-Lo, sem religiosidade, mas de forma espontânea e natural. É algo fabuloso e extraordinário!

Só quem um dia o viveu, é que o compreenderá.

E você, que está a acompanhar este post, também poderá alcançá-lo, pois está a pagar o “preço”.

A dor e a “humilhação” voluntária do seu orgulho, através da sua entrega e reconhecimento, têm um peso altíssimo e trazem à existência o que jamais imaginou.

 

Amanhã estaremos aqui de volta. Um grande abraço para vocês!

 

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

37 comentários

  1. Boa noite Dª Viviane
    Sou grata por tudo quanto tenho aprendido e vivido por meio do que tenho meditado para a minha vida. Após a luta com Deus, após esse encontro intimo de transformação em que a força, o renovo toma conta da nossa alma temos de agir e fazer diferente. Torna-se necessário para nós tomar resoluções, limpar o que está para trás e honrar o que recebemos vindo de Deus. É como se esse novo carácter impusesse isso mesmo.
    É a mudança do estado natural para o espiritual como se a prova dessa mudança! Viver esta mudança é a maior vitoria. Passamos a olhar, a entender, a ter domínio sobre os nosso sentimentos. Mas essa é uma conquista que vem da dor do sacrifício, da dor de humilhar o ego pessoal. Mas o que ganhamos é tremendo, glorioso, único.

    Ver mais
  2. eu estava cega … mas ao longo destes dias tem acontecidos transformações dentro de mim , o que tem me feito um bem enorme , já não via algumas pessoas como se tivessem o semblante de Deus, mas hoje qd passei pelo altar saiu um enorme peso… tenho certeza de que é a resposta de Deus . vou continuar e não vou parar.

    Ver mais
  3. O sacrifício trás a existência o que antes nao existia! Tem poder para transformar o interior de uma pessoa de Jaco a Israel, Ou seja, de enganador a príncipe!
    É algo maravilhoso e uma oportunidade que de maneira nenhuma pode ser jogada fora… Eu agradeço todos os dias por fazer parte dessa família Universal, por poder dizer que sou a Universal!
    Beijinhos

    Ver mais
  4. Essa campanha de fato foi uma grande oportunidade! A qual eu não deixei passar mas coloquei toda minha força, me dispondo aos pés do Senhor Jesus, não apenas sacrificando, mas sendo o próprio sacrifício!

    Ver mais
  5. Boa noite dona Viviane!
    Quando eu descei do Altar dentro de mim ja tinha essa certeza o que eu ja nao e mesma pessoa como antes ainda que ficei com mesmo corpo. Dentro de mim tinha paz, alegria, e forca que la em frente todo vai dar certo, eu vou vence. Eu comecei vê as pessoas com outros olhos. Eu tem essa forca para vencer todo medo que tinha antes.

    Ver mais
  6. Boa tarde D Viviane, o que me chamou mais à atenção é que após a minha luta com Deus, tenho que materializar o que Deus me deu, ou seja, tenho que comprovar a minha fé, através de uma atitude. Quando Deus me transformou, passei a vê-las como almas, isso aconteceu o mesmo com Israel, quando mudamos por dentro tudo à nossa volta muda, inclusive as nossas atitudes.
    Na fé

    Ver mais
1 2 3 4 7