- 7
- Nov
- 2023
QUEM É DEUS? QUEM É VOCÊ? – Episódio 32 : Quem é você nos desafios?
- 7
- Nov
- 2023
Como lidar com os desafios da vida?
Parece que quando chegamos a uma situação que não sabemos como lidar e que não fomos preparados para ela, normalmente, ficamos temerosos, pensando: “Ah, não vou conseguir, ah isso é muito difícil…”
E eu creio que isso acontece com todo mundo quando chega diante de um desafio.
As pessoas querem mais as coisas que estão acostumadas, que não requerem muitos esforços, porque os desafios desta vida muitas vezes nos custam, é preciso aprender, e muitas vezes diante das pessoas etc. E como fica?
Você se limita em aprender, você fica ansiosa, com medo de errar diante das pessoas? O que você tem na mente diante dos desafios da vida?
E o que Deus faz com os nossos desafios? Ele fica assistindo que tipo de fé eu professo. Bem, Ele já sabe, mas eu preciso saber a realidade, os fatos vão dizer a verdade sobre mim mesma, sobre você.
Jesus disse o seguinte:
“Porque nisto é verdadeiro o ditado, que um é o que semeia, e outro o que ceifa.
Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes…” João 4:37, 38
Imagine ser enviado por Deus a um lugar que você não trabalhou, como lidar com algo que você não fez, não teve experiência? Como vai ser?
“…outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.” João 4:38
Isso acontece muito com quem faz a Obra de Deus, pois sempre está sendo enviado a um lugar que nunca trabalhou, e que outras pessoas trabalharam.
E nós chegamos a esse lugar, e temos que conhecer as pessoas, saber lidar com as situações que estão acontecendo, porque outras pessoas trabalharam, e agora temos que dar continuidade ou fazer ainda melhor aquele trabalho. E isso é um desafio.
Não só por ir a um lugar e começar tudo de novo, mas também as responsabilidades novas que você vai adquirindo. Por exemplo, na Obra de Deus, nós fazemos de tudo na Igreja Universal, e quem Deus envia para fazer essa Obra que Ele quer, na verdade, tem algo por trás disso.
Os desafios sempre nos colocam em situações que não temos experiência, não sabemos lidar com aquilo, e temos que aprender com aquele desafio.
Isso se você decide encarar o desafio, porque você também pode decidir fugir. Se você foge, você não vai ganhar, e vai continuar tendo as mesmas dificuldades de sempre.
Na Obra de Deus nós somos levados a essas situações, às vezes, em outros países, outros idiomas, outras responsabilidades, e isso se depara muito com o nosso orgulho. Sabe quando você tem que aprender na frente de outras pessoas? Isso mexe com o orgulho próprio, mas aí vem qual é o seu objetivo.
No meu caso, diante dos desafios, eu sempre tinha um objetivo, que era agradar a Deus. Então, qualquer situação que eu sentia medo, vergonha, timidez, aquele pensamento de que está muito difícil… Ah, sabe o que eu fazia? Eu pisava, eu tinha que pisar naquilo, eu tinha que pisar no meu próprio orgulho.
Porque eu tenho uma fé, e essa fé demanda de mim resposta. E eu tenho que dar resposta para Deus dessa fé. É nesse sentido que eu ganhei essa noção que o Espírito Santo me deu.
O Espírito Santo me ensinou e me ensina todas as coisas, mas como Ele vai me ensinar se eu fujo? E eu não estou sozinha, Ele está comigo e Ele vai me ensinar todas as coisas.
Realmente eu aprendi muitas coisas, tanto simples como mais complicadas. Aprendi porque o Espírito Santo me guiou, por isso o Senhor Jesus fala que:
“Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.” João 4:38
É… você vai ter que aprender a lidar com as dificuldades, com as coisas que não foram resolvidas. E em várias situações esse desafio não vem pronto, com tudo arrumadinho, o desafio vem justamente em algo que você tem que organizar, superar as dificuldades que têm naquela responsabilidade.
E assim foi na minha responsabilidade com o meu Deus. Se eu tenho uma fé, eu tenho um Deus. Se eu tenho um Deus, eu tenho um resultado da minha crença nEle ou não. Mas como eu creio nEle, eu vou usar essa crença para ultrapassar as minhas próprias dificuldades.
E graças a Deus por isso, porque Deus faz as coisas perfeitas, pois à medida que Ele nos envia a esses desafios, nós exercitamos a fé, e conhecemos mais dEle, isso porque nos refugiamos nEle, pedimos a Ele, nós temos que inclui-Lo na nossa vida, não podemos ficar sozinhos.
Como de costume você tem as suas decisões, suas opiniões, sua segurança…, mas com os desafios, você precisa especialmente da segurança do Próprio Deus, e isso vem com a fé, com a obediência, com a prioridade de servir a Deus.
Você que serve a Deus, você que diz que é batizado com o Espírito Santo, você diz, mas e os fatos? O que você traz de resultado dessa fé nesse Deus?
Porque eu sei que posso chegar para falar com Deus a qualquer momento, mas também sei que quando eu volto para falar com Ele, eu trago os resultados do que eu acatei, do que eu obedeci das orientações dEle.
Eu sempre estou pedindo ajuda a Deus, mas se Ele me orienta e eu faço outra coisa, se sou covarde, se tenho medo, então não creio, e isso está mostrando que eu estou falando com Ele, mas na verdade eu não conto com Ele, eu não uso a fé, eu não creio nEle. E é isso que você tem que observar em si mesmo!
A fé é algo vivo, não é uma religião que você tem costume de fazer. A fé se descobre! Eu descubro coisas com a fé, e esse poder do Espírito de Deus representa a fé.
Quando a pessoa vive no medo, na dúvida, isso coloca em questão o Espírito Santo que ela diz ter. Eu, na verdade, fico questionando: será que realmente é batizada com o Espírito Santo?
A pessoa pode dizer o que quiser, mas as provas é que relatam quem é ela diante daquilo que ela diz que recebeu.
#BlogVivianeFreitas#ProgramaTardeMusical#QueméDeus#Quemévocê#Verdade#RedeAleluia#desafio#obstáculo