QUEM É DEUS? QUEM É VOCÊ? – Episódio 21: O que você ama: as trevas ou a luz?

Viviane Freitas

  • 23
  • Out
  • 2023

QUEM É DEUS? QUEM É VOCÊ? – Episódio 21 : O que você ama

  • 23
  • Out
  • 2023

Já pensou você defender o seu egoísmo? A sua avareza? A sua inimizade? A sua opinião? Já observou que, muitas vezes, você apoia ou defende o que é mal?

Às vezes, as pessoas julgam ou condenam Deus pelas coisas que acontecem aqui na terra, mas elas esquecem que fazem suas escolhas, que elas observam mais o que as pessoas fazem, o que elas querem que Deus faça e não observam quem elas são. Elas não observam que defendem a mentira, defendem a inimizade, defendem o seu jeito egoísta, o seu jeito avarento, o seu jeito de pecar.

E querem que as pessoas apoiem, querem que Deus as ajude e entenda a sua fraqueza, aceitando que elas sejam aquela pessoa.

Veja o que diz a Palavra de Deus:

“E a condenação é esta: Que a Luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a Luz, porque as suas obras eram más.” João 3:19

Imagine se eu e você temos uma obra má na nossa vida, se nós gostamos do erro, daquilo que nos faz mal, que faz mal às pessoas, que faz mal à família, que faz mal até a nós mesmos, mas nós julgamos a nossa vista que é o melhor.

Por exemplo, você que é solteiro, você gosta da pessoa que é mundana, uma pessoa que não tem compromisso com Deus, às vezes, ela até vai à igreja, mas não se converteu ou não foi batizada com o Espírito Santo, e você aceita namorar essa pessoa, quando ela nem teme a Deus. Você gosta do jeito dela, da maneira dela ser, ou seja, você gosta daquilo que não te aproxima de Deus. Mas você vai à igreja, você dá o seu dízimo, aparentemente você tem uma posição, mas no fundo você gosta daquilo que é mal para você.

Você, por exemplo, que é casado, e cobiça a mulher, o homem da outra pessoa. Mas isso está dentro de você, você está gostando de encontrar com aquela pessoa, de flertar com ela, de conversar com ela, de alimentar esse sentimento e é isso que a Bíblia está falando.

A condenação, a sentença de uma pessoa que não aceita a luz é porque ela ama mais as trevas, as coisas ocultas que ela alimenta do que a luz, que lhe revela as coisas que ela está fazendo e que não deveria.

Jesus veio ao mundo para mostrar a luz, para revelar o que é verdade, o que é certo, o que é justo, mas as pessoas amaram mais as trevas do que a luz, porque as obras delas eram más e elas não queriam mudar o seu jeito. Isso é o que condena a pessoa.

O que condena, o que leva você ao inferno não é o diabo nem Deus, é o que você ama. Você ama as trevas, então, você está amando as coisas do inferno. As coisas do inferno são tudo aquilo que é injusto, tudo que é ilusório, que não é verdadeiro, que é uma suposta alegria momentânea.

A Bíblia fala:

“Porque todo aquele que faz o mal odeia a Luz, e não vem para a Luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.” João 3:20

E sabe por que não vem para a luz? E sabe por que não quer ir à reunião ou ser atendida? Porque ela não quer ser reprovada. Muita gente sai da igreja porque quer o que é mal. Ela quer as amizades, o namoro, a vida errada, ela quer defender o seu egoísmo, ela quer defender o seu jeito. Ela não quer se sujeitar à verdade, ela não quer seguir a verdade, ela quer seguir as suas obras, as suas obras erradas.

O que você ama é o que você defende, é o que você investe, e é isso que você vai avaliar agora para que você não seja iludida pelo que você muito diz, você pode dizer muita coisa, mas o que faz a fé inteligente é conferir quem sou eu. Às vezes, você julga todo mundo, mas você não julga, você não observa as suas obras.

Porque todo aquele que faz o mal odeia a Luz…”

Sabe quando aquela pessoa que diz assim: “Eu estou bem, eu estou na fé, isso é o diabo…” Quando vem a luz que mostra toda a sujeira, tudo aquilo que está errado, ela diz assim: “Não, tá amarrado, isso é o diabo que quer me acusar”.

A verdade não acusa você, a verdade mostra a sua condição. Quem te acusa é o diabo. É ele que fala assim: “você não merece, não merece ir à igreja, buscar a Deus…” O diabo é que fica dando argumentos para você não ser sincero, essa é a verdade.

Então, muita gente se apoia nas suas defesas, nos seus argumentos, porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não quer conferir, não quer fazer essa parte de observar quem tem sido, olhar o que está dentro de si mesmo, o que alimenta. Não aceita conferir, não aceita que a luz ilumine para que as suas obras sejam reprovadas. Ela quer continuar, ser aprovada por si mesma, e não quer que Deus a reprove.

Mas quem pratica a verdade é aquele que ama a Deus, é aquele que quer ver a verdade. Por isso, confere, raciocina, procura, observa a si mesmo.

“Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.” João 3:21

Quem pratica a verdade fala para Deus: “Revela para mim, eu quero ver quem eu tenho sido, eu não quero ser enganada, eu não quero estar com defesas, eu não quero ser essa pessoa, eu não quero ter meus argumentos, eu quero a Sua verdade, eu quero o Seu Reino”.

É assim que ela faz, ela defende essa verdade, ela não fica usando a religião, a posição dela. Não importa! Eu quero a verdade, e tudo o que eu quero que Deus faça na minha vida é que Ele revele a verdade sobre mim mesma, porque eu não quero ficar aquela pessoa orgulhosa, resistente, cheia de argumentos. Eu não quero!

Eu prefiro perder, eu prefiro que doa bastante do que ficar sendo enganada, e ficar com aquela ilusão de que está tudo bem. Não, eu não quero isso.

Quem pratica a verdade vem para a luz. Elas querem que Deus seja o Autor da sua vida, e não elas mesmas. Pense sobre isso! Porque a responsabilidade da sua vida é sua, e de mais ninguém. É você que escolhe a luz ou as trevas!


Deprecated: file_exists(): Passing null to parameter #1 ($filename) of type string is deprecated in /var/www/html/vivianefreitas.com/wp-includes/comment-template.php on line 1616

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*