QUEM É DEUS? QUEM É VOCÊ? – Episódio 20: O que faz uma pessoa ser condenada?

Viviane Freitas

  • 20
  • Out
  • 2023

QUEM É DEUS? QUEM É VOCÊ? – Episódio 20 : O que faz uma pessoa ser condenada?

  • 20
  • Out
  • 2023

O que faz uma pessoa ser condenada? Será que Deus tem prazer em condenar alguém? Qual é o sentido de uma pessoa ser condenada? Por que chega a esse extremo? Vamos ler o que diz a Palavra de Deus:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito…” João 3:16

Ou seja, Deus não odiou o mundo, ainda que o mundo fosse perverso, desobediente, independente, mas Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito. Ele teve compaixão, Ele quer salvar e Ele pegou o melhor, o Seu Único Filho:

“…para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

Em outras palavras, cada um tem uma escolha, tem a escolha de crer ou não. Então, o Senhor Jesus foi enviado para que aqueles que creem não pereçam, mas tenham a vida eterna. E a grande situação que existe é que muitos que se dizem cristãos vivem perecendo, angustiados, deprimidos, por causa de fulano, ciclano, por causa daquele acontecimento.

E isso acontece porque a pessoa está observando mais aquilo que está acontecendo ao seu redor do que crendo no Senhor Jesus. Porque quem crê no Senhor Jesus, a Bíblia fala, tem a vida eterna.

E eu pergunto para você: se você tem a vida eterna, você tem tormento? Você tem tristeza? Você tem preocupação? Você é uma pessoa angustiada? Você olha para as coisas deste mundo? Então, quem tem a vida eterna, tem paz.

Tem paz, enquanto o mundo está vivendo em guerra. Tem paz consigo mesmo, porque faz a sua parte, exercita a fé, perdoa, despreza o erro alheio. Assim como quando ela erra, ela despreza, e não fica exaltando ou levantando a bandeira do erro alheio.

E a Bíblia continua falando assim:

“Porque Deus enviou o Seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele.” João 3:17

Mas então por que essas pessoas não O aceitam?

“Quem crê nEle não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no Nome do Unigênito Filho de Deus.” João 3:18

Quando eu não creio no Senhor Jesus? Quando eu não creio e me faço condenado? Quando eu tomo conhecimento de quem Jesus é, que é o Caminho, a Verdade e a Vida, e escolho não aceitá-Lo. Quando eu quero do meu jeito, e não quero esse caminho que o Senhor está ensinando. Quando eu não quero essa verdade que o Senhor está falando, mas quero a minha vida, a minha opinião, o meu jeito. Pois é, é isso que muita gente faz.

E como vem a condenação? A Bíblia fala sobre isso:

“E a condenação é esta: Que a Luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a Luz, porque as suas obras eram más.” João 3:19

Por que a pessoa é condenada ao sofrimento, à eternidade com o mal? Porque ela ama as trevas, ela se encaixa com as trevas, ela não aceita a Verdade, ela não gosta da Verdade, ela não gosta da disciplina. Ela gosta das trevas, da escuridão, das obras más.

Se você gosta do mal, você não crê em Jesus. Se você gosta da mentira, do engano, você não crê em Jesus. Ainda que você diga ser cristão, você não crê em Jesus.

Crer em Jesus é amar a Justiça, a Verdade, a disciplina. Pense sobre a sua vida, as suas obras, porque nada serve você falar que ama Jesus, quando você tem a oportunidade de mudar e continua no erro.

Não, você não pode aceitar continuar no erro se você ama Jesus, se você quer a verdade, se você quer a justiça.

Assim é a disciplina. E a disciplina sempre nos coloca no nosso lugar. Ou seja, não, não, não é de seu jeito não. É assim que a disciplina faz comigo. “Não, não, Viviane, não é assim não, é dessa forma”.

Se eu amo essa verdade, essa disciplina, então eu creio em Jesus, eu creio, eu quero a verdade, eu quero a justiça. Não a minha justiça, eu quero a verdade, a justiça que é de Deus, que é perfeita, é a perfeitíssima. É o que é puro, que é verdadeiro, que é justo. É o que vem de Deus.

Então, será que você está pronto para essa verdade? Ou você quer o que é mau?

Vou dar exemplos aqui: você gosta de um rapaz ou uma moça que não quer nada com Deus, é carnal, pode ser da igreja no ou não, mas ela é carnal, ele é carnal, e você gosta. Então você não quer a verdade. Você quer as coisas que agradam a você.

Você é disciplinado, você é orientado a não fazer as coisas indevidamente, mas você não gosta porque confronta o seu orgulho. Então você gosta da mentira, ainda que você vá à igreja, adore a Deus, dê o seu dízimo, a sua oferta, você faz a parte que você consegue, mas aquela que você opina que não, você diz que não, então você não crê em Jesus.

Não, não são as suas caridades, não são as coisas que você faz pelas pessoas, mas as coisas que você recebe, a verdade que você recebe. Se você quer ou não a verdade, se você quer ou não a justiça, é disso que se trata a salvação.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*