Qual é o seu valor ? – 2ª Parte
- 15
- Fev
- 2013
Valor… Poucos sabem do seu significado em suas vidas; poucos conhecem o que significa valorizar-se.
O passado não era um testemunho de mudança para ela, mas algo doído. Atormentava, inferiorizava-se, sentia-se indigna de estar no meio de certas pessoas que sabiam do seu passado.
Todas as vezes que ela encarava com alguém que a lembrava do seu passado, era como se encarasse com o seu maior inimigo. E ela sabia que, no fundo, quando olhava, eles a amavam, mas, na sua mente… era sentir-se acusada.
Porquê acusada? Se já passou tanto tempo e aquelas pessoas nem mais falam a respeito?
Porquê sentir-se acusada se já não comete o mesmo erro do passado?
Porquê umas horas era forte e outras fraca?
Eis a grande questão.
A dúvida está lá no fundinho. Quase que não se vê. Mas ela está ali.
E, para se afirmar, ela tem que agradar às pessoas para retificar o seu valor. Muitas vezes, faz das “tripas coração” para atender à necessidade de cada um, justamente porque quer ser valorizada por outros.
Para si mesma, ela perdeu a credibilidade porque o seu passado está presente em algumas situações. E, por isso, trabalha muito. Sente-se incentivada por aquilo que faz bem. Isso ameniza a sua afronta com o passado.
Mas onde está o seu valor? Onde estão aquelas palavras de incentivo que ela dava aos demais, e porque motivo, na sua própria vida, não repercute o mesmo? Porque é que a Palavra de Deus não traz a mudança quando lê?
Porque… a preocupação em ser afirmada pelos demais não lhe permite encarar a realidade. Não a faz querer “ser” e sim agradar. Nisso ela prioriza ou valoriza mais aos demais do que a si mesma.
Minha amiga leitora, o seu valor está justamente…. em investir em si mesma. Na realidade da sua situação. Não no que os outros pensam e nem na afirmação dos demais.
Você tem valor.
No próximo artigo falo mais….
Leia também:
Qual é o seu valor?
Qual é o seu valor? 3ª parte
Qual é o seu valor? 4ª parte
vera alfredo(angola)
Fevereiro 17, 2013 às 22:46
Muito forte este post, aprendi que não posso somente me preocupar com o que os outros pensam e sim em ser de Deus e me valorizar, pq a pessoa não vale pelo que faz e sim pelo que é exemplo:Marta e Maria uma fazia e a outra queria ser.
Thais Argueles da silva
Fevereiro 17, 2013 às 22:33
Dona Viviane ,o nosso valor diante de Deus e inestimável ,Deus não escolhe os capacitados ele capacita os escolhidos se ele nos escolheu quem somos nós para no s acharmos inferiores ,somos valiosas para Deus e ele não nos troca por ninguém.
na Fé Thais
Vânia
Fevereiro 17, 2013 às 20:37
É verdade, muitas de nos acabamos por desvalorizar o nosso ser, pensando que não tem mais jeito, então fazemos de tudo para querer agradar os outros, em vez de pensarmos em nos próprios e fazer para mudar o que está dentro de nos, não aquilo que os outros vão pensar, deveremos ter um auto estima muito alto, não é so porque alguém diz algo que nao gostamos de ouvir, mas a pessoa tem de estar em alerta por exemplo, muitos podem achar a pessoa feia, como muitos acham bonita, a questão é não deixar ir abaixo por qualquer comentário…
Sara Zanon
Fevereiro 17, 2013 às 13:12
Querida Vivi,
Você falou o segredo pra vencermos o sentimento de inferioridade: Rejeitar a dúvida!
Quando a aceitamos essa dúvida, por mínima que seja, pronto! Lá está a porta aberta para um turbulhão de sentimentos.
Eu estou vivendo o seguinte pensamento: Foi Deus que me escolheu, então agora cabe a Ele me capacitar, porque eu estou me lançando na confiança que tenho nEle, não importa se outros tem mais condições, ou o quanto preciso ainda amadurecer… Eu creio!!! E é isso que me faz depender dEle, porque o meu valor está nAquele que vive dentro de mim.
Beijokas 🙂
Elisabete Oracz
Fevereiro 19, 2013 às 11:07
Amém! Obrigada
Alfa de Fatima Chimbili
Fevereiro 17, 2013 às 12:25
Bom dia D. Viviane
É muito importante a gente saber o nosso valor eu nunca tinha me feito essa pergunta me fiz hoje , e vi que tinha que postar mais em mim investir em mim mesma e numca duvidar e deixar de pensar o que as pessoas pensam de mim.
azul fradkin - argentina
Fevereiro 16, 2013 às 23:17
Es una lucha cotidiana que debemos librar esa del valor de uno mismo, la autoestima y avanzar sin escuchar a los demás. Es una equilibrio que hay que lograr día a día…Gracias Dna Vivi