- 15
- Fev
- 2013
Qual é o seu valor ? – 2ª Parte
- 15
- Fev
- 2013
Valor… Poucos sabem do seu significado em suas vidas; poucos conhecem o que significa valorizar-se.
O passado não era um testemunho de mudança para ela, mas algo doído. Atormentava, inferiorizava-se, sentia-se indigna de estar no meio de certas pessoas que sabiam do seu passado.
Todas as vezes que ela encarava com alguém que a lembrava do seu passado, era como se encarasse com o seu maior inimigo. E ela sabia que, no fundo, quando olhava, eles a amavam, mas, na sua mente… era sentir-se acusada.
Porquê acusada? Se já passou tanto tempo e aquelas pessoas nem mais falam a respeito?
Porquê sentir-se acusada se já não comete o mesmo erro do passado?
Porquê umas horas era forte e outras fraca?
Eis a grande questão.
A dúvida está lá no fundinho. Quase que não se vê. Mas ela está ali.
E, para se afirmar, ela tem que agradar às pessoas para retificar o seu valor. Muitas vezes, faz das “tripas coração” para atender à necessidade de cada um, justamente porque quer ser valorizada por outros.
Para si mesma, ela perdeu a credibilidade porque o seu passado está presente em algumas situações. E, por isso, trabalha muito. Sente-se incentivada por aquilo que faz bem. Isso ameniza a sua afronta com o passado.
Mas onde está o seu valor? Onde estão aquelas palavras de incentivo que ela dava aos demais, e porque motivo, na sua própria vida, não repercute o mesmo? Porque é que a Palavra de Deus não traz a mudança quando lê?
Porque… a preocupação em ser afirmada pelos demais não lhe permite encarar a realidade. Não a faz querer “ser” e sim agradar. Nisso ela prioriza ou valoriza mais aos demais do que a si mesma.
Minha amiga leitora, o seu valor está justamente…. em investir em si mesma. Na realidade da sua situação. Não no que os outros pensam e nem na afirmação dos demais.
Você tem valor.
No próximo artigo falo mais….
Leia também:
Qual é o seu valor?
Qual é o seu valor? 3ª parte
Qual é o seu valor? 4ª parte
Deprecated: file_exists(): Passing null to parameter #1 ($filename) of type string is deprecated in /var/www/html/vivianefreitas.com/wp-includes/comment-template.php on line 1616
Rosemary
Fevereiro 16, 2013 às 23:09
A preocupação em agradar os outros, mostra uma insegurança a respeito do que ela acha de si mesma. Quando a pessoa se valoriza e prioriza ser diante de Deus uma pessoa aprovada, sua confiança cresce, não há espaço para dúvidas e traumas do passado, de fato tudo ficou no passado. Ela mesma sabe do se valor, ninguém precisa mostrar-la, pois é sincera consigo, com Deus e com os outros.
Divya
Fevereiro 16, 2013 às 22:09
Dona Vivi, a senhora falou comigo. Assim Deus tem me revelado nos ultimos meses. Olhar pro meu passado doi muito, mas Ele tem falado comigo que Ele me valoriza e que meus olhos tem que estar enfocados nEle e não me sentir inferior aos demais.
juliana cossa
Fevereiro 16, 2013 às 18:59
Boa noite dona saber valorizar-si é algo muito importante na nossa vida, porque nao tem como eu querer cobrar ser valorizada pelos outros enquanto eu nao me valorizo em premeiro lugar, no que eu sou, no que faço, no que penso etc.
ise
Fevereiro 16, 2013 às 14:59
Temos que pensar no que Deus esta pensando de nós,se estamos fazendo a vontade dele..e não ligar para oque os outros pensam.
amiga
Fevereiro 16, 2013 às 13:33
Querida Vivi,esse post me fez pensar na minha condição no momento. Cometi muito erros no passado feri muitas pessoas e tive consequências terríveis também. Enfim! Eu sei q Deus já me perdoou como também muitas pessoas não! Hoje sou uma mulher casada a 5 anos tentando refazer minha vida, ainda tentando por que na verdade ainda não consegui me livrar da sombra do meu passado. Me casei por quer aparentemente achei que tinha encontrando uma pessoa que estava disposto a me assumir e não me condenar pelo meus erros lá atrás. Bom!! Após um tempo meu marido começou a jogar o meu passado na minha cara pois sofro muito com isso, sei q no inicio ele também sofreu muito com a família dele, pelo fato de que eles sabiam o meu passado e não aceitavam o nosso casamento. Como já se passaram alguns anos não teve jeito teve que aceitar. Mas sempre que estou com a família dele eu percebo aqueles olhares de condenação em relação a mim, e por mais que eu o agrade. Isso me deixa profundamente triste, estou tentando mudar essa situação sendo uma pessoa melhor mas confesso que me sinto uma pessoa completamente frustada e infeliz!
Vanessa Jorge
Fevereiro 16, 2013 às 13:32
Olá, Da. Vivi!
O mais fácil é elogiarmos ou agradarmos aos demais, o mais difícil é elogiarmo-nos a nós próprios, quando realmente não valorizamos o nosso eu.
Não nos achamos capazes, dignos, bons o suficiente, porque a tal dúvida não se vê, mas está lá.
Este post contribuiu para cada vez mais estarmos atentos ao nosso eu, porque não é somente falar: Ah eu valorizo-me!! E as nossa atitudes não mostrarem isso. Eu percebi que cada pessoa tem o seu valor, eu tenho o meu valor, independentemente de ser como sou, independentemente do que faço ou fiz, eu sou única, somos únicos! E, por isso, é importante investir em mim, valorizar-me. Só depende de mim.
Obrigada, bjs.