Priorizar

Viviane Freitas

  • 10
  • Dez
  • 2012

Priorizar

  • 10
  • Dez
  • 2012

“Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo (…) reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.” (Lc.32,33)

Vamos falar sobre Quem reinará para sempre, e porquê sobre a casa de Jacó…

Jacó tinha um objetivo muito grande: A sede da primogenitura; a bênção vinda de Abraão e de Isaque, seu pai. E, prova disso, é que arriscou a sua vida em função de obtê-la.

A bênção da primogenitura cabia, por direito, a Esaú, irmão de Jacó, mas este não a valorizava, chegando, inclusive, a trocá-la, por um simples prato de lentilhas. Perante uma situação de necessidade física, não pensou duas vezes, e negou aquilo que seria o seu bem mais precioso.

“…Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura? (…) Assim, desprezou Esaú o seu direito de primogenitura.”
(Gn. 25:32-34)

O desejo de Jacó jamais fora esquecido ou desprezado. Mesmo que, humanamente, a bênção não lhe pertencesse, não desistiu, e lutou, até ao fim, para tomar posse dela.

Dentro da própria Igreja, existem o “Jacó” e o “Esaú”: O primeiro, que prioriza a promessa de Deus e que luta, no Espírito, com tudo e todos, para ser a própria bênção, e os “Esaús” da vida, que não priorizam a bênção e a trocam por qualquer coisa.

E é exatamente sobre aqueles que têm sede de justiça, não alheia, mas pessoal, que Deus reinará. Os que não vivem de acordo com as circunstâncias ou permitem que o tempo, a aparente incapacidade ou impossibilidade, os façam desistir da fé ou “matar” o sonho!

É sobre aqueles que têm a capacidade de arriscar tudo, até a própria vida, para fazer prevalecer a justiça de Deus.

Por isto, Jacó empenhou todas as suas forças, tendo, primeiramente, tomado posse do direito de primogenitura de Esaú, e, depois, “lutado” com Deus, e prevalecido!

“…Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.” (Gn.32:28)

Nesta luta, ele não usou armas físicas ou pediu a transformação de outros, mas lutou em favor de si mesmo, para que o seu interior fosse transformado.

Estes, da “casa de Jacó”, é que permanecerão para sempre; não os que batalham “na carne”, com a força do seu próprio braço; com a mágoa, ódio ou rancor, mas lutando com Deus, na fé, fazendo uso das armas espirituais.

É nestes que o Senhor Jesus vai reinar; não em todos!

Ele destacou-se por ter priorizado a Deus acima de qualquer coisa. E é isso que acontece, hoje: Aquele que se destaca, é justamente o que se revolta contra a injustiça do próprio pecado.

Não contra o “pecado” alheio, mas pela obtenção, pessoal, da justificação e aprovação de Deus.

O Senhor Jesus reinará para sempre no interior daqueles que se escolhem desta forma… Dos que revelam esta sede incontrolável de agradar a Deus. Os quais, mesmo em meio a situações adversas, guardam o seu íntimo; não se corrompem, deixando-se dominar – ou limitar – pelas circunstâncias exteriores.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

64 comentários

  1. Olá a Todas..

    A partir do momento em que no meu íntimo, onde só DEus conhece e mais nínguém há uma sede, um objetivo, um sonho a ser alcançado, colocado pelo próprio DEus, mas que só depende de mim para ser alcançado, eu não posso desistir e nem olhar para trás, mas tenho que prosseguir sabendo e tendo a certeza que DEus é comigo e que sem Ele eu não sou nada.Então serei realizada no que fizer.

    Ver mais
  2. Olá D.Viviane!
    Realmente muito forte todos os pontos abordados neste post, mas o que mais me chamou a atenção foi “a sede incontrolável de agradar a Deus”, pois quem realmente teve um encontro com o Senhor Jesus não consegue mais viver em função de si mesma, antes se lança de corpo, alma e espírito contra tudo aquilo que possa afastá-la ou desagradar ao seu Senhor. Passa a ter um desejo sobrenatural de obedecê-Lo, pois agradá-Lo é a razão da sua existência.Todas as outras coisas passam para segundo plano e quanto mais sacrificamos o nosso “eu” em função Dele mais lives nos tornamos para realmente adorá-Lo em espírito e verdade! Deus abençõe a senhora e ilumine cada vez mais! Sou leitora assídua dos seus posts!
    Cyntia Tisovec

    Ver mais
  3. Ola, enquanto lia a sua menssagem, veio na minha mente o filme da minha vida, do momento em que apendi a usar a minha fe, nao aceitei mas ser escrava de uma vida de derrotas, sempre enfretei tudo com muita revolta, aprendi a lutar com Deus, exatamente como fazia Jacò, porque se Deus deixou escrito na sua palavra foi pra nos servir de exemplos, porque Jacò esta mormo mesmo, entao agora è a minha vez de lutar pelos os meus sonhos, sempre segui o meu jseus desse modo, eu nao deixo Ele ir sem antes me abençoar, nao porque eu mereço, porque nao sou nada, importa que o meu Deus cresça e eu diminua, mas porque è escrito, e porque priorizo a minha vida com Deus, a gloria è pra Ele, quando a suas palavras se cumpre è Ele que è glorifiado.

    Ver mais
  4. Bom dia dona Viviane.

    eu nunca tinha meditado nessa passagem de Jacó desta maneira, por isso a importância de sempre lermos os blogs da igreja, pois a cada dia Deus nos mostra através das senhoras(os), coisas extraordinárias que nos fazem meditar e analisar a nossa vida. De fato contra quem temos lutado, contra nós mesmos ou contra o pecado alheio, pois creio que a nossa maior batalha e vitória é sobre nós mesmo.
    Deus abençoe a senhora e família.

    Ver mais
  5. Aprendemos com este post que, mesmo muitas vezes Jacò tendo tomado atitudes erradas aos olhos humanos, Deus o abençoava por causa da sua sede de justiça pessoal. Aqui Deus està prometendo que o Senhor Jesus viria reinar sobre a casa de Jacò, ou seja, faz referencia a Jacò, o trapeceiro, nao està falando de Israel, o que lutou com Deus. Sendo assim, aprendemos que o pecado maior nao està em errar, mas sim em nao querer mudar. E partindo do principio que Jacò està morto, eu tenho que saber se tenho deixado Jesus reinar na minha vida e se estou dando continuidade a este reinado que a Biblia diz que “nao terà fim”. Hoje estamos aqui aprendendo com o exemplo de Jacò, e isto me faz perguntar: serà que estou ensinando alguém com o meu exemplo também? Vou buscar a resposta D. Vivi, obrigada por tudo!

    Ver mais
  6. Olá Vivi,

    Todo aquele que prioriza a Deus tem uma “sede incontrolável” de O agradar. É definido, luta até ao fim, agarra as oportunidades, como fez Jacó. Mesmo em meio ás circunstâncias que o rodeiam não se deixa influenciar, corromper, acima de tudo agrada a Deus, deixa de fazer a sua vontade para fazer a vontade de Deus. Temos que priorizar Deus para que Ele venha a reinar sobre nós.

    Ver mais
1 7 8 9 10 11