Priorizar

Viviane Freitas

  • 10
  • Dez
  • 2012

Priorizar

  • 10
  • Dez
  • 2012

“Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo (…) reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.” (Lc.32,33)

Vamos falar sobre Quem reinará para sempre, e porquê sobre a casa de Jacó…

Jacó tinha um objetivo muito grande: A sede da primogenitura; a bênção vinda de Abraão e de Isaque, seu pai. E, prova disso, é que arriscou a sua vida em função de obtê-la.

A bênção da primogenitura cabia, por direito, a Esaú, irmão de Jacó, mas este não a valorizava, chegando, inclusive, a trocá-la, por um simples prato de lentilhas. Perante uma situação de necessidade física, não pensou duas vezes, e negou aquilo que seria o seu bem mais precioso.

“…Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura? (…) Assim, desprezou Esaú o seu direito de primogenitura.”
(Gn. 25:32-34)

O desejo de Jacó jamais fora esquecido ou desprezado. Mesmo que, humanamente, a bênção não lhe pertencesse, não desistiu, e lutou, até ao fim, para tomar posse dela.

Dentro da própria Igreja, existem o “Jacó” e o “Esaú”: O primeiro, que prioriza a promessa de Deus e que luta, no Espírito, com tudo e todos, para ser a própria bênção, e os “Esaús” da vida, que não priorizam a bênção e a trocam por qualquer coisa.

E é exatamente sobre aqueles que têm sede de justiça, não alheia, mas pessoal, que Deus reinará. Os que não vivem de acordo com as circunstâncias ou permitem que o tempo, a aparente incapacidade ou impossibilidade, os façam desistir da fé ou “matar” o sonho!

É sobre aqueles que têm a capacidade de arriscar tudo, até a própria vida, para fazer prevalecer a justiça de Deus.

Por isto, Jacó empenhou todas as suas forças, tendo, primeiramente, tomado posse do direito de primogenitura de Esaú, e, depois, “lutado” com Deus, e prevalecido!

“…Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.” (Gn.32:28)

Nesta luta, ele não usou armas físicas ou pediu a transformação de outros, mas lutou em favor de si mesmo, para que o seu interior fosse transformado.

Estes, da “casa de Jacó”, é que permanecerão para sempre; não os que batalham “na carne”, com a força do seu próprio braço; com a mágoa, ódio ou rancor, mas lutando com Deus, na fé, fazendo uso das armas espirituais.

É nestes que o Senhor Jesus vai reinar; não em todos!

Ele destacou-se por ter priorizado a Deus acima de qualquer coisa. E é isso que acontece, hoje: Aquele que se destaca, é justamente o que se revolta contra a injustiça do próprio pecado.

Não contra o “pecado” alheio, mas pela obtenção, pessoal, da justificação e aprovação de Deus.

O Senhor Jesus reinará para sempre no interior daqueles que se escolhem desta forma… Dos que revelam esta sede incontrolável de agradar a Deus. Os quais, mesmo em meio a situações adversas, guardam o seu íntimo; não se corrompem, deixando-se dominar – ou limitar – pelas circunstâncias exteriores.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

64 comentários

  1. Quando temos um objetivo , um grito dentro de nós não desistimos enquanto não alcançamos o nosso alvo , Jacó não olhou pra ninguém , estava focado no seu alvo , assim devo lutar , olhando para mim , focada no meu objetivo e perseverar até conquistar !!
    Poderoso é aquele que vai até o fim e vence !

    Ver mais
  2. Sim é verdade, priorizar é decisivo para a minha vida pois mostra as minhas escolhas e consequentemente os frutos. Quando eu priorizo a Deus eu estou a ser boa para mim mesma, sábia, pois estou a escolher a melhor parte, a parte certa e claro estou a mostrar para Deus que o escolho como primeiro em minha vida. Agora se escolho a parte física como Esaú, estou a escolher o incerto, o vazio, a desilusão, desconfiança e por aí adiante. E certamente irei colher os frutos dessa má escolha.
    Que eu nunca me desvie do caminho da salvação, e possa agradar ao meu Senhor através das minhas escolhas, essa é a minha prioridade.
    Obrigado, bjs.

    Ver mais
  3. O desejo de Jacob não estava esquecido apenas estava a espera de uma oportunidade, tanto é que logo que identificou a fraqueza de seu irmão ele, “Opa” é agora…!
    Quando há mesmo aquela sede dentro de mim, pode até passar um tempo mas o desejo não morre.
    lá no fundo Jacob sabia que algo o incomodava e por isso era sedento pela justiça do seu pecado, por essa razão ele priorizou Deus.
    Quando há uma sede dentro de mim,o meu desejo não morre na retaguarda até encontrar uma oportunidade de interagir.

    Ver mais
  4. Na verdade o que realmente me chamou muito atenção foi a prioridade de Jacó. Ele lutou, perseverou, e vejo que assim é nos dias de hoje, eu não posso querer obter na minha vida as bençãos de Deus de forma tranquila, não, de forma nenhuma! É preciso ter objectivos, ser perseverante, e acima de tudo não perder o meu foco, começando por priorizar a minha comunhão com Deus

    Ver mais
  5. Quando eu priorizo a Deus a cima de tudo e de todos, eu me destaco, quando eu me destaco é porque me revolto contra o meu próprio pecado, quando eu priorizo a Deus em 1º lugar estou mostrando para Deus que a Sua vontade esta acima da minha, aí entra a obediência a sua palavra , eu me torno obediente, pois se Ele esta em primeiro lugar então tudo que Ele pedir eu como serva obedecerei.
    Bjs Carla Scheonrock

    Ver mais
  6. Olá, boa noite.
    Muitas das vezes não priorizamos o que é importante mas damos valor ao que nos interessa na hora assim como Esaú fez e não nos damos conta que aquilo não nos vai levar a lugar algum, somente aqueles que priorizam as coisas de Deus, e O têem em primeiro lugar reinaram para sempre.
    Na fé.

    Ver mais
1 6 7 8 9 10 11