Priorizar

Viviane Freitas

  • 10
  • Dez
  • 2012

Priorizar

  • 10
  • Dez
  • 2012

“Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo (…) reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.” (Lc.32,33)

Vamos falar sobre Quem reinará para sempre, e porquê sobre a casa de Jacó…

Jacó tinha um objetivo muito grande: A sede da primogenitura; a bênção vinda de Abraão e de Isaque, seu pai. E, prova disso, é que arriscou a sua vida em função de obtê-la.

A bênção da primogenitura cabia, por direito, a Esaú, irmão de Jacó, mas este não a valorizava, chegando, inclusive, a trocá-la, por um simples prato de lentilhas. Perante uma situação de necessidade física, não pensou duas vezes, e negou aquilo que seria o seu bem mais precioso.

“…Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura? (…) Assim, desprezou Esaú o seu direito de primogenitura.”
(Gn. 25:32-34)

O desejo de Jacó jamais fora esquecido ou desprezado. Mesmo que, humanamente, a bênção não lhe pertencesse, não desistiu, e lutou, até ao fim, para tomar posse dela.

Dentro da própria Igreja, existem o “Jacó” e o “Esaú”: O primeiro, que prioriza a promessa de Deus e que luta, no Espírito, com tudo e todos, para ser a própria bênção, e os “Esaús” da vida, que não priorizam a bênção e a trocam por qualquer coisa.

E é exatamente sobre aqueles que têm sede de justiça, não alheia, mas pessoal, que Deus reinará. Os que não vivem de acordo com as circunstâncias ou permitem que o tempo, a aparente incapacidade ou impossibilidade, os façam desistir da fé ou “matar” o sonho!

É sobre aqueles que têm a capacidade de arriscar tudo, até a própria vida, para fazer prevalecer a justiça de Deus.

Por isto, Jacó empenhou todas as suas forças, tendo, primeiramente, tomado posse do direito de primogenitura de Esaú, e, depois, “lutado” com Deus, e prevalecido!

“…Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.” (Gn.32:28)

Nesta luta, ele não usou armas físicas ou pediu a transformação de outros, mas lutou em favor de si mesmo, para que o seu interior fosse transformado.

Estes, da “casa de Jacó”, é que permanecerão para sempre; não os que batalham “na carne”, com a força do seu próprio braço; com a mágoa, ódio ou rancor, mas lutando com Deus, na fé, fazendo uso das armas espirituais.

É nestes que o Senhor Jesus vai reinar; não em todos!

Ele destacou-se por ter priorizado a Deus acima de qualquer coisa. E é isso que acontece, hoje: Aquele que se destaca, é justamente o que se revolta contra a injustiça do próprio pecado.

Não contra o “pecado” alheio, mas pela obtenção, pessoal, da justificação e aprovação de Deus.

O Senhor Jesus reinará para sempre no interior daqueles que se escolhem desta forma… Dos que revelam esta sede incontrolável de agradar a Deus. Os quais, mesmo em meio a situações adversas, guardam o seu íntimo; não se corrompem, deixando-se dominar – ou limitar – pelas circunstâncias exteriores.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

64 comentários

  1. Doña Vivi,

    Eu só posso priorizar a minha vida con Deus , se estou alimentando da fonte de vida que és la palabra de Deus .Nao tem meio termo o eu priorizo , ou nao. A minha vida espiritual é a prioridad ,nao pode ter mudanças de ordem é o primeiro para Deus .A minha vida espiritual es un reflejo de mi fé .
    A obediencia a voz de Deus .

    Muchas Gracias
    por la ayuda,
    beijos
    Dri

    Ver mais
  2. Olá Vivi!

    ” A sede icontrolável”, nos faz ser revoltados e não estar revoltados. Jacó abriu mão de tudo, da sua imagem, dos pensamentos do que os outros vão pensar. Aos olhos humanos ele pode ser visto como um ladrão, como um aproveitador, pois estava a ” a tirar” aparentemente aquilo que não lhe pertencia, mas ele nem estava ai, só queria a ” BENÇÃO”, nada mais o importava. A ” sede incontrolável”, nos faz defindo, não importa nada e nem ninguém, apenas aquilo que queremos de Deus. Eu estou nesse espirito, nada e nem circunstancias nenhumas vai – me parar! Jinhos

    Ver mais
  3. Muito bacana esta mensagem, vivendo nos dias de hoje o Senhor Jesus só reinará para sempre no interior daqueles que se escolhem se verdadeiramente forem sinceros e agradando a Deus, tenho sede de estar mais próximo as meu senhor. E por isso Deus se revelará para o meu intimo experiências boas porque hoje jamais me deixo contaminar e me conromper pelas dificuldades.

    Ver mais
  4. Essa palavra PRIORIZAR, é que tem feito eu a semana toda martelar na minha cabeça.
    E serve tanto para quem já tem o Espírito Santo, e tanto para quem não tem.
    No meu caso, tenho a certeza deste Espírito dentro de mim, mas se eu não vigiar, devido ao já ter, posso inconscientemente ou conscientemente, deixá-lo de fazer Deus como meu primeiro na minha vida. E assim esse Espírito se enfraquecer, por eu não abrir mão da minha vontade e reconhecer o primeiro lugar.
    Desde já quero agradecer a Deus por usar pessoas que nos faça tirar a venda, que o diabo tenta colocar no nossos olhos, e neste caso quem me ajudou não só com essa palavra foi a Vivi.Que Deus a abençoe muito.

    Ver mais
  5. Olá Vivi,

    “Sede incontrolável de agradar a Deus”, esta frase de facto é muito forte, pois é isso mesmo que se sente quando priorizamos a Deus na nossa vida, nada além disso nos satisfaz, pois a nossa vida de facto deixa de ser nossa e passa a pretencer a Deus. Cabe a mim priorizá-lo sempre e deixar de lado as minhas vontades.

    Beijinhos.

    Ver mais
  6. Lendo sobre a vida de Jacó, vejo que a sua disposição era em função dessa sede que ele tinha pela primogenitura e que não ficaram em apenas palavras, mais ele tomou atitudes em função do seu sonho. Ele priorizou, arriscou a própria vida e lutou pelo que queria. Como eu posso me fazer primogenita para Deus? Agindo como Jacó agiu, tendo essa sede, arriscando, priorizando a Deus, em troca de algo que não se resume ao fisico ou material, mais interior e espiritual.

    Ver mais
1 2 3 11