Porquê guardar emoções?

Viviane Freitas

  • 6
  • Jun
  • 2014

Porquê guardar emoções?

  • 6
  • Jun
  • 2014

Sabe aquele episódio, que vivenciou na infância, e que lhe trouxe más recordações? Você nunca se esquece, não é verdade?


É mais provável que coisas ruins fiquem guardadas na sua memória, do que propriamente acontecimentos bons, mas também estes são recordados e guardados.

Lembra-se daquelas sugestões dos seus colegas de escola, que aceitou, e que lhe trouxeram consequências destrutivas? Recorda-se daquele comentário, feito por aquela sua amiga, a respeito de outra pessoa, e você passou a olhá-la com outros olhos? E daquelas palavras proferidas pelo seu pai, mãe, irmãos, amigas e que você não esqueceu, a ponto de a fazer sentir inferiorizada?

Pois é, no blog de hoje, vamos saber o que Deus tem a dizer a respeito desses pensamentos, que tem a capacidade de mudar o nosso comportamento diante dessas situações.

“Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz”
(Pv. 3:1;2)

A primeira coisa que quero chamar a sua atenção, é que facilmente há uma tendência para esquecer dos ensinos, que são proveitosos. Porquê?

Porque as suas emoções mostram-lhe que você tem razão, e, com isso, acaba por ignorar os ensinos de Deus, dando mais importância ao que sente. Depois refere: “…e o teu coração guarde os meus mandamentos…” Engraçado! O Coração não é onde normalmente nós sentimos, onde manifestamos as nossas emoções? Sim! Mas é no coração que temos que separar as emoções e ali guardar os mandamentos, pois quando assim o faço, não vou permitir que os meus sentimentos tenham o controlo da minha vida. No entanto, só procede desta forma aquele que dá importância e valor. Somente os que guardam os mandamentos de Deus, é que têm essa cautela, de não se deixarem levar pelo que sentem.

Quantas desgraças tem vivido porque guardou as palavras do passado? Quantas vezes viveu em depressão e angustiada guardando acontecimentos, situações e até promessas que não foram cumpridas?

Deus é fiel! E se você guarda os Seus mandamentos no coração, então terá anos de vida e paz.

Diante deste artigo, seja verdadeira, e olhe para o seu estado. Averigúe em que posição se encontra.

Comente o que tem a dizer deste assunto. Qual é o seu parecer? Em que a ajudou?

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

38 comentários

  1. bueno,Pensandolo bien es verdad.Nunca hice caso en mi vida a las palabras de Dios.Es como dice ahi,las enseñanzas se olvidan.Solo que no lo veia asi.
    Es verdad que he mirado mucho mi pasado y hasta como me teletransportaba aveces y sentia lo que sentia en aquel momento.
    Que horrible.!Gracias a Dios,porque tenemos una nueva opòrtunidad de tomar su Palabra.Creo que ahora es el turno de Dios en mi vida.He dejado que me la manejen practicamente.GRACIAS SEÑORA V

    Ver mais
  2. Me ajudou a entender como separar sentimento de fé porque esse negócio de coração é uma coisa complicada de entender e administrar.

    Ver mais
1 5 6 7