Porquê guardar emoções?

Viviane Freitas

  • 6
  • Jun
  • 2014

Porquê guardar emoções?

  • 6
  • Jun
  • 2014

Sabe aquele episódio, que vivenciou na infância, e que lhe trouxe más recordações? Você nunca se esquece, não é verdade?


É mais provável que coisas ruins fiquem guardadas na sua memória, do que propriamente acontecimentos bons, mas também estes são recordados e guardados.

Lembra-se daquelas sugestões dos seus colegas de escola, que aceitou, e que lhe trouxeram consequências destrutivas? Recorda-se daquele comentário, feito por aquela sua amiga, a respeito de outra pessoa, e você passou a olhá-la com outros olhos? E daquelas palavras proferidas pelo seu pai, mãe, irmãos, amigas e que você não esqueceu, a ponto de a fazer sentir inferiorizada?

Pois é, no blog de hoje, vamos saber o que Deus tem a dizer a respeito desses pensamentos, que tem a capacidade de mudar o nosso comportamento diante dessas situações.

“Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz”
(Pv. 3:1;2)

A primeira coisa que quero chamar a sua atenção, é que facilmente há uma tendência para esquecer dos ensinos, que são proveitosos. Porquê?

Porque as suas emoções mostram-lhe que você tem razão, e, com isso, acaba por ignorar os ensinos de Deus, dando mais importância ao que sente. Depois refere: “…e o teu coração guarde os meus mandamentos…” Engraçado! O Coração não é onde normalmente nós sentimos, onde manifestamos as nossas emoções? Sim! Mas é no coração que temos que separar as emoções e ali guardar os mandamentos, pois quando assim o faço, não vou permitir que os meus sentimentos tenham o controlo da minha vida. No entanto, só procede desta forma aquele que dá importância e valor. Somente os que guardam os mandamentos de Deus, é que têm essa cautela, de não se deixarem levar pelo que sentem.

Quantas desgraças tem vivido porque guardou as palavras do passado? Quantas vezes viveu em depressão e angustiada guardando acontecimentos, situações e até promessas que não foram cumpridas?

Deus é fiel! E se você guarda os Seus mandamentos no coração, então terá anos de vida e paz.

Diante deste artigo, seja verdadeira, e olhe para o seu estado. Averigúe em que posição se encontra.

Comente o que tem a dizer deste assunto. Qual é o seu parecer? Em que a ajudou?

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

38 comentários

  1. Tenho esse jeito de agir em relação as situações que ocorrem ,por exemplo se minha mãe me falar uma palavra má que mexa muito comigo ,eu irei guarda em meu coração ! Mas não é bom e pois acaba sujando meu coração ,então resolvi eliminar isso,e guarda em meu coração as coisas boas …

    Ver mais
  2. Que revelação! Temos facilidade de guardar o que é ruim mas os mandamentos esquecemos com facilidade, muito forte; vou me vigiar mais.

    Ver mais
  3. D. Vivi nunca tinha lido seu blog e hoje seus áudios e suas palavras me ajudaram muito!. Obrigada!

    Ver mais
  4. Recordações ruins devem ser realmente esquecidas. Se são ruins e não podem ser mudadas pra que lembrar.

    Ver mais
  5. por muito tempo e vivi desta forma, guardava dentro de mim um complexo gerado pelas palavras de derrota e comentários de pessoas muito queridas, e eu só realmente venci tudo e passei a me enxergar de outra forma e da forma que o próprio Deus me enxergava quando deixei de viver pelas emoções e passei a olhar para Jesus e trocar o espaço que dava as emoçoes aos mandamentos e palavras de Deus.
    Deus abençoe a senhora cada dia mais d. Viviane…bjs

    Ver mais
  6. Muito embora tenhamos sentimentos , não devemos nos deixar ser guiados por eles e guardar sentimentos ruis so faz mal para aquele que guarda.

    Ver mais
1 3 4 5 6 7