Ousadia da Fé

Viviane Freitas

  • 22
  • Out
  • 2012

Ousadia da Fé

  • 22
  • Out
  • 2012

“Outros, porém, zombando, diziam: Estão embriagados!
Então, se levantou Pedro, com os onze; e, erguendo a voz, advertiu-os nestes termos: Varões judeus e todos os habitantes de Jerusalém, tomai conhecimento disto e atentai nas minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vindes pensando, sendo esta a terceira hora do dia. Mas o que ocorre é o que foi dito por intermédio do profeta Joel…” (At 2:13–16)

Veja que Pedro não ficou sentado e nem calado! De imediato, tomou uma atitude contra a ironia ou afronta que aquelas pessoas ousavam proferir.

Eles não sabiam o que estava a acontecer; estavam desorientados, considerando até mesmo “engraçado” o que sucedera no meio dos que foram selados com o Espírito Santo. Mas Pedro… Após ser selado com o Espírito Santo, não ousava mais calar-se ou fugir.

Lembre-se que Pedro, de antemão, era covarde em professar o nome do Senhor Jesus, mas agora… Qualquer problema diante dele, era motivo para manifestar a sua fé e também provar que o Espírito que desceu sobre ele, não era covarde.

No dia em que fui batizada, era essa a audácia que se apoderava de mim.

É aqui… Que cristãos deixam a desejar: Temem, acovardam-se e permitem as pessoas dizerem o que bem lhes apraz. Perante os demais, calam-se, e ainda permanecem no seu lugar, ao invés de se levantar… Ou, senão, fogem calados.

Incrível!! Parece que o Espírito Santo faz as pessoas tímidas, covardes, “educadas”, discretas, para não expôr e nem impor as suas ideias. Mas não é isso… Nutrem é uma insegurança relativamente ao que há de vir sobre si.

Mas porquê tal insegurança? Qual é o motivo disso? Para quê procurar a aprovação das pessoas, se o Espírito da Verdade e de Poder está sobre nós?

O problema não é o Espírito Santo! Mas as dúvidas, a insegurança, o medo; os pensamentos relativamente à opinião alheia, que se tornam cruciais nestes momentos, naturalmente impedindo a manifestação da fé.

Qual é a razão disto?

O motivo pelo qual a pessoa se permite dominar por esses malditos sentimentos, é porque está cheia de si mesma, e não de Deus. Ao invés de estar em espírito, permanece mais atenta ao que sucede no exterior. Fica preocupada; materializando assim uma fé emotiva.

Mas quando permanece de vigia à sua fé, tem um objetivo bem firmado; não há ninguém que a amendronte. Ela fica só, mas apenas com uma certeza dentro de si: Partir para cima do seu sonho! Agride o medo; a insegurança e age em conformidade com a total confiança do Espírito Santo.

Na verdade, o ódio contra a injustiça transmite-lhe força para enfrentar todas as barreiras adiante. “Parte para cima” como nunca.

Quem é você? Insegura? Porquê?

Qual o motivo: Falta do Espírito Santo ou cheia de si mesma? E porque não venceu ainda? Porque tarda tanto tempo?

Jesus, não disse, que o Espírito Santo nos guiaria a toda a verdade? Então porque ainda insiste nesse caminho de ilusão e frustração?

Que Espírito é esse… O d’Ele ou o seu?

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

62 comentários

  1. Olá Vivi,

    Por algum tempo vivi apoiada nos meus sentimentos, fazendo mim uma escrava das duvidas, inseguranças, timidez…etc, sempre me preocupando com o que alguns achariam ou pensariam de mim. E o pior, achava que era normal, e que com o passar dos anos tudo passaria. Até que me vi “em um beco sem saída”, e decidi mudar, decidi tomar atitudes contra tais sentimentos que somente me faziam viver covardemente e frustrada.
    Confesso que não é fácil, eles sempre teimam em bater novamente a porta, mas tenho vencido, tenho colocado um por um para correr da minha vida, não por que me vejo como “a melhor” ou “a mulher maravilha”, NÃO! Mas por que o Espírito de Deus está sobre mim.
    Afinal se o Sonhor Jesus afirmou que obras maiores faríamos, e se Ele venceu o mundo, com toda certeza vencerei o meu próprio eu!

    *bjinhos com amor*

    Ver mais
  2. Eu entendo que a pessoa timida, covarde, tem a sua consciencia pesada, tem medo de ser descoberto algo que comprometerá a ela, mas que falta de visão né!

    Do que adianta ficar com medo de homens , que só podem no maximo matar o nosso corpo, e não temer a Deus que além de matar o corpo , pode mandar a alma para o inferno,
    Amiga leitora livre-se de tudo o que te acusa, a sua fé te permite SER LIVRE.

    Ver mais
  3. Bom dia Vivi, essa é a pura realidade, quando paro para olhar, o que as pessoas vão achar, á meu respeito, aí surge os malditos sentimentos, medo, insegurança. Deus não me deu um espírito de covardia, mas de intrepidez, mas isso depende da minha ação contra os sentimentos que aparecem. A mudança acontece, quando faço uso da inteligência, e desprezo o que os outros acham ou pensam á meu respeito!
    Luciana Cordeiro.

    Ver mais
  4. Olá Vivi,

    Quando li este post fiquei com vergonha de como Deus tem me visto, assim como Adão quando se viu nu, sabia que Deus estava olhando para ele sem roupa diante de Deus e ficou com vergonha e se escondeu, assim me vi.
    A Deus não tem como enganar, se eu deixar de usar a fé, consequentemente usarei os sentimentos, serei covarde e quando venha uma situação me que seja requerida ousadia, então me esconderei, como tem acontecido.
    Mas como o Espírito Santo cuida de mim, Ele usou pessoas ao meu redor para me alertar, a ser ousada, a agir a fé pois quando fui batizada com o Espírito Santo não houve covardia, mas por causa de sentimentos eu me afastei de Deus a ponto de me esconder, que vergonha.
    Mas já mudei esta situação, tudo está nas minha mãos, agora já não depende de Deus, pois Ele é para mim o que eu sou para Ele.

    Obrigada

    Ver mais
  5. Olá Dn Vivi!

    É bem verdade que quando se está cheia do Espírito Santo o nosso Eu não tem vez.

    Nossas fraquezas dão lugar a força, nossas dúvidas dão lugar a certeza, nosso espírito Humano, dá lugar ao Espírito de Deus que tudo vence, pois há ousadia e certeza que nada, nem a circunstâncias pode calar esse Espírito.

    Morremos em espírito para que o Espírito da ousadia possa operar o seu poder e viver através de nós.

    Obrigada Deus abençoe a Srª!

    Ver mais
  6. Olá dna Vivi.
    Eu agora estou lendo o Livro de Atos e isto que a sra tem referido nos blogs também tem chamado a minha atenção. A mudança de Pedro, que antes havia negado Jesus e agora era o primeiro a se levantar e falar, é notória! Mudança completa! Mas isso só aconteceu depois dele ter sido batizado com Espirito Santo.
    Ele não foi timido depois disso, nem medroso e muito menos covarde…Ele foi ousado!
    E olha só o que aconteceu ao exterior depois desta mudança! Uma revolução!
    Eu vejo que o me fez não ser ousada foi alimentar os meus sentimentos, a minha vontade, ao contrário de Pedro… Mas agora estou nesta fé, lutando contra os meus sentimentos, a minha vontade! Buscando esmurrar o meu corpo, a minha covardia e a minha timidez para fazer a vontade de Deus.

    Ver mais
1 7 8 9 10 11