Orgulho Profundo

  • 20
  • Jun
  • 2011

Orgulho Profundo

  • 20
  • Jun
  • 2011

Estava analisando essa semana como “adquirimos” o orgulho. Ele vem como uma autodefesa. Aprendemos a usá-lo como nosso refúgio. Pensamos que ele nos compreende e nos defende.

Quanto mais sofremos, mais usamos essa arma contra nós mesmas. Aprendemos com nossos instintos, é uma defesa pessoal, argumentar sempre contra aquilo que nos atinge.

Quanto mais cedo sofremos na vida, mais experiências válidas para adquirirmos o orgulho e também para alimentá-lo. Se na infância ou na adolescência passamos por péssimos momentos, que nos torturam por dentro, mais defesas adquirimos.

Parece ser algo simples, e que não faz mal a ninguém, mas destrói. É capaz de fazer-nos fugir da realidade, sempre culpando outro alguém. O orgulho é confrontado por várias coisas: Enfrentar a verdade é umas delas. Perder é outro. Reconhecer. Aprender. Ouvir. Atender aos demais, etc…

Avaliemos cada passo ou atitude, porque ele é sagaz. Vem de dentro, daquilo que pensamos, sentimos e opinamos.

Mais vale vigiar do que ficar apenas orando.

 

 

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

30 comentários

  1. BOM DIA DONA VIVI
    Muito forte pois sempre fui uma pessoa muito na defensiva, nao sabia que eu era orgulhosa, me ajudou muito pois vou vigiar, minhas palavras, pois agora saberei como lutar contra esse orgulho, DEUS ABENÇOE A SENHORA

    Ver mais
  2. O orgulho e uma das coisas que consegue infiltrar-se tao sorrateiramente que se nao vigiarmos quase nem nos apercebemos. O importante e detctar a tempo de reconhecer para que o nosso fim nao seja o mesmo que Satanas!

    Ver mais
  3. De forma sorrateira alguém (orgulho) diz: Obrigatoriamente a razão está com você (não existe outra hipótese)! No fundo no fundo você é quem tem a razão, mesmo que ninguém esteja reconhecendo! Mas a verdade é que quando agimos assim, nós é que não estamos reconhecendo o “ingênuo” inimigo, disfarçado de argumentos “bons” para nos “satisfazer”.
    VIGIAR , tomar total atenção para não cair nesta armadilha!

    Ver mais
  4. OLÁ D.VIVIANE foi muito forte para mim porque como no passado já sofri muito na adolecencia usava muito ORGULHO para esconder o que realmante me magoava sem saber que estavá me destruindo, até quando conhenci MEU PAI SENHOR JESUS e ele me ensinou que meu maior problema era o ORGULHO que não me deixava pedir ajuda,hoje eu aprendi que tenho mesmo que vigiar cada segundo o meu coração obrigada D.VIVI por deixa DEUS lhe usar mas e mas beijinhos fofinhos da LASSALETE.PORTUGAL.CRUZ PAU

    Ver mais
  5. Muitas vezes somos obrigadas a usar esse tipo de defesa e terminamos nos destruindo.Com certeza a melhor defesa é vigiar.

    Ver mais
  6. Olá D.Vivi! Isso é verdade,essa mensagem me ajudou muito.
    Pois ontem mesmo eu usei essa arma horrível,e hoje estou muito arrependida, tomei uma decisão de falar pra uma pessoa o que eu realmente estava pensando,as vezes sou muito orgulhosa e quando quero uma coisa não ligo para as consequencias.Mas vou sacrificar o meu eu,nem que eu tenha que perder.

    Ver mais
1 2 3 4 5