Orgulho Profundo

  • 20
  • Jun
  • 2011

Orgulho Profundo

  • 20
  • Jun
  • 2011

Estava analisando essa semana como “adquirimos” o orgulho. Ele vem como uma autodefesa. Aprendemos a usá-lo como nosso refúgio. Pensamos que ele nos compreende e nos defende.

Quanto mais sofremos, mais usamos essa arma contra nós mesmas. Aprendemos com nossos instintos, é uma defesa pessoal, argumentar sempre contra aquilo que nos atinge.

Quanto mais cedo sofremos na vida, mais experiências válidas para adquirirmos o orgulho e também para alimentá-lo. Se na infância ou na adolescência passamos por péssimos momentos, que nos torturam por dentro, mais defesas adquirimos.

Parece ser algo simples, e que não faz mal a ninguém, mas destrói. É capaz de fazer-nos fugir da realidade, sempre culpando outro alguém. O orgulho é confrontado por várias coisas: Enfrentar a verdade é umas delas. Perder é outro. Reconhecer. Aprender. Ouvir. Atender aos demais, etc…

Avaliemos cada passo ou atitude, porque ele é sagaz. Vem de dentro, daquilo que pensamos, sentimos e opinamos.

Mais vale vigiar do que ficar apenas orando.

 

 

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

30 comentários

  1. O orgulho tem o poder de nos cegar. Passamos a não ver as coisas como elas realmente são, o orgulho dita.

    Ver mais
  2. É muito forte,parece que a senhora me conhece,hoje eu passei por uma situação assim,chamaram a minha atenção e eu coloquei pretextos para me defender,isso é orgulho,agora com calma vejo o quanto errei,que Deus tenha misericórdia de nós. Bom dia Dona Vivi, a senhora é muito querida, minha irmã na fé.

    Ver mais
  3. Ola Dna Vivi, o seu blog esta muito giro, gostei muito de ver
    e os temas também são muito interessantes, principalmente este do orgulho é muito forte. Normalmente eu tenho a mania de ler o seu blog e não comentar, mas agora tomei a atitude de deixar de ser orgulhosa e vou começar a comentar, para que vocês não parem de actualizar o blog, bjs

    Ver mais
  4. olá D Viviane;

    Amém ,devemos mesmo vigiar!!

    Ver mais
  5. oi D.viviane eu amo o seu blog tem me ajudado muito,sempre digo para as pessoas que nao sou uma pessoa orgulhosa mas a maioria das pesoas tem falado que devo ser mas humilde com minhas atitudes pois sou obreira e comecei a presta a atençao nesse detalhe pois quero ser humilde na obra de Deus, e fazer a obra com muito amor estou na fé de Gideão e meu nome é revolta um abraço pra senhora, fique com Deus.

    Ver mais
  6. Pôxa D.Viviane, essa foi muito forte. Atingiu em cheio. Mas tem um por menor, então como surgiu o orgulho em satanás? Ele não passou por momentos “traumáticos” em que tivesse de recorrer ao orgulho para se defender, ele era o braço direito de Deus. Aqui secalhar também podemos ver outra fonte do orgulho – o poder. Quanto mais poder a pessoa tem (seja em que aspecto for – profissional, sentimental, na igreja, etc) mais sujeita fica ao orgulho.
    Que Deus a abençoe!

    Ver mais
1 2 3 5