Justa para Deus
- 28
- Nov
- 2012
No meio de tantas pessoas, que dizem crer: Colegas, amigos, familiares, etc. Existem especificamente aqueles que chamam a atenção de Deus. Porquê?
Porque: “Ambos eram justos diante de Deus…” (Lc.1:6)
E o que é ser justo diante de Deus?
É ser racional!
Notamos que os juízes terrenos – nas barras dos tribunais – não tratam os casos com compaixão, mas de forma racional. Procuram a origem do problema e tratam dos assuntos expostos, baseados em evidências.
O justo é aquele que raciocina; que não se baseia na sua “justiça” pessoal, ou seja, que não vive de acordo com os seus próprios sentimentos.
Na Bíblia, temos vários exemplos de pessoas que se revelaram justas, não pelo que sentiam; pelas coisas que lhes faltavam, ou pelo que temiam… Eram justos, porque estavam firmados nos mandamentos de Deus.
Não se baseavam em um qualquer sentimento ou na opinião alheia, mas unicamente na observância e obediência à Sua vontade.
Tanto é verdade, que não o demonstravam com palavras, como foi o caso de Zacarias e Isabel: “…vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do Senhor.” (Lc.1:6)
Eles viviam… Não falavam apenas, ou pregavam. Não apenas sacrificavam, no tempo, mas viviam, literalmente, de acordo com os mandamentos e os preceitos de Deus, diariamente… sendo irreprensíveis.
E digo mais: “…em todos os preceitos e mandamentos…” Atentavam para cada detalhe, avaliando constantemente “o certo e o errado”.
Viviam plenamente de acordo com o que haviam sido instruídos e não apenas baseados em conhecimentos.
Não eram apenas palavras ou ensinamentos, mas Vida!
E isso é que chamava a atenção de Deus…
Também é isso que nos permite ser justas diante d’Ele: Observar os detalhes; preocupar-nos em ser, mais do que em fazer.
Muitas pessoas alimentam a ideia de um deus injusto… Dizem: “Estou a viver uma injustiça…”; “Este e aquele, tem oportunidades que eu não tenho…”; “Tem mais favores…”; “Eu estou esquecida aqui, onde trabalho, no meio onde estou…” Assim, deixam de ter forças para orar; para viver consoante o que Deus tem ensinado… E não procuram a origem desta situação, mas atribuem a culpa aos demais.
Se pensa que aquilo que está a acontecer na sua vida, é injusto… Que tipo de crença em Deus é a sua?
Se acha que o seu deus é injusto… não se esqueça que aqueles que chamavam a atenção de Deus, no passado, enfrentaram todo o tipo de circunstâncias adversas: Esterilidade, fome, perseguição, vergonha, humilhação, angústia, sem nunca negar a sua fé! E foi exatamente isso que os justificou…
Os olhos de Deus fitam alguém que se destaca, mesmo diante de situações controversas; mesmo perante maus testemunhos. Estes, de forma alguma, alteram a sua forma de ser; o seu temor. As circunstâncias não comandam a sua fé, pois a fé pura está resguardada no seu interior.
Você tem brilhado e chamado a atenção de Deus?
Se quer justiça, olhe para si própria e reconheça a sua necessidade. O que lhe está a faltar, em relação a Deus?
Quer ser irrepreensível em todos os mandamentos? Então cuide da sua própria fé. É aqui que é caraterizado “o justo” diante de Deus: Primeiramente, olha para o seu interior e analisa a sua fé!
Carina Bravo
Novembro 30, 2012 às 9:06
Olá Vivi,
Eu vejo que ser justa diante de Deus é viver uma fé inteligente, agir não mediante a minha vontade, mas sim a do meu Deus, é fazer e aceitar o que Deus me mandar.
Ser injusta é quando eu me coloco como vitima e não aceito ser reeprendida seja através da palavra de Deus ou através de um servo de Deus, é ser imatura.
Beijos
Elsa Francisco
Novembro 30, 2012 às 0:28
Para eu ser justa eu focalizo os mandamentos de Deus.
Deste modo as circunstancias não interferem na minha fé procurando me manter Justa diante Deus.
Susana Pereira
Novembro 29, 2012 às 23:44
Boa noite, tenho andado a pensar nesta palavra de ser uma pessoa justa diante de Deus e diante dos homens também, e confesso que muitas vezes no meu intimo não sou justa comigo mesma pois tento avaliar os meus erros como de um ser humano normal, mas aí é que está a diferença, como posso eu ter o conhecimento que tenho, ser separada para Deus (porque eu mesma fiz por isso), já ter ultrapassado tanta coisa em 39 anos, coisas que nem sabia que era capaz, e agora tentar olhar para dentro de mim como uma pessoa normal, impossível, quando o Espírito que existe em mim é tudo menos normal e muito menos deste mundo. O que eu tenho entendido é que Deus espera muito mais de mim como serva que sou, e por essa razão eu tenho que exigir muito mais de mim, não sou perfeita mas mesmo assim é possível superar-me a mim mesma e passar a ser realmente justa e verdadeira em todos os preceitos, existem coisas que só eu posso fazer e esta é uma delas. E para mais não estou só pois meu Senhor está sempre presente para me ensinar, sei que é uma longa caminhada mas vamos em frente e o amanhã a Deus pertence…
Obrigado, bjs.
Adriana Coutinho
Novembro 29, 2012 às 23:42
È muito boa as mensagens que exclarecem quando se fala em justiça ou em ser justo, muitas são as pessoas que se dizem ser justa mais estão tão longe disso.O que eu acho muito interessante e de extrema importância que devemos sempre nos analisar primeiro, olhar sempre para dentro de nós e enxergarmos se as nossas atitudes e decisões estão agradando ou não a Deus.
Carla Medeiros
Novembro 29, 2012 às 22:01
Quando vivemos no sentimento muitas vezes nos vemos como justas, justas aos nossos olhos, mas só quem vive pela fé racional pode se tornar justo aos olhos de Deus pois se vivemos pela fé racional, pensamos, meditamos e praticamos a palavra de Deus.
Tenho que pensar e ponderar a cada dia as minhas acções, vigiando se estou sendo pura diante de Deus. Bjs
Patricia Oliveira
Novembro 29, 2012 às 17:33
Que bacana este post,ele realmente diz tudo!Ás vezes em nosso cotidiano pensamos que estamos certas perante Deus e que nada tem mudado em nossa vida,mas se paramos e analisarmos não estamos olhando bem para o nosso interior,ainda há coisas que nos afastam Dele,e isso tem impedido de seu querer ser totalmente realizado em nossas vidas.