- 27
- Jul
- 2012
Em que consiste uma amizade?
- 27
- Jul
- 2012
Uma amizade não consiste apenas em dar… mas em ensinar a dar.
Consiste em receber a atenção necessária por parte da pessoa que se diz amiga, e vice-versa.
Como assim?
Imagine-se doente, queixando-se por diversas vezes e nunca obter auxílio de ninguém…
E porque não há esse auxílio?
Simplesmente, porque nunca se ensinou a dar. Antes, preservou-se o orgulho e não se procurou ajuda, tudo, para não revelar a sua fraqueza.
Conclui-se, então, que o seu ensinamento só consistiu em palavras e não em atitudes. Não ensina com factos, por causa da sua frequente ocupação; dos afazeres diários, que a movem de um “lado para o outro”.
Na verdade, a muita ocupação torna a pessoa individualista: Impele a ensinar apenas o que se aprendeu, e não a dar exemplo com a própria vida.
Para formar uma verdadeira amizade, há que se viver as necessidades da pessoa amiga, e igualmente partilhar as suas. Deve buscar-se uma resposta do “que fazer”, pois isto revela confiança e proximidade.
Normalmente, o apoio que se procura reside sempre em quem está mais próximo: Por exemplo, no marido. Mas este, dificilmente consegue entender, pois não foi feito para auxiliar.
As mulheres também recorrem às amigas, a quem ensinaram e até ajudaram, mas estas, de alguma forma, não correspondem às expetativas, porque não há um pedido de ajuda anterior; um reconhecimento.
No fundo, nós recebemos na medida que damos.
Se damos palavras, naturalmente vamos receber apenas palavras, mas não o verdadeiro apoio de que necessitamos.
A mulher raramente encontra uma verdadeira amiga, pois a azáfama; o “corre, corre”, não lhe permite ter tempo para atender à sua necessidade.
A pessoa, quanto menos tempo tem, mais individualista fica.
A pessoa, quanto menos é serva do seu próximo, também é menos companheira e atenciosa.
A pessoa, quanto mais despesas e encargos tem, mais remissa se torna.
E por aí, além…
A Palavra de Deus é uma Aliança que nos faz manter um compromisso de fidelidade e confiança; é baseada em transmitir Vida, algo que é fundamental existir na verdadeira amizade.
Janaí Peçanha
Outubro 18, 2012 às 9:48
Deus seja louvado.
Há alguns instantes eu estava pensando sobre amizades.
Como cultiva-la, enfim, sua importância em nossas vidas.
A danada da azáfama tem me atrapalhado muito.
Mas a partir de hoje minha mente foi aberta em relação ao meu proceder…,ou seja o meu egoismo
Muito obrigado Dona Viviane !
Hoje eu ganhei de Deus uma nova amiga !
Janaí Peçanha-João Pessoa-PB.
DedéiaBsb
Setembro 17, 2012 às 15:05
Olá.
Eu valorizo mais a palavra de uma pessoa em sua identidade do que a imagem dela. Para mim a palavra é a verdadeira essência da pessoa.Se a pessoa é uma pessoa que cumpre o que fala com certeza serve para ser minha amiga.Gosto de pessoas sinceras e autênticas. Tenho muitas colegas e poucas amigas mas, as poucas amigas que tenho são de muita qualidade. O verdadeiro amigo é aquele que tema de fato e de verdade exatamente da forma como você é.Ele não espera nada de você em troca simplesmente te ama.Muitas pessoas me dizem que amizade é uma troca eu não concordo com isso se for troca para mim não é amizade e sim interesse.Amizade pura e verdadeira é quando você não espera nada dos outros simplesmente você os ama. Seja em momentos ruins, bons, na alegria, na tristeza…
Kelly MENDES
Agosto 22, 2012 às 10:09
É verdade Dona Vivi, uma amizade verdadeira e uma que mostra a sinceridade da pessoa!
Lassalete Santana
Agosto 21, 2012 às 22:24
Olá D.Viviane…
Realmente é verdade eu tive essa experiencia com minha amiga irmã, no inicio a nossa amizade era só a base de sentimento que não trazia beneficio nem para mim nem para ela até que houve uma verdadeira entrega que é sinceridade agora eu tenho aprendido muito com ela,nos temos ajudado uma a outra a enfrentar os seus obstaculos.Tenho aprendido o que é verdadeira amizade.beijinhos
Fatima
Agosto 21, 2012 às 16:30
D Viviane uma verdadeira amizade é muito importante mas para tal eu para ter uma verdadeira amiga eu tenho que ser essa verdadeira amiga primeiramente.
Uma amizade é boa para aprendermos juntas e desenvolvermos juntas tambem. Para mim é mesmo muito importante ter alguem que pode comigo e eu contar essa pessoa, e o mais maravilhoso é ter uma verdadeira amiga e partinharmos a mesma fé.
Catarina Guerreiro
Agosto 12, 2012 às 20:45
Boa noite Viviane,
Chamou a minha atenção neste post que eu, como amiga tenho que viver as necessidades da pessoa e partilhar as minhas, e só recebo na medida que dou.
Por experiência própria, posso dizer, que não via a amizade assim, achava que bastava estar do lado da pessoa em todos os momentos e ser sincera.
Mas, nos últimos dias, pude ver que uma amizade é mais que isso, e se recebo na medida que dou, é porque tenho que dar, dar de mim, não apenas ficar à espera de receber, pois assim serei sempre uma amiga egoísta, incompreensível, chata! O que adianta ser sincera, mas não ir ao encontro da necessidade das pessoas que considero amigas?!
Obrigada por esta mensagem, pois me ajudou.
Um beijinho