Em que consiste uma amizade?

Viviane Freitas

  • 27
  • Jul
  • 2012

Em que consiste uma amizade?

  • 27
  • Jul
  • 2012

Uma amizade não consiste apenas em dar… mas em ensinar a dar.

Consiste em receber a atenção necessária por parte da pessoa que se diz amiga, e vice-versa.

Como assim?

Imagine-se doente, queixando-se por diversas vezes e nunca obter auxílio de ninguém…

E porque não há esse auxílio?

Simplesmente, porque nunca se ensinou a dar. Antes, preservou-se o orgulho e não se procurou ajuda, tudo, para não revelar a sua fraqueza.

Conclui-se, então, que o seu ensinamento só consistiu em palavras e não em atitudes. Não ensina com factos, por causa da sua frequente ocupação; dos afazeres diários, que a movem de um “lado para o outro”.

Na verdade, a muita ocupação torna a pessoa individualista: Impele a ensinar apenas o que se aprendeu, e não a dar exemplo com a própria vida.

Para formar uma verdadeira amizade, há que se viver as necessidades da pessoa amiga, e igualmente partilhar as suas. Deve buscar-se uma resposta do “que fazer”, pois isto revela confiança e proximidade.

Normalmente, o apoio que se procura reside sempre em quem está mais próximo: Por exemplo, no marido. Mas este, dificilmente consegue entender, pois não foi feito para auxiliar. 

As mulheres também recorrem às amigas, a quem ensinaram e até ajudaram, mas estas, de alguma forma, não correspondem às expetativas, porque não há um pedido de ajuda anterior; um reconhecimento.

No fundo, nós recebemos na medida que damos.

Se damos palavras, naturalmente vamos receber apenas palavras, mas não o verdadeiro apoio de que necessitamos.

A mulher raramente encontra uma verdadeira amiga, pois a azáfama; o “corre, corre”, não lhe permite ter tempo para atender à sua necessidade. 

A pessoa, quanto menos tempo tem, mais individualista fica.
A pessoa, quanto menos é serva do seu próximo, também é menos companheira e atenciosa.
A pessoa, quanto mais despesas e encargos tem, mais remissa se torna.

E por aí, além…

A Palavra de Deus é uma Aliança que nos faz manter um compromisso de fidelidade e confiança; é baseada em transmitir Vida, algo que é fundamental existir na verdadeira amizade.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

62 comentários

  1. Boa a materia.

    Ver mais
  2. É muito importante esse post D. Vivi. Pessoas que se ocupam cada vez mais realmente acabam se excluindo dos outros se tornando uma pessoa do singular e isso é horrível! Alguns persebem a tempo de consertar outros infelizmente não. Para se ter uma verdadeira amizade requer sacrifícios, muita atenção e sobre tudo sinceridade em tudo que fizer.
    Beijos!

    Ver mais
  3. Bom Dia d. Viviane, essa è muito significativa pra mim pelo o fato de ter me aberto os olhos a respeito da verdadeira amizade, muito interessenate e inteligente como a sra. descreve no que consiste a amizade, eu confesso que ainda nao tinha olhado por esse lado, por isso atè entao nao sabia como lidar com minhas amigas, pensava que era elas que nao se importava tanto da minha amizade, mas nao, o problema estava exatamente em mim, de pensar que era uma amiga, que na verdade nao era, mas graças a Deus que Ele usa pessoas assim como a sra. para nus abrir os olhos. Muito obrigada..

    Ver mais
  4. A amizade consiste em si dar e nada receber em troca,é ter alguém pra confiar,pra contar.Ser e ter uma pessoa sempre ali pra estender a mão.

    Ver mais
  5. REALMENTE A AMIZADE VERDADEIRA SE NOTA NA PRÁTICA E NÃO NA TEORIA,NAS ATITUDES E NÃO NAS PALAVRAS SIMPLESMENTE,O AMIGO DE VERDADE É AQUELE QUE VOCÊ PODE CONFIAR QUE ELE VAI TE AJUDAR NOS MOMENTOS DE DIFICULDADES,E A LEI É A SEGUINTE: PRIMEIRO SE DAR,E DEPOIS SE RECEBE,NÓS SÓ RECEBEMOS AQUILO QUE DAMOS,SE DAMOS APENAS PALAVRAS ENTÃO É ISSO QUE RECEBEREMOS EM TROCA.

    Ver mais
  6. Eu quero muito ter uma amiga que compartilhe a mesma fé que eu. Por isso peco a ele uma amiga que seja uma jovem de Deus. enfim, me cansei de revelar segredos meus, a quem só ira me trair.

    Ver mais
1 8 9 10 11