Em que consiste uma amizade?

Viviane Freitas

  • 27
  • Jul
  • 2012

Em que consiste uma amizade?

  • 27
  • Jul
  • 2012

Uma amizade não consiste apenas em dar… mas em ensinar a dar.

Consiste em receber a atenção necessária por parte da pessoa que se diz amiga, e vice-versa.

Como assim?

Imagine-se doente, queixando-se por diversas vezes e nunca obter auxílio de ninguém…

E porque não há esse auxílio?

Simplesmente, porque nunca se ensinou a dar. Antes, preservou-se o orgulho e não se procurou ajuda, tudo, para não revelar a sua fraqueza.

Conclui-se, então, que o seu ensinamento só consistiu em palavras e não em atitudes. Não ensina com factos, por causa da sua frequente ocupação; dos afazeres diários, que a movem de um “lado para o outro”.

Na verdade, a muita ocupação torna a pessoa individualista: Impele a ensinar apenas o que se aprendeu, e não a dar exemplo com a própria vida.

Para formar uma verdadeira amizade, há que se viver as necessidades da pessoa amiga, e igualmente partilhar as suas. Deve buscar-se uma resposta do “que fazer”, pois isto revela confiança e proximidade.

Normalmente, o apoio que se procura reside sempre em quem está mais próximo: Por exemplo, no marido. Mas este, dificilmente consegue entender, pois não foi feito para auxiliar. 

As mulheres também recorrem às amigas, a quem ensinaram e até ajudaram, mas estas, de alguma forma, não correspondem às expetativas, porque não há um pedido de ajuda anterior; um reconhecimento.

No fundo, nós recebemos na medida que damos.

Se damos palavras, naturalmente vamos receber apenas palavras, mas não o verdadeiro apoio de que necessitamos.

A mulher raramente encontra uma verdadeira amiga, pois a azáfama; o “corre, corre”, não lhe permite ter tempo para atender à sua necessidade. 

A pessoa, quanto menos tempo tem, mais individualista fica.
A pessoa, quanto menos é serva do seu próximo, também é menos companheira e atenciosa.
A pessoa, quanto mais despesas e encargos tem, mais remissa se torna.

E por aí, além…

A Palavra de Deus é uma Aliança que nos faz manter um compromisso de fidelidade e confiança; é baseada em transmitir Vida, algo que é fundamental existir na verdadeira amizade.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

62 comentários

  1. Este post fez-me reflectir e realmente entender o porque de muitas vezes eu querer alguèm para me dar um ombro e nao o ter. Eu era individualista, eu queria amigas mas nao queria ser uma, ou melhor eu pensava que eu era, pelo simples facto de dizer que era. Quando eu começei a dar, sem esperar receber,foi nesse momento que as coisas mudaram. Eu começei a receber tambem! Primeiro eu preciso ser uma amiga para puder ter amigas.
    Obrigada d.Vivi por me ter “aberto” os olhos.Beijinhos

    Ver mais
  2. Dna. Vivi passei uma experiência esses dias com uma amizade muito especial, mas entendi que quanto mais “íntimos” dessa amizade, vejo que as vezes o outro não percebe que está com uma intimidade ruim de querer sempre nos fazer passar vergonha diante dos outros e eu chamo isso de intimidade ruim, por isso hoje lendo essa postagem e palavra de Deus estou aprendendo que devemos nos colocar e mostrar para o outro que para sermos amigos temos que nos respeitar, mas infelizmente inconscientemente esse outro não percebe.
    Estou orando para isso, obrigada por esta postagem.
    Rita Dantas – psicóloga Clínica Hospitalar

    Ver mais
  3. E verdade dna Vivi, muito forte essa postagem pois as vezes nos nao sabemos como ser amigas de verdade e por isso nao temos recebido nada!

    Ver mais
  4. Boa tarde
    tem um ditado que diz:
    -Faz o que eu digo, não faças o que eu faço.
    Como a sra. disse não posso querer ensinar amizade e praticar, não dá certo.
    Mas sinceramente quantas são as vezes que nos afazeres do dia a dia, acabo fazendo isso mesmo, dando até um mau exemplo para a minha filha, e sendo eu um referencial para ela, que referências estou a passar, que vida?
    Obrigada por suas palavras

    Ver mais
  5. Ola boa tarde D.Viviane ,concordo plenamente com essa mensagem e o que mais gostei foi a parte que fala que numa amizade precisamos estar pertos ouvir uma a outra e especialmente ajudar e tomarmos atitudes que ajudara essa pessoa ,muitas vezes tenho visto que ha muitas desconfiancas nas amizades nao existe confianca,como pode essa amizade subsistir?
    Outra coisa e ter tempo para a amizade pois sem tempo como conhecer mais dessa pessoa?
    Muitas vezes eu vejo vivemos num mundo tao egoista temos que tomar cuidado para nao cair nesse trapo do mal.

    Ver mais
  6. Olá Viviane.
    Cada dia mais tenho aprendido o que é a verdadeira amizade. Não basta simplesmente ser boa e amável para a outra pessoa, também tenho que me dar para ela, e só faço isso quando sou sincera, transparente, compreensiva, verdadeira; quando passo segurança e mostro para a pessoa que pode contar comigo sempre… Ninguém é igual a ninguém, por isso temos que analisar as pessoas, não para as julgarmos, mas sim tentarmos entende-las e ajuda-las no que for preciso. É isso que tenho aprendido, e estou me moldando nesse sentido. Porque afinal, se não amarmos e se não nos damos para quem vemos, será que vamos fazê-Lo com Quem não Vemos???
    Com certeza que não.

    Forte abraço

    Ver mais
1 6 7 8 9 10 11