Deus orienta, mas a escolha é de cada um!

Viviane Freitas

  • 1
  • Jan
  • 2024

Deus orienta, mas a escolha é de cada um!

  • 1
  • Jan
  • 2024

Nós temos falado de algo que aconteceu na Bíblia para entendermos e observarmos a nós mesmos, nós seres humanos.

Quando erramos, quais são as consequências desses erros?

Quando plantamos, o que colhemos?

Bem, para entender Quem é Deus precisamos identificar quem temos sido.

“E Esaú odiou a Jacó por causa daquela bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e Esaú disse no seu coração: Chegar-se-ão os dias de luto de meu pai; e matarei a Jacó meu irmão.” Gênesis 27:41

Havia ódio de Esaú para com Jacó.

Esaú olhava para seu irmão Jacó e só pensava no quanto ele havia sido esperto, que ele havia abusado e tirado vantagem. O que Esaú não enxergava era que ele havia desprezado a bênção muito tempo antes, e Deus já sabia de antemão.

Esaú sentia-se convicto porque era um caçador, uma pessoa de sucesso, que trazia resultado. Imagina, naquela época, ser caçador era trazer alimento para casa. E ele ficou arrasado com o que aconteceu, e por isso odiou o seu irmão.

“E foram denunciadas a Rebeca estas palavras de Esaú, seu filho mais velho; e ela mandou chamar a Jacó, seu filho menor, e disse-lhe: Eis que Esaú teu irmão se consola a teu respeito, propondo matar-te.” Gênesis 27:42

Bem, aí está o resultado de quando você é ansioso. Quando você quer fazer as coisas do seu jeito, você age de forma precipitada, como foi o caso de Rebeca, que causou ódio de Esaú contra Jacó.

Em vez de Esaú entender os seus próprios erros, ele se consolava dizendo que o erro havia sido do seu irmão, que foi esperto. Ele não reparava em si mesmo.

Até pela forma como as coisas haviam acontecido: o irmão veio antes dele com a caça, trouxe a comida na frente, o pai comeu e quando Esaú chegou com a caça, Isaque já tinha comido da comida que Rebeca havia feito. Foi tudo muito rápido! E isso provocou em Esaú mais indignação ainda, ele se consolava pensando em vingar-se do seu irmão.

E Rebeca de novo entra em ação, falando para Jacó:

“Agora, pois, meu filho, ouve a minha voz, e levanta-te; acolhe-te a Labão meu irmão, em Harã, E mora com ele alguns dias, até que passe o furor de teu irmão; Até que se desvie de ti a ira de teu irmão, e se esqueça do que lhe fizeste; então mandarei trazer-te de lá; por que seria eu desfilhada também de vós ambos num mesmo dia?” Gênesis 27:43-45

Quer dizer, a mãe ficaria arrasada em ver um filho matando o outro filho, então, ela quis poupá-lo.

“E disse Rebeca a Isaque: Enfadada estou da minha vida, por causa das filhas de Hete; se Jacó tomar mulher das filhas de Hete, como estas são, das filhas desta terra, para que me servirá a vida?” Gênesis 27:46

A mulher, normalmente, tem a tendência de ficar levando tudo para o lado pessoal, a vida dos filhos, fica trazendo o controle para si, e não confia em Deus.

Deus já havia falado com Rebeca que Jacó teria a bênção, que ele seria abençoado. E ela estava ali preocupada por causa das filhas de Hete, preocupada pelo seu filho Esaú, que poderia matar Jacó, ou seja, tudo nas costas dela. E ela não levava isso a Deus.

Isso é algo muito grave para você, mulher!

Você que fica trazendo sobre si todos os problemas da sua casa para você resolver, porque na verdade você anda ansiosa, preocupada demais.

Se você tem uma preocupação, uma ansiedade, leve e despeje isso até Deus.

Deus fala, ensina, orienta, mas somos nós que escolhemos o que fazemos.

#QuemÉDeus#BlogVivianeFreitas#ProgramaTardeMusical#RedeAleluia#Isaque#Rebeca#Esaú#Jacó#engano#ansiedade#escolhas

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*