Confiança ou irresponsabilidade?

Viviane Freitas

  • 25
  • Nov
  • 2012

Confiança ou irresponsabilidade?

  • 25
  • Nov
  • 2012

Sempre temos afazeres e responsabilidade que consomem o nosso tempo e energias…


No nosso dia-a-dia, isto é normal. Porém, sempre queremos ter o domínio de tudo e, quando algo foge ao nosso controle, ficamos ansiosas, preocupadas, inseguras, etc.

Isto também parece normal , mas não é!

Se está no seu controle (força do braço), aí sim, terá muitas razões para se preocupar, mas se a sua fé, faz com que “substitua” este seu “controle”, para que Deus aja, as preocupações são dissipadas.

E porque motivo isto acontece?

Porque se a sua fé está em ação, de forma que a sua capacidade humana deixe de estar no comando, o próprio Deus age, como só Ele pode.

Pare para pensar: Quantas vezes você trabalhou, trabalhou, mostrou-se responsável, mas é como se não tivesse saído do lugar, não fluiu…

Sabe porquê? Porque não houve uma ação de confiança em meio à situação stressante e difícil e, assim sendo, os sentimentos afloraram.

A falta de confiança, ou seja, a irresponsabilidade com a própria fé – que diz ter – mesmo que se assuma como “super responsável”, na realidade torna-a nervosa, desiquilibrada com a saúde, desorientada com o tempo, negligente com o tempo para família, inquieta; com medo de não resolver algo…

As dúvidas predominam, não é verdade?

Agora, responda-me: Isto é confiança ou irresponsabilidade?

Quem confia é responsável, pois faz o que está ao seu alcance e tem certeza que Deus agirá, pois participa a Ele, sobre tudo.
Por outro lado, quem normalmente se esmera na – força do braço – para ser “responsável”, não confia.

Consegue perceber?

Um exemplo disto é Marta e Maria.

Marta preocupava-se em fazer o melhor. E não é o que pensa fazer hoje? O melhor? Mas Maria, aparentemente, não se preocupou em fazer, mas “fez” o melhor pois optou pelo “melhor”.

E o que é o melhor, hoje? Não fazer nada e não estar “nem aí” para as suas responsabilidades?

Claro que não!

O melhor é confiar, mesmo que, para isto, aparentemente, esteja a ser “irresponsável” aos seus próprios olhos, por achar que as ansiedades, preocupações e inquietações, são sinais de responsabilidade.

Deixe Deus ser participante e agir! Garanto-lhe que isto é muito mais inteligente do que você querer fazer sozinha!

Quem confia, consegue fazer o melhor… Agora, quem desconfia, não o consegue, e, quando tenta, resulta em estragos para a sua saúde física, mental e emocional.

Esta é a “responsabilidade” que quer ter?

Decidir confiar na ação eficaz do “controle” de Deus, isto sim é ser responsável!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

40 comentários

  1. Ola Flávia, eu sempre pensei assim, nada com a força do braço dár certo né, pois quando é na “força do braço” não é para Deus, por isso não dar certo.
    Se faço assim ,Deus não se agrada se eu o sirvo tem de ser com o meu melhor!
    Por isso surge as dúvidas,limitações etc, pois não olha como se fosse para Deus e sim para aquela pessoa.
    Por isso não quero que isso aconteça comigo, pois se viver assim pelo que sinto, serei escrava disso, sempre serei levada por essas tais situações.
    Mas eu matendo uma fé consciente, estarei atenta que quando surgir logo será eliminado tais sentimentos.
    beijinhos 🙂

    Ver mais
  2. Realmente esta é a luta de todos os dias…rs! Não se deixar levar pelo o que é físico, e se dispor ao que é espiritual sem reservas.

    Não é fácil, mas não é impossível!!!

    E é justamente isso que tenho buscado. Nestas ultimas semanas, me foi revelado por Deus que eu vinha me preocupando muito com “tudo”, e o mais importante eu estava deixando por último, MINHA VIDA COM DEUS…

    Agradeço a Deus por me dar mais uma chance de me redimir, e mais que nunca tenho buscado a cada dia uma renovação, me colocando aos pés do Senhor Jesus dia após dia, sendo para Ele oferta de sacrifício diariamente.

    **bjinhos para todas**

    Ver mais
  3. OlÁ, VIVI.
    Quando nos encontramos anciosas pela nossa vida e com os nossos afazeres do dia a dia, estamos mostrando pra DEus que ele não está no controle de tudo, por isso o motivo de não darmos conta das nossas responsabilidades, porquê acabamos de deixar que os nossos sentimentos estejam em alta e a nossa fé fica totalmente limitada por causa das nossas escolhas.O senhor jesus deixa bem claro na sua palavra que não devemos estar anciosos pelo dia de amanhã, porquê o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Esta é uma lição que devemos por em prática todos os dias da nossa vida.

    Ver mais
  4. Sempre trabalhei muito, sem parar, mas via que não conseguia dar conta de tudo, ficava agitada e preocupada, pois surgiam novos afazeres, então compreendi que deveria traçar planos de organização, ver as prioridades, das quais a maior é minha saúde espiritual.
    Coloquei-a como a primeira a ser realizada e passei a ver o desenvolvimento do meu dia. Entendi o segredo:
    “Buscai, antes de tudo, o Seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas.” (Lc 12:31)

    Ver mais
  5. Oi Flavia!
    De fato, ja me peguei tendo o comportamento de Marta, querendo resolver tudo de uma so vez, querendo ser pontual com os meus compromissos, mostrar eficiencia, mas esquecia do principal Pedir ajuda de Deus, contar com Ele, essas minhas atitudes tomadas por impulso apenas mostrava a minha falta de crença no Senhor Jesus, faltava confiança.
    Agora quem esta no comando é Deus, tenho responsabilidades mas nao fico ansiosa ou me questionando como e quando fazer, quando aprendi a Confiar e de fato crer Que Ele é comigo as minhas responsabilidades e afazeres estao sob controle..
    Bjinhus amiga

    Ver mais
  6. quantas vezes eu me vi assim !!!! querendo fazer e resolver tudo querendo manter o controle da situacao para nao ser irresponsavel! mas e ai que ta o ser responsavel nao tem nada a ver com o fazer mas sim em colocar Deus a frente e confiar!
    muitas vezes eu fiz muitas coisas mas nao coloquei DEUS no comando e tudo se foi por agua a baixo e o pior de tudo nao ha resultados pois estava tao inquieta e ansiosa em resolver as coisas que deixava de ouvir os comandos de Deus!
    recentemente tive uma experiencia maravilhosa a respeito desse tema hoje abordado! De uma so vez recebi varias coisas pra fazer e ainda receberia visitas nao sabia o que fazer primeiro, entao respirei fundo e fui falar com Deus pedir a sua direcao expus para ELE a minha situacao e disse que se ElE nao me ajudasse entao tudo seria em vao tudo! entregeui nas maos Dele ergui as mangas e fui !!!!! tudo foi dando certo fui tendo resposta e ideias para resolver as coisas! sei que nem todas consegui resolver mas eu tive a certeza que se aconteceu assim nao e porque nao fiz nada mas sim porque nao foi da vontade do meu Senhor pois era Ele que estava todo tempo comigo no controle de tudo! Gracas a Deus aprendi a licao e sei hoje o segredo para ser realizada tanto dentro como para realizar fora!
    Nao e facil mas quem diria que seria!!!!! SE FORTE E CORAJOSA E SO ISSO !

    BEIJOS DONA VIVI

    Ver mais
1 2 3 4 5 6 7