Confiança ou irresponsabilidade?

Viviane Freitas

  • 25
  • Nov
  • 2012

Confiança ou irresponsabilidade?

  • 25
  • Nov
  • 2012

Sempre temos afazeres e responsabilidade que consomem o nosso tempo e energias…


No nosso dia-a-dia, isto é normal. Porém, sempre queremos ter o domínio de tudo e, quando algo foge ao nosso controle, ficamos ansiosas, preocupadas, inseguras, etc.

Isto também parece normal , mas não é!

Se está no seu controle (força do braço), aí sim, terá muitas razões para se preocupar, mas se a sua fé, faz com que “substitua” este seu “controle”, para que Deus aja, as preocupações são dissipadas.

E porque motivo isto acontece?

Porque se a sua fé está em ação, de forma que a sua capacidade humana deixe de estar no comando, o próprio Deus age, como só Ele pode.

Pare para pensar: Quantas vezes você trabalhou, trabalhou, mostrou-se responsável, mas é como se não tivesse saído do lugar, não fluiu…

Sabe porquê? Porque não houve uma ação de confiança em meio à situação stressante e difícil e, assim sendo, os sentimentos afloraram.

A falta de confiança, ou seja, a irresponsabilidade com a própria fé – que diz ter – mesmo que se assuma como “super responsável”, na realidade torna-a nervosa, desiquilibrada com a saúde, desorientada com o tempo, negligente com o tempo para família, inquieta; com medo de não resolver algo…

As dúvidas predominam, não é verdade?

Agora, responda-me: Isto é confiança ou irresponsabilidade?

Quem confia é responsável, pois faz o que está ao seu alcance e tem certeza que Deus agirá, pois participa a Ele, sobre tudo.
Por outro lado, quem normalmente se esmera na – força do braço – para ser “responsável”, não confia.

Consegue perceber?

Um exemplo disto é Marta e Maria.

Marta preocupava-se em fazer o melhor. E não é o que pensa fazer hoje? O melhor? Mas Maria, aparentemente, não se preocupou em fazer, mas “fez” o melhor pois optou pelo “melhor”.

E o que é o melhor, hoje? Não fazer nada e não estar “nem aí” para as suas responsabilidades?

Claro que não!

O melhor é confiar, mesmo que, para isto, aparentemente, esteja a ser “irresponsável” aos seus próprios olhos, por achar que as ansiedades, preocupações e inquietações, são sinais de responsabilidade.

Deixe Deus ser participante e agir! Garanto-lhe que isto é muito mais inteligente do que você querer fazer sozinha!

Quem confia, consegue fazer o melhor… Agora, quem desconfia, não o consegue, e, quando tenta, resulta em estragos para a sua saúde física, mental e emocional.

Esta é a “responsabilidade” que quer ter?

Decidir confiar na ação eficaz do “controle” de Deus, isto sim é ser responsável!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

40 comentários

  1. Olá Flavia, Quando nos deixamos levar pelos afazeres da vida, automaticamente deixamos de olhar para nosso Grande Amigo que é o nosso Deus.
    Flavia nós podemos fazer muito ou pouco, mas se nesse muito ou pouco, obedecemos a sua voz e colocamos Ele no comando de tudo não existirá frustrações, porque Ele nos mostra o caminho certo e seguro e sem temor do mal, mas quando achamos que podemos fazer algo por nossa força aí quebramos a cara. Eu já fui Marta, mesmo confiando, e o dia passava e ainda com muitos a fazeres. Tenho lutado para ser Maria na totalidade, mas confesso que as vezes deparo com as coisas, mas já sei como dividir as coisas. Quem é o primeiro e quem é o ultimo.
    Bjs.

    Ver mais
  2. Super verdade!!! Eu ja me vi assim, nesta situação e algumas vezes, se eu não prestar atenção, me vejo de novo nela. Então desde que comecei a mudar isso, me tornei melhor e minha vida passou a ter mais qualidade, pois para tudo deve se destinar um tempo determinado. Aprender isso foi e ainda tem sido dificil, mas não maior que meu desejo em persistir…obrigada.

    Ver mais
  3. Quantas não foram as vezes que me senti perdida diante dos afazeres ? Tal como Marta nos consideramos a super mulher e só pensamos em fazer, fazer e fazer…!
    Posso até ser saudável, ágil e dinâmica mas se Deus nao tiver no controle nada flui.
    Por isso logo vem a voz de Deus:minha filha deixa que eu esteja no controle!
    Então eu aprendi que : O mais importante não é fazer e sim ser… E hoje luto com todas as forças não para fazer mas sim para ser!

    Ver mais
  4. Quando eu fico preocupada com as coisas que eu tenho para fazer eu acabo por trocar os valores da minha vida , colocando assim a confiança na força do meu braço, mas é como dar murro em ponta de faca , ou ficar rodando sem sair do lugar.
    Todos os dias EU QUERO ESCOLHER A MELHOR PARTE.

    Ver mais
  5. Ola a todas….

    Essa é uma grande verdade, nós mulheres queremos fazer tudo, estar em todas lugares. Muitas das vezes perdemos a oportunidade de aprender coisas que nos faz crescer com Deus,para dar ouvidos as nossas emoções, no corre corre do dia a dia, é uma grande perda de tempo.
    Eu estava assim, pensando que era o certo, mas o meu Deus me mostrou as verdades que eu precisava enxergar e deixar de lado coisinhas que não tinham muita importância, para volorizar a Ele, estar somente aos seu pés. Isso sim é a melhor escolha

    Ver mais
  6. A partir do momento que confiamos em Deus, e deixamos que ele controle a nossa vida tudo dará certo. Temos que vigiar para não nos tornarmos uma Marta, pois com os afazeres do dia a dia se deixarmos de agir a nossa fé já era!

    Ver mais
1 3 4 5 6 7