Como você reage na prova? Oferece ou retém?

Viviane Freitas

  • 29
  • Mai
  • 2015

Como você reage na prova? Oferece ou retém?

  • 29
  • Mai
  • 2015

Olá a todos os internautas!
É um prazer estar aqui convosco todas as semanas, falando acerca da Palavra de Deus que nos transmite fé; uma fé inteligente que nos faz refletir na nossa vida.

Não é uma “palavra” fútil ou que machuque, mas uma Palavra real, verdadeira e que separa o que é certo e o que é errado.

Acompanhe comigo em Hebreus 11.17:

“Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque…”

Não vou ler o restante do versículo porque este início, para mim, já revela o bastante! Especialmente porque quando eu fui colocada à prova e apercebi-me que estava resistente, pensei para mim mesma:

“Meu Deus, porque é que eu não fui como Abraão? Porque é que quando o Senhor pediu eu não ofereci, eu não me dispus? Porque é que tive medo e fiquei preocupada? Será que eu não sabia quem era o Senhor?”

É verdade, amiga internauta! Por vezes a sua fé está lá em cima … Enquanto outras vezes está lá bem em baixo.

E quando é que isso acontece? Quando permite as circunstâncias manipularem o seu “eu”, sobrepondo-se ao seu objetivo de servir a Deus. E esta situação pode acontecer a qualquer momento!

Veja que as nossas lutas diárias surgem contra a nossa própria vontade, tentando afastar-nos de Deus. Justamente por isso é que ouve falar de “manter a salvação”!

Abraão quando foi posto à prova ofereceu Isaque! Quando somos colocados à prova por Deus e Ele nos pede algo, como reagimos instantaneamente?

Essa é a minha pergunta!

Porque obviamente aconteceu comigo a prova, e depois de um certo tempo eu ofereci… Agora imagine amiga internauta, se Deus chegasse no determinado momento em que eu estava na luta, em “guerra” contra os meus sentimentos… Eu não estava entregue da forma que eu deveria estar, não é verdade?!

Veja que a salvação, a nossa fé, tem que ser continuamente avivada. Devemos vigiar o tempo todo, priorizando a Deus.

Porque quando existe necessidade, algo “gritante” na nossa vida, aí entra a prova: Quem vai priorizar? Deus ou a sua necessidade?

E aí entra quem mais prioriza!

E quando existe uma luta é porque naquele momento está a ser levada pela sua vontade.

E se nós estivermos atentos, disponíveis (não lhe digo que vamos ser perfeitos), mas se estamos vigilantes, como acha que vamos agir?

Vamos oferecer e entregar aquilo que nos custa. É ou não é?!

E é para esse aspeto que eu quero chamar a sua atenção, amiga interrnauta, para que esteja disponível, disposta…

Lembro-me que existe um versículo, a parábola do servo vigilante, em Lucas, que diz o seguinte:

Que quando o Senhor Jesus vem, há aquele servo que abre logo a porta…

E isto refere-se precisamente ao momento em que é colocada à prova, estando imediatamente disponível e atenta a si mesma para resolver tudo o que for necessário.

É esse servo vigilante que tem de ser na fé e concernente a tudo: A filho; marido; necessidades; vontade; vida financeira; seja o que for.

Deve estar disponível a oferecer sempre para Deus. Porque se estiver disponível é porque realmente está a vigiar e a priorizá-Lo.

Minha amiga internauta, isto serve para colocar as suas “barbas de molho”! E eu também!!!!

Porque no respeitante à fé, é algo que temos de exercitar continuamente, pois neste mundo nunca chegamos ao nível de “salvos para sempre”.

Enquanto estivermos nesta vida, vivos, estaremos a combater a cada instante a nossa carne, as nossas necessidades, etc.

E temos que salvar a “nossa pele”, ou seja, a nossa alma a todo o instante.

Assim sendo, quando é colocada em prova, amiga internauta, ofereça e faça-o de coração, não indignada, murmurando ou reclamando, mas de coração alegre, porque Deus merece.

Amiga internauta, eu gostaria de ler o seu comentário!
O que tem a dizer? Como tem sido a sua fé?
Será que quando é colocada à prova, oferece?
Então reflita e escreva aqui no blog para eu saber um pouquinho de si.

Um grande abraço e até para a semana!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

131 comentários

  1. Yes ms Viviane , we must never give in to what we feel , when God is speaking to us . We have to put God first
    above everything else , nothing must be before Him ,
    cause of our sacrifice , this is how we received our
    reward . Thank you , ?

    Ver mais
  2. É verdade, somos colocados à prova em muitos momentos da nossa vida, e tal como a D. Viviane falou, a nossa vigilância tem de ser constante e o nosso objetivo tem de ser sempre priorizar a Deus. A palavra de Deus manda-nos ser sóbrios e vigilantes porque o diabo nosso adversário anda em derredor, e a ordem é para lhe resistir firmes na fé. Resistir é não ceder ao choque (de sentimentos, emoções fortes que nos querem arrastar para a nossa vontade); resistir é opor força à força, isto é, defender-se, lutar contra o conflito de pensamentos que surgem na nossa mente para nos enfraquecer. Por isso é tão importante priorizar-mos a Deus, não só quando vêm os momentos da prova, mas sempre para nos mantermos firmes na Sua presença.
    Obrigada pelas suas palavras que me ajudaram a compreender como é profundo o significado da oferta e da forma como eu reajo nos momentos de prova.

    Ver mais
  3. Olá D Viviane.
    Já passei por muitas provas, graças a Deus, pois cada prova que passo e sou aprovada eu fico mais forte, e principalmente fico a conhecer-me melhor, pois Deus não nos prova além das nossas forças, neste ano estou a ser novamente provada no meu carácter, e isso me está a transformar em alguém que sempre quis ser, tenho a certeza que se Deus me aprovar, terei mais um testemunho a juntar a tantos outros que já tenho, tenho aquela sensação de que esta prova é maior que as outras, mas não é, é apenas diferente.

    Ver mais
  4. Buenas Sra. Vivi, hace poco pase una situación con mi familia y yo no estaba usando mi fe, estaba reteniendo, me estaba dejando llevar por la situación, mas aprendí de ello, me levanté y hable con Dios, y desde entonces pasaron otras situaciones pero ahora estoy ofreciendo para Dios, asumiendo mi fe.

    Ver mais
  5. Muito forte dona Vivi somente quando ficamos na total dependência de Deus podemos manifestar nossa fé, ali Deus vê quem realmente somos se cremos ou não cremos no seu poder pois Ele é fiel justo para os que se lançam e sacrificam com toda sua fé.

    Ver mais
  6. “…quando é colocada em prova, amiga internauta, ofereça e faça-o de coração, não indignada, murmurando ou reclamando, mas de coração alegre, porque Deus merece”
    Me sirvió mucho leer este post. Creo que momento tras momentos, en nuestro día a día, en las simples y complejas cosas estamos ofreciendo a Dios.
    Y cuando llegan las pruebas, no solo debemos actuar de la forma correcta, sino que nuestro interior debe ser aprobado también en ese momento.

    Ver mais
1 16 17 18 19 20 22