Como você reage na prova? Oferece ou retém?

Viviane Freitas

  • 29
  • Mai
  • 2015

Como você reage na prova? Oferece ou retém?

  • 29
  • Mai
  • 2015

Olá a todos os internautas!
É um prazer estar aqui convosco todas as semanas, falando acerca da Palavra de Deus que nos transmite fé; uma fé inteligente que nos faz refletir na nossa vida.

Não é uma “palavra” fútil ou que machuque, mas uma Palavra real, verdadeira e que separa o que é certo e o que é errado.

Acompanhe comigo em Hebreus 11.17:

“Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque…”

Não vou ler o restante do versículo porque este início, para mim, já revela o bastante! Especialmente porque quando eu fui colocada à prova e apercebi-me que estava resistente, pensei para mim mesma:

“Meu Deus, porque é que eu não fui como Abraão? Porque é que quando o Senhor pediu eu não ofereci, eu não me dispus? Porque é que tive medo e fiquei preocupada? Será que eu não sabia quem era o Senhor?”

É verdade, amiga internauta! Por vezes a sua fé está lá em cima … Enquanto outras vezes está lá bem em baixo.

E quando é que isso acontece? Quando permite as circunstâncias manipularem o seu “eu”, sobrepondo-se ao seu objetivo de servir a Deus. E esta situação pode acontecer a qualquer momento!

Veja que as nossas lutas diárias surgem contra a nossa própria vontade, tentando afastar-nos de Deus. Justamente por isso é que ouve falar de “manter a salvação”!

Abraão quando foi posto à prova ofereceu Isaque! Quando somos colocados à prova por Deus e Ele nos pede algo, como reagimos instantaneamente?

Essa é a minha pergunta!

Porque obviamente aconteceu comigo a prova, e depois de um certo tempo eu ofereci… Agora imagine amiga internauta, se Deus chegasse no determinado momento em que eu estava na luta, em “guerra” contra os meus sentimentos… Eu não estava entregue da forma que eu deveria estar, não é verdade?!

Veja que a salvação, a nossa fé, tem que ser continuamente avivada. Devemos vigiar o tempo todo, priorizando a Deus.

Porque quando existe necessidade, algo “gritante” na nossa vida, aí entra a prova: Quem vai priorizar? Deus ou a sua necessidade?

E aí entra quem mais prioriza!

E quando existe uma luta é porque naquele momento está a ser levada pela sua vontade.

E se nós estivermos atentos, disponíveis (não lhe digo que vamos ser perfeitos), mas se estamos vigilantes, como acha que vamos agir?

Vamos oferecer e entregar aquilo que nos custa. É ou não é?!

E é para esse aspeto que eu quero chamar a sua atenção, amiga interrnauta, para que esteja disponível, disposta…

Lembro-me que existe um versículo, a parábola do servo vigilante, em Lucas, que diz o seguinte:

Que quando o Senhor Jesus vem, há aquele servo que abre logo a porta…

E isto refere-se precisamente ao momento em que é colocada à prova, estando imediatamente disponível e atenta a si mesma para resolver tudo o que for necessário.

É esse servo vigilante que tem de ser na fé e concernente a tudo: A filho; marido; necessidades; vontade; vida financeira; seja o que for.

Deve estar disponível a oferecer sempre para Deus. Porque se estiver disponível é porque realmente está a vigiar e a priorizá-Lo.

Minha amiga internauta, isto serve para colocar as suas “barbas de molho”! E eu também!!!!

Porque no respeitante à fé, é algo que temos de exercitar continuamente, pois neste mundo nunca chegamos ao nível de “salvos para sempre”.

Enquanto estivermos nesta vida, vivos, estaremos a combater a cada instante a nossa carne, as nossas necessidades, etc.

E temos que salvar a “nossa pele”, ou seja, a nossa alma a todo o instante.

Assim sendo, quando é colocada em prova, amiga internauta, ofereça e faça-o de coração, não indignada, murmurando ou reclamando, mas de coração alegre, porque Deus merece.

Amiga internauta, eu gostaria de ler o seu comentário!
O que tem a dizer? Como tem sido a sua fé?
Será que quando é colocada à prova, oferece?
Então reflita e escreva aqui no blog para eu saber um pouquinho de si.

Um grande abraço e até para a semana!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

131 comentários

  1. Eu estive na situação em que Deus pediu algo e eu a princípio estava disposta a abrir mão, estava determinada a fazer aquilo que precisava de ser feito e no entanto o que aconteceu é que fui dando ouvidos aos pensamentos e às circunstâncias a que iria ter de enfrentar se o fizesse e dessa forma eu neguei. Mas agora analisando bem, imagino que eu me encontrasse num precipício a ponto de cair e o Senhor Jesus estivesse a me estender a mão para me resgatar, mas as minhas mãos estavam ocupadas com algo que eu não queria abrir mão, e nesse momento eu teria de escolher ou a minha vida salva por Jesus ou a minha morte. No momento eu não pensei desse jeito, mas é algo que devemos pensar, se a cada dia mais e mais não estamos a atrasar a nossa vida salva e nas mãos de Deus, se a nossa desconfiança em Deus não nos tem matado aos poucos.

    Ver mais
  2. Hoje acordei tão indignada com uma situação que estou a passar, na vida financeira, que me apetece arrebentar com tudo, estou extremamente chateada, depois de algumas semanas andar a lutar contra dúvidas, sentimentos, que me estavam a escravizar, esta semana eu estou à prova, literalmente, primeiro a notícia que não tenho trabalho, depois os meus familiares, a querer aborrecer-me com os problemas, criticando a minha fé. Que raiva que eu sinto, mas ao ouvir este audio, eu entendi que devo reagir pela fé e não pelos sentimentos, apesar das circunstâncias, devo oferecer o meu melhor para Deus, mesmo tendo feito uma oração para Deus, cobrando pela solução, mas a verdade sou eu que devo dar, o melhor de mim, em todos os aspectos.

    Ver mais
  3. É verdade dna Vivi .. Eu ja vivi esse momento onde eu fui posta a prova diante diante das circunstâncias e eu não reagi como deveria.. Sabia exatamente quem era Deus mas não estava vigilante em tudo … Com isso eu tenho aprendido a me avaliar e a permanecer entregue .. Porque a entrega me faz totalmente dependente de Deus ,mas permanecer entregue é eu viver toda minha vida em função Dele e isso requer muito além de nós .. Vigilância constante mesmo .. Deus nunca vai dividir o lugar Dele com nada .. O que Ele pede me faz sempre abir mão , não para me deixar em falta de nada mas para eu ser melhor para Ele ..

    Muito obrigada dna Vivi beijinhos

    Ver mais
  4. A maior luta é realmente para vencer o meu eu, ao ouvir o audio de hoje vem exactamente de encontro ao que tenho vindo a meditar esta semana do qual apesar das perguntas que faz me deu muitas respostas. Já me foi muito difícil entregar aquilo que Deus me pedia e muitas vezes até tentava não perceber o que Ele queria que eu sacrifica-se, mas quando eu passo a reparar nos meus erros e que estou a fazer a minha vontade, se houver disposição para mudar a passo a estar vigilante aí começa haver entrega. Através da meditação falava que não é que eu venha a ser perfeita, mas para me manter vigilante é preciso ter esse objectivo e principalmente agradar agradar a Deus, quero dar mais de mim pelo tempo que “perdi” preocupada com o meu eu com o sentimento, e que quando colocada à prova estes obstáculos falavam mais alto, hoje estou susceptível à Sua voz.

    Ver mais
  5. Bom dia dona Viviane. .. Fui colocada à prova e retive. Mas como não posso me esconder de Deus, Ele enviou alguém para me dizer a verdade sobre isso. Reter para Deus fez-me parar de desenvolver, ficar ansiosa (porque sabia que estava a desagradar-Lo). No fundo eu pensava que o que Deus né pede é injusto, na minha mente pensava – Abraão tinha Isaac uma prova viva que da promessa de Deus porquê que Ele duvidaria? Mas eu não tenho nada! Em quê vou apoiar a minha fé? O que vai me garantir o meu amanhã?

    Foi aí que com a fé inteligente eu respondi a mim mesma – a tua garantia é a tua fé e confiança em Deus. Isso basta para construíres um futuro que Glorifique a Deus.

    Ver mais
  6. Ola querida Vivi sabe após eu escutar esse áudio eu mi vi assim, e é algo que eu estou em busca para mudar, pois são muitas as vezes que eu reagia de maneira insegura,com medo e preocupada quando estava diante de uma situação, é como a senhora falou, e eu vi que não estava exercer a minha fé e a vigiar-me naquele momento, então esse audio veio ajudar ainda mais de como eu devo priorizar a Deus a sua palavra e não para a situação. Obrigada D.Vivi:)

    Ver mais
1 2 3 22