A vida de Jacó – 15º dia

Viviane Freitas

  • 9
  • Jul
  • 2013

A vida de Jacó – 15º dia

  • 9
  • Jul
  • 2013

Olá! Estamos no 15º Dia em que falamos sobre a vida de Jacó.

“… ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia.
Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem.”
(Gn.32:24,25)

15º Dia – A força do objetivo

Apenas ficamos a sós, quando temos um objetivo e uma luta a travar.
E não é diferente ao lutar pelos nossos direitos, sobretudo pela mudança de identidade. Se cremos nesta Palavra, naquilo que está escrito, lutamos para que a mesma se torne viva em nós.

Jacó não queria mais “conversa fiada”! Ele estava pronto para atacar e resolver essa questão.

Isto faz-me lembrar de todas as vezes que eu estava definida na minha fé; quando não “via” mais ninguém. Saía do ambiente de apoio, largava tudo o que estava acostumada a fazer, ficando a sós com Deus. Falava definida com Ele, em função da minha visão e objetivo.

E foi o que Jacó fez… Ficou só, para resolver a sua questão. E, nesse momento, não um homem ou um anjo, mas Deus lhe apareceu!

Quando está ocupada, não tem tempo para nada, está a fazer mil e uma coisas ao mesmo tempo, ao ponto da sua meta e dos seus objetivos ficarem desfocados, falta-lhe a força, e passa a agir em função da rotina. Não se firma em um só objetivo, ou até o faz, mas não em algo que lhe trará o resultado esperado.

Jacó estava definido por um resultado que desejava: Ser a própria bênção, à semelhança de Abraão. E, assim, lutou com Deus!
Não foi por acaso que Deus lhe apareceu, mas porque há muito que ele não aguentava a sua identidade.

E há pessoas que nos ouvem que, aparentemente, estão a lutar com Deus, mas, no fundo, vivem na mesmice. Não estão a sós… Inclusive, quando fazem algo, supostamente para Deus, referem-no publicamente.
Não vemos Jacó a dizer à sua família que queria ficar sozinho, pois tinha algo para falar com Deus. Não! Trata-se de um objetivo pessoal; algo silencioso.

Quando realmente temos um objetivo na nossa vida, não professamos ou dizemos a todos o que vamos fazer. Mas é uma revolta tão grande, que largamos todo o apoio que temos e partimos para a “luta”!

Nem Deus poderia travar o objetivo de Jacó, pois a sua fé não se apoiava em circunstâncias ou palavras.
Quando a pessoa se “enxerga” e tem consciência do seu próprio erro e pecado, e quer a mudança, faz de tudo por esta crença.

Ficou aqui evidente que Deus, tendo todo o poder para nos exterminar, não o pode fazer quando há crença, entrega, e uma luta verdadeira. Quando são reveladas atitudes, sem qualquer outro tipo de apoio.

O sacrifício não é apenas entregar algo de que se gosta, mas tirar o “chão dos pés”; o que garante o nosso futuro.
Se entrego algo que realmente materializa a minha crença, Deus fica impossibilitado de não me abençoar, pela minha força, pois quem tem um objetivo, tem FORÇA!

Até amanhã…

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

46 comentários

  1. Olá !
    O objetivo , isso é muito forte , quando quero chegar a algum lugar e ter sucesso preciso usar toda a minha força , nesta hora é que defino quem Sou Eu , quando Jacó parou de fugir e enfrentou a situação agarrando-se a Deus conseguiu mudar de nome ( alcançou o objetivo), quantas vezes deixei de perseguir um obejtivo por me apegar as minhas condições, por isso não prevaleci , assim acontece toda vez que me deixo levar por circunstâncias e não pela fé inteligente .
    Obrigada por me ensinar a se agarrar a Deus, o fato de se dedicar a nos levar a pensar faz toda a diferença , pois o que professamos não é religião mas Vida.

    Ver mais
  2. – Bom dia Dona Viviane, realmente quando nos temos algo que soubemos que temos que mudar e deixamos o nosso eu falar mais alto, nada estamos a fazer. Eu nestes dias tenho visto mudanças em mim e tenho deixado de ser Jacó.
    – Porque as atitudes erradas não nos deixa atingir os nossos objectivos, mas sei que eu vou atingir a minha meta.

    Ver mais
  3. Pois e´isso mesmo quando estou bem defenida tenho que lutar com Deus e,so eu e o próprio Deus e tenho a certeza que estou fazendo a coisa certa não tem como Ele não me abençoar bom dia Deus vos abençoe Funchal 1

    Ver mais
  4. Olá D. Viviane,
    Nesta Fogueira Santa estou nesse espirito: provocar um encontro a sós com Deus. Eu não posso ficar à espera dessa oportunidade, vou cria-la eu mesmo.
    Assim como Jacó ele não ficou à espera, ele colocou-se a sós de propósito.

    Ver mais
  5. Assim como Jacó, o sacrifício que ele fez foi uma coisa pessoal, só entre ele e Deus. Não devemos incluir mais ninguém no nosso objetivo.

    Ver mais
  6. Bom dia,

    Quando a pessoa é indefinida ela se ocupa com os afazeres, e não usa o tempo dela com aquilo que a edifica,com aquilo que traz proveito. Falo isso com experiência própria. Então eu fazia,fazia,e fazia mais na verdade nada aparecia, pois a indefinição estava dentro de mim.
    É marvilhoso quando reconheço as minhas falhas, pois assim o meu escape não é o que eu faço e sim atitude de lutar com Deus. E a experiência entra logo em evidência.

    Quando estamos definidas em busca de algo, a nossa atitude não impossibilita de Deus nos abençoar, isso é muito forte, só quem fica só com Deus, quem tem intimidade com Ele é que sabe.

    Um forte abraço!!!

    Ver mais
1 2 3 4 8