A VERDADE – Episódio 97: A verdade do pedido e o orgulho

Viviane Freitas

  • 21
  • Jun
  • 2023

A VERDADE – Episódio 97 : A verdade do pedido e o orgulho

  • 21
  • Jun
  • 2023

O ser humano, por sua natureza, resiste a muitas verdades. Porque a verdade aponta a justiça, ainda que contrarie a vontade do ser humano. E há aqueles que quando recebem a verdade, resistem por um tempo, mas não por todo o tempo, e depois reconhecem as suas falhas e permitem a ação de Deus.

Bem, falamos dos seres humanos, mas e Deus? Será que Ele resiste a alguém? Quando a pessoa passa por alguma dificuldade, tribulação ou perda, existe uma grande necessidade de ela ser atendida naquele momento, e é justamente aí que vemos a ação de quem é quem.

Muitos estão vestidos do lado de fora como alguém que serve a Deus, mas nessas horas de tribulação é que vem a proposta de querer impor a sua própria vontade diante da dor que estão vivendo, e aí agem como nunca imaginaram: falando contra a autoridade de Deus, tendo maus olhos para com o próximo, questionando Deus por aquilo que está vivendo…

E no particular da sua alma, a pessoa conversa consigo mesma. Ela pode ouvir o que for do lado de fora, mas não recebe, porque ela tem a sua própria crença. E aquilo que você anda pensando é a ideia que você alimenta, é para onde você vai, é para onde você caminha, e é aquilo que você escolhe crer.

Ainda que você ouça a Palavra de Deus, ela fica do lado de fora.

Veja o que a Bíblia diz:

“Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.” Tiago 4:3

Existe um pedido mau que eu possa fazer? Sim! Quando esse pedido é para inclinar-se apenas à minha vontade, e não ao que é certo, justo, fiel…

Quando você se inclina à sua própria vontade, independentemente da justiça, você está pedindo o mal, você está querendo o mal. E é por isso que a Bíblia fala:

“Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” Tiago 4:4

É exatamente isso que acontece!

Quando você não aceita a Palavra de Deus existe um motivo. E qual é o motivo? É o que você vem alimentando na sua cabeça, na sua mente, é daquilo de que você é amigo. Você é amigo da infidelidade? Você é amigo da pessoa que não cumpre com a sua palavra diante de Deus? Você é amigo da pessoa que mente? Você não vê nenhum problema da pessoa dizer para Deus muitas coisas, inclusive ensinar sobre aquilo, mas na realidade ser outra pessoa? Você é amigo dessa pessoa?

A amizade deste mundo é inimizade contra Deus.

E isso pode acontecer com qualquer pessoa! Pode ser uma pessoa que prega a Palavra, pode ser uma pessoa que evangeliza, pode ser qualquer pessoa, na condição que ela estiver, mas se ela quiser ser amiga do mundo, ou seja, se quiser compactuar com o que é mau, e você aceitar, então você se constitui inimigo de Deus.

E quem faz isso ouvindo a verdade, sabendo da justiça, está adulterando com o que disse para Deus no seu particular.

Muitas pessoas jogam palavras para Deus, falam muitas coisas bonitas para Deus: “Eu quero Te servir onde quer que o Senhor me envie…”, mas quando vêm as situações, as provas, elas querem impor a sua própria vontade.

É muito sério o que o nosso comportamento diz sobre nós, diante daquilo que escolhemos viver. E é tão sério que isso implica uma decisão para onde você vai.

Saiba que a escolha que você decidir servir é a que você crê. E a que você escolher servir é quem você ditará como o Senhor da sua vida.

A Bíblia diz o seguinte:

“Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?” Tiago 4:5

Ou seja, você tem sido cuidado pela Palavra de Deus, você não é neófito, você tem tido a oportunidade de ler, de meditar, de ser ensinado, existe uma igreja uma igreja que cuida, que ensina, que orienta, mas você nega tudo aquilo que Deus tem falado.

Você não vê o zelo do próprio Deus em cuidar da sua alma?

Deus tem ciúmes! Veja que antes Ele dá a maior graça, ou seja, o ciúme que Ele tem é porque a pessoa está desvalorizando a verdade, desvalorizando a justiça, o certo, o que é puro.

Deus dá a Sua graça, ou seja, dá oportunidade, dá tempo, mas escute o que eu estou lhe dizendo:

“Antes, Ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” Tiago 4:6

Deus não tolera o seu orgulho.

Quando você tem perdas, quando você tem dores, tribulações, é aí que você revela sobre si mesmo, sobre o que está dentro de você.

Sabe, eu passei por uma perda muito grande, e eu lembro que, àquela altura, eu estava bem alterada. O meu espírito estava alterado. Eu estava revoltada, malcriada com Deus. Mas como diz aqui a Bíblia: “Deus dá a maior graça”, e o que é essa maior graça? É o tempo! Tempo para eu avaliar, raciocinar, para eu não ceder às minhas emoções, para eu conferir.

Agora, imagina, mesmo diante dos sinais, dos conflitos, eu não vou usar a minha mente com a justiça, com o que é certo? Ah, se eu não uso, então é porque eu não quero a verdade, e sou orgulhosa.

Mas, graças a Deus, naquela época, Deus me quebrou e Ele tem me quebrado ao longo da vida, de acordo com as coisas que Ele me tem feito ver a meu respeito.

E você que conhece a verdade, fala da verdade, é um obreiro, uma obreira, talvez um pastor, uma esposa de pastor, mas a verdade, a Palavra de Deus nunca chega até você, então, o que isso está dizendo sobre você? Será que não é orgulho? Será que tudo que você vive é uma perfeição? Não!

Você não é um anjo, nem eu. Nós somos falhos, pecadores. Existe aquele pecador que peca sabendo, e existe aquele pecador inconsciente do que está fazendo.

A graça de Deus é dar tempo, mas Ele não vai dar graça aos soberbos, Ele resiste aos soberbos, e dá graça aos humildes.

Todo mundo pensa assim: “O amor de Deus é assim… Ele dá graça. Você pode pecar à vontade, que Deus é misericordioso e vai te perdoar…” Não! Se você está errando, deliberadamente, você está consciente de que está errando.

Você sabe da verdade, você tem a opção de se corrigir e você não quer se corrigir. Você quer escolher o lado mau, você quer ser amigo do mal, você defende a mentira, a injustiça, então você está sendo o quê? Soberbo, orgulhoso.

Agora quando você diz assim: “Não, eu não vou defender o mal, ainda que eu goste dessa pessoa, eu amo essa pessoa, mas ela está compactuando com a mentira, com a falta de temor para com Deus, ela não foi fiel com Deus na sua palavra, então eu não vou me aliar a esta pessoa, eu vou perder, eu vou sentir dor, mas eu vou me aliar a Deus”. Esses sim são amigos de Deus!

Será que você tem sido amigo de Deus?

#BlogVivianeFreitas#ProgramaTardeMusical#Verdade#RedeAleluia#Mulher#viralreels#viralpost#Instagood#viral#Family#Faith#Pedido#Orgulho

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*