A COBIÇA – Episódio 3:  Não entende e nem se lembra

Viviane Freitas

  • 11
  • Ago
  • 2023

A COBIÇA – Episódio 3 :  Não entende e nem se lembra

  • 11
  • Ago
  • 2023

Você já teve algum desejo insistente na sua vida, que fez você pensar naquilo, viver por aquilo, ou seja, não ver mais nada na sua frente a não ser aquele desejo cumprido na sua vida?

Pois é, nós vamos abordar sobre isso aqui nessa nova série #Cobiça. Para que você possa entender que nós seres humanos somos muito falhos, que pecamos, às vezes, inconsciente ou conscientemente, depende de como estamos agindo conosco.

Bem, se você é o tipo de pessoa que pensa que nunca peca, então, provavelmente você não tem se observado.

A Bíblia diz o seguinte:

“Nós pecamos como os nossos pais, cometemos a iniquidade, andamos perversamente.” Salmos 106:6

Se você se vê assim como esse salmista diz, então você tem entendido o que é o pecado.

Existe o pecado que é errar o alvo.

Existe a iniquidade que é planejar para cometer algo errado.

E existe aquilo que você anda, insiste em fazer, como andar perversamente, ou seja, andar de forma ignorante, com raiva, com ódio, com fofoca, enfim, coisas que todo mundo sabe que faz mal.

Todos os seres humanos cometem pecado, mas onde está o problema? O problema é insistir no erro. Por exemplo, a iniquidade é planejar, então é uma coisa calculada, é uma coisa mais grave ainda. Andar perversamente é você perceber que você tem atitudes insistentes que fazem mal a você e ao próximo.

E existem os pecados que estão dentro da pessoa, por exemplo, a mágoa, o pecado da inveja, que acontece dentro da pessoa, e também é algo perverso.

Bem, a Bíblia continua falando assim:

“Nossos pais não entenderam as tuas maravilhas no Egito…” Salmos 106:7

Ou seja, Deus fez e faz coisas maravilhosas, até mesmo com pessoas que ainda não O entenderam. Deus mostra o Seu poder às pessoas, mas por elas estarem tão focadas no seu desejo, na sua cobiça, na sua vontade, elas não entendem Deus.

Você já deve ter reparado que quando alguém não te entende, irrita, não é verdade? Pois é! Agora, imagina quando Deus mostra as Suas maravilhas e você só tem olhos para tirar vantagem, tirar de Deus o Seu poder e mais nada. Só usá-Lo. E é isso que faz a cobiça.

A cobiça faz você, como ser humano, não entender Deus. Você quer, por exemplo, um trabalho e você só pensa no trabalho. Você quer o dinheiro, o sucesso, a fama, a carreira, o diploma e você não vê mais nada. Você vive em função disso que tanto deseja, que tanto te preocupa. Então, quando você age assim, naturalmente você não presta atenção em Deus, porque você está olhando para algo. Observe:

“… não se lembraram da multidão das Tuas misericórdias…” Salmos 106:7

A pessoa que tem cobiça não entende, não se lembra da multidão das misericórdias de Deus, sabe por quê? Porque não chama atenção o fato de Deus perdoar. Ela está focada tanto naquilo que lhe interessa, que não consegue se lembrar das misericórdias. Ou seja, você não merecia algo de Deus e você se esquece de que você não merecia mais nada dEle, porque você está tão voltada àquilo que deseja que você não se dá conta do que está fazendo consigo e com Deus.

“… antes O provocaram no mar, sim no Mar Vermelho.” Salmos 106:7

Onde Deus fez tantas maravilhas ao Seu povo, mas esse povo continuava com seus olhos voltados à cobiça. E é isso que eu quero que você preste atenção.

Talvez você esteja aí preocupado com tantas coisas, mas, afinal, não será isso uma cobiça?

A cobiça é você focar naquilo que não é o mais importante. A cobiça é para si, é para a sua vaidade, para a sua glória, e não para a sua salvação.

Já pensou você não entender alguém e não se lembrar da multidão das misericórdias que esse alguém lhe deu? Você sabe que misericórdia é compaixão, é você não merecer e alcançar algo daquela pessoa. Quantas pessoas estão fazendo isso com Deus? Quantas pessoas estão voltadas à sua própria vida? E como é que vai relacionar-se com Deus dessa forma? Como você será um dia é batizado com o Espírito Santo, quando você caminha voltado para os seus interesses?

Observe Deus:

“Não obstante, Ele os salvou por amor do Seu Nome, para fazer conhecido o Seu Poder.” Salmos 106:8

Deus estava manifestando o Seu poder, conquistando, ensinando o povo a olhar para Ele a fim de vê-Lo como Salvador, não apenas das coisas físicas deste mundo, mas principalmente da sua própria alma.

“Repreendeu, também, o Mar Vermelho, e este se secou, e os fez caminhar pelos abismos como pelo deserto.” Salmos 106:9

Você se lembra de quando você estava em um momento difícil, em uma maneira, um lugar sem saída, como no deserto, diante do Mar Vermelho?

Quando aquele povo estava diante do Mar Vermelho, Deus abriu e fez as pessoas caminharem em terra seca, ou seja, secou, fez uma parede de ambos os lados de água, levantou aquelas águas, e deixou o Seu povo caminhar por aquele abismo como pelo deserto. Ou seja, Deus deu a saída.

“E os livrou da mão daquele que os odiava, e os remiu da mão do inimigo.” Salmos 106:10

Será que você tem observado o testemunho de Deus?

Porque a cobiça não deixa a pessoa entender e nem se lembrar da multidão das misericórdias de Deus.

Pense sobre isso e faça a escolha de servir a Deus mais do que a si mesmo, porque enquanto você serve a si mesmo, você faz mal a si mesmo, você se torna uma pessoa egocêntrica, uma pessoa cega e surda para a vida eterna.

#BlogVivianeFreitas#ProgramaTardeMusical#Cobiça#Verdade#RedeAleluia#Mulher#viralreels#viralpost#Instagood#viral#Family#Faith#Ambição

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*