A COBIÇA – Episódio 2:  Como começa a cobiça

Viviane Freitas

  • 31
  • Jul
  • 2023

A COBIÇA – Episódio 2 :  Como começa a cobiça

  • 31
  • Jul
  • 2023

A cobiça é algo tão sútil que muitas pessoas não percebem que se deixam levar por elas. Ela começa de uma forma, de uma maneira de ouvir, e depois de ver. Ou seja, toma conhecimento que aguça uma curiosidade através do que se ouve falar.

Vamos saber como a cobiça começa, vamos entender de forma bíblica:

“Ora, a serpente era mais astuta que todos os animais do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?” Gênesis 3:1

Observe que a serpente era a mais astuta de todos os animais que havia ali no campo, e foi esta serpente que o diabo usou para trazer uma ideia. Veja como ele fala: “Não comereis de toda a árvore do jardim?”

Sondando… “Vamos ver como Eva vai responder, o que ela vai me dizer em troca dessa maneira de eu falar…”

“E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,

Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.” Gênesis 3:2,3

Ou seja, Eva começou a falar com a serpente. E falar que de todas as árvores do jardim podia comer, menos da árvore do meio do jardim. E ela disse como Deus havia falado, que não poderia comer nem tocar porque poderia morrer.

“Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.” Gênesis 3:4

Sempre que você olha para algo, se você viu que não pode, aquilo não aguça o seu interesse, mas quando vem com uma ideia, uma sugestão, isso modifica a forma como você olha. Esse proibido aí é curioso, é interessante, e é isso que o mal faz.

Veja que a serpente, usada pelo mal, falou “certamente, não morrereis”. Ou seja, ela mudou a forma que Deus havia falado, que se tocasse, se comesse, morreriam, assim havia dito Deus para eles.

Então a serpente continua falando:

“Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.” Gênesis 3:5

Observe a forma que o diabo trata você, a sua mente, para olhar algo para querer aquilo. O diabo estava trazendo uma ideia, trazendo uma forma de ver interessante para Eva.

“E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer…” Gênesis 3:6

Antes, ela não tinha visto isso, mas agora aquela ideia, aquele pensamento que o diabo trouxe, fez com que ela olhasse para aquela árvore com interesse. Ela viu aquela árvore que era boa para se comer, por quê? Porque ia abrir os olhos deles. Era assim que a serpente havia colocado para Eva, distorcendo o que Deus havia falado: “Olha, não vai ser assim, você vai ser como Deus, você vai olhar como Deus, você vai tomar conhecimento tanto do bem quanto do mal.”

“E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” Gênesis 3:6

De forma sutil, quantas informações você tem tido? Quantas coisas tem aguçado a sua curiosidade? Às vezes, um filme pornográfico, uma cena na televisão, um comercial mostrando alguma coisa, uma imagem repetidamente em vários filmes… de certa forma, o diabo vai falando com você, para que você

veja aquilo que não deveria, para você querer, para você ver como algo bom, agradável, que vai te fazer mais experiente… que você vai experimentar algo muito além daquilo que você já experimentou. E muitas pessoas estão hoje na rua da amargura por conta dessa cobiça.

Estava pensando, quando eu era criança, eu não sabia o que era feio, o que era bonito, para mim tudo era normal, era o que tinha que ser. Eu não me julgava feia, eu não me julgava que tinha algum defeito, enfim, mas ao crescer, a gente acaba ouvindo coisas de amiguinhos e amiguinhas na escola.

E um dia, a minha irmã falou para mim: “Vi, olha só, as nossas perninhas são tão magrinhas. Bonito é ter uma perna torneada…”. Então, quando ela falou isso, eu, como criança, passei a olhar minha perna e achar feia.

Olha só, uma informação fez com que eu julgasse a minha perna feia, até então ela era normal, não tinha nem o que era feio e nem que era bonito. Por quê? Porque eu não tinha conhecimento de nada. Mas ao passar a ver e ouvir as ideias que o mundo traz, então, você passa a ver o que é feio, o que é bonito aos olhos do que você ouve falar.

Foi isso que aconteceu com Eva.

Ela que antes não via nada, não via aquela árvore atrativa, porque não deveria tocar nem comer do seu fruto, passou a olhar diferente para aquela árvore, depois que a serpente, usada pelo diabo, trouxe a ideia de que ela seria como Deus, que os olhos dela iriam se abrir e ela ia saber tanto o bem quanto o mal, como Deus sabe.

E a partir dali “… viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos …” Gênesis 3:6

O que você está vendo, atualmente, como algo bom, agradável aos seus olhos?

Quem sabe, de repente, você está sendo seduzido com uma ideia, com um pensamento de algo que vai lhe fazer bem, que você vai conhecer algo melhor do que você está atualmente.

E olha que interessante o que a cobiça faz: Você está bem. Você tem o suficiente. Eva tinha o suficiente, todas as árvores ela podia comer, exceto uma. Mas a partir de uma ideia, ela começou ver que todas as demais árvores não eram suficientes, tanto quanto aquela no meio do jardim, que era proibida.

“E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus…” Gênesis 3:6,7

Olha, nem isso eles tinham percebido, que estavam nus, mas agora, com o pecado da desobediência, passaram a ver diferente. E é exatamente o que acontece com você e comigo, quando nos deixamos ser envolvidos com uma ideia que você deve querer, uma ideia que diz assim: “aquilo que é bom, o que você tem não é o suficiente. Aquilo ali que é agradável, aquilo ali que vai te dar algo que você vai experimentar, algo muito maior do que você tem experimentado até então”.

Ou seja, a cobiça sempre incita o ser humano a querer algo que não precisa, que não tem necessidade, é querer algo que não deve querer.

Quantas vezes você comprou por impulso?

Quantas vezes você se envolveu num assunto, se vestiu, viajou por causa de uma cobiça?

O que você tem ouvido? As amizades que você tem se envolvido, a televisão, a mídia, as informações? Quantas pessoas ouvem falar até mal da Igreja Universal do Reino de Deus, e estão com preconceitos por causa de uma ideia, um pensamento, justamente para que passe a olhar mal para não se aproximar, não ir à Igreja Universal.

Há tantas outras formas do diabo trabalhar, mas o que ele quer é que você cobice, ele faz você cobiçar, ele te seduz, e o que ele quer é que você não ouça, que você não faça caso, como fez a própria serpente que disse: “ah, não é bem assim…” E distorceu o que Deus falou!

Quantas notícias tem distorcido a verdade. Você tem que usar o seu raciocínio e comparar a sua vida com a Palavra de Deus.

A Palavra de Deus mostra o que é certo, o caminho, a verdade, a vida. Mas muitas pessoas têm sido atraídas pelo que o mundo dita e tem vivido horrores na vida.

Quantas pessoas estão complexadas por causa de notícias, de uma ideia e tem complexo de inferioridade? Porque o mundo dita certas belezas, e você sabe que o que é bonito para mim, às vezes, não é bonito para você. Ou seja, cada um tem um gosto. Mas o mundo dita formas, ideias, para que você se encaixe, se enquadre da forma que eles querem. E na verdade, muita das vezes isso é para manipular a sua mente. E você não pode deixar isso acontecer.

Normalmente, a pessoa que ouve essas notícias, essas ideias, esses pensamentos, também acabam seduzindo outras pessoas a terem a mesma ideia. Por isso, você deve balancear muito o que você ouve e se atentar primeiro para o que a Palavra de Deus aponta para você.

Deus fala o quê? É isso que você tem que fazer, é isso que você tem que dar ouvido, é isso que você tem que colocar atenção e raciocinar!

#BlogVivianeFreitas#ProgramaTardeMusical#Cobiça#Verdade#RedeAleluia#Mulher#viralreels#viralpost#Instagood#viral#Family#Faith#Desejos#Ambição


Deprecated: file_exists(): Passing null to parameter #1 ($filename) of type string is deprecated in /var/www/html/vivianefreitas.com/wp-includes/comment-template.php on line 1616

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*