102 – Como você anda: orientado ou perdido?

Viviane Freitas

  • 19
  • Fev
  • 2024

102 – Como você anda : orientado ou perdido?

  • 19
  • Fev
  • 2024

Nós precisamos de direção, há momentos em que ficamos em dúvida para onde devemos ir ou qual decisão tomar. Às vezes, não sabemos lidar com um problema e ficamos desorientados, mas Deus não tem essa falta de orientação, porque Ele é a própria sabedoria.

Na época de Jesus, Lázaro estava enfermo, e Marta e Maria enviaram um recado para o Senhor Jesus que aquele a quem Ele amava estava doente.

“Quando ouviu, pois, que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde estava. Então, depois disto, disse aos Seus discípulos: Vamos outra vez para a Judeia. Disseram-lhe os discípulos: Rabi, ainda agora os judeus procuravam apedrejar-te, e tornas para lá? Jesus respondeu: Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; Mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz.” João 11:6-10

Nós, como seres humanos, precisamos desta luz. A Luz que se refere é Jesus, desde o princípio, o livro de João fala sobre essa Luz, que o Senhor Jesus é a Luz dos homens, é Ele quem nos dá a direção, sem Ele ficamos perdidos.

Mas, diante de uma situação complicada, uma enfermidade, que a família de Marta e Maria estava enfrentando, como elas viam as coisas? Como os discípulos viam as coisas?

Bem, os discípulos estavam preocupados, porque Jesus disse que ia voltar para a Judeia, justamente onde Ele havia passado uma situação desagradável com os judeus que queriam apedrejá-lo.

E Jesus respondeu, mas não sei se os discípulos entenderam, assim como eu tive que ler, e perguntar: o que Jesus está falando aqui? Se você não perguntar, se você não se interessar quando você lê a Bíblia, você não vai insistir em procurar, em buscar, você vai ficar desorientado. Quando nos interessamos, nós procuramos!

“Jesus respondeu: Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo” João 11:9

Aí está o segredo!

Diante do problema, aqueles que aceitam andar na Luz, que é Jesus, que aceitam se refugiar nEle, então não vão tropeçar, não vão ficar desesperados, não vão ficar preocupados com o dia de amanhã. Mas se andarem de noite, vão tropeçar, porque neles não há Luz.

Então, esse andar de noite, tropeçar, é justamente porque a pessoa não está sendo guiada pelo Espírito Santo, que é o Espírito de Jesus.

Se você não está sendo guiado pelo Espírito Santo, por Jesus, que é a Luz, você está em dúvida, está preocupado, com medo.

E a pergunta que eu faço é: você está andando na Luz ou nas trevas?

É importante você conferir quais são as suas reações diante do problema, diante da situação. Você anda orientado ou perdido?

Às vezes, vem a dúvida, eu sei disso porque também sou ser humano, eu não tenho a resposta para tudo na vida, nem mesmo para tudo o que eu tenho que fazer, mas aí é que está o segredo.

O segredo está na dependência da Luz!

E quem escolhe a Luz, que é Jesus, é aquele que depende dEle, que pede ajuda, que usa a fé para Deus, para que Jesus participe das suas decisões, ou seja, que Ele guie, oriente.

E esse segredo de depender do Senhor Jesus, quando você ora, quando você fala com Ele, quando você pensa nas coisas dEle, os pensamentos dEle, você está procurando o Guia que é Jesus, que é a pureza, que é a verdade.

Então, se você anda na Luz, se depende desta Luz, você não vai tropeçar, porque você vê a Luz deste mundo, você vê Jesus, você ouve a Voz dEle e aceita.

Mas se você anda de noite, quer dizer, independente do Senhor Jesus, então vai tropeçar. E essa opção nos é dada todos os dias, sou eu quem escolho todos os dias se vou depender do Senhor Jesus ou ser independente.

Então, é necessário que todos nós dependamos do Senhor Jesus. Como? Pedindo, mostrando essa necessidade de aguardar a orientação dEle, porque quando Ele orienta há uma certeza, não tropeçamos.

No caso dos discípulos, eles foram orientados pelos sentidos, e estavam com medo, e mesmo andando com o Senhor Jesus, eles não estavam dependendo de Jesus, eles não estavam confiantes em Jesus.

Talvez esse seja o seu caso, você vai à igreja, você ora, você lê a Bíblia, você manifesta a fé para algumas coisas na sua vida, mas você é independente do Senhor Jesus.

E é por isso você anda sempre inseguro, aí está o motivo, a raiz da sua insegurança. Porque você só depende de si próprio e não de Deus.

Por isso é importante procurarmos saber qual é a vontade de Deus, a Sua orientação para a nossa vida.

Compartilhe mais um episódio da Série “Quem é Deus? Quem é você?”

#BlogVivianeFreitas#ProgramaTardeMusical#QueméDeus#Quemévocê#Verdade#RedeAleluia#spotify#Jesus#Deusmeama

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*