103 – Qual a diferença do Altar e do átrio?

Viviane Freitas

  • 20
  • Fev
  • 2024

103 – Qual a diferença do Altar e do átrio?

  • 20
  • Fev
  • 2024
https://open.spotify.com/episode/0ZOX5fIxyUomTvEnTgE6uz?si=524a028163414fc5

Hoje vamos falar da diferença daqueles que servem a Deus no Altar e daqueles que servem a Deus no átrio. Vamos entender uma coisa interessante, Deus não muda, você e eu somos falhos, pecadores, vulneráveis às circunstâncias, nós precisamos perseverar para sermos constantes, porém, Deus não! Deus já é constante, por isso Ele diz “Eu Sou”. Ninguém é, só Ele!

A pessoa que serve a Deus, que tem os seus pensamentos em Deus, ela se envolve com as coisas de Deus, e não fica indiferente, não fica só recebendo a Palavra de Deus para resolver os seus problemas pessoais.

Mas aquela que serve a Deus por um período, e se divide com a família, com os seus sonhos pessoais, ela tem uma diferença enorme daquela que serve a Deus com toda a sua vida, completamente, pois para esta todas as outras áreas da sua vida estão sujeitas primeiro a servir a Deus.

Veja o que aconteceu nesta passagem, que mostra que Lázaro estava enfermo, e Jesus esperou dois dias para ir até ele. As suas irmãs enviaram recado para Jesus para solucionar esse problema, aí Jesus falou assim, depois de demorar dois dias:

“Assim falou; e depois disso disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono.” João 11:11-13

Os discípulos levavam tudo ao pé da letra, pois eles ainda não eram batizados com Espírito Santo.

“Então pois, Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto; E folgo, por amor de vós, de que Eu lá não estivesse, para que acrediteis; mas vamos ter com ele.” João 11:14-15

Aqueles que servem a Deus, que estão envolvidos na Obra de Deus, fazem tempo

para estarem ligados com Deus, ainda que sejam infantis, que não tenham amadurecido, que ainda tenham muito para desenvolver, eles têm essa proteção de não estarem envolvidos com a família, com seus problemas pessoais, porque estão ligados à Obra de Deus.

E aí entra a diferença enorme, que muitos de vocês que não se envolvem com a Obra de Deus, mas se envolve somente com o seu mundo, a sua família, os seus sonhos, seus problemas pessoais, como o seu problema econômico, saúde, enfim, você é mais vulnerável a ficar fragilizado, porque você serve mais tempo ao seu mundo. Não é que você esteja errado em ter o seu mundo, você pode trabalhar para si, ter tempo para a sua família, ter tempo para viajar (coisas que os que estão servindo no Altar não têm), mas você fica mais vulnerável porque você vive mais para si.

Porém, existem aqueles que estão vivendo assim, mas eles ocupam-se em servir a Deus, e a sua mente também. Então, esses são mais protegidos.

Eu sirvo a Deus no Altar, mas eu também posso servir a Deus no átrio, estando no Altar. Como assim? Quando eu começo a servir aos meus caprichos, às minhas necessidades.

Por exemplo, eu sou uma pessoa que tem um corpo como você, eu preciso me exercitar, me alimentar, dormir. Mas se por causa dessa necessidade, eu priorizar mais a minha saúde, então a Obra de Deus fica sujeita à minha saúde. Então, eu vou gastar horas do meu dia fazendo exercício – e não tem nada de errado, inclusive, eu me exercito, mas eu não coloco o exercício como prioridade, eu coloco o meu tempo com Deus como prioridade, a minha meditação. Pois a minha vida tem que se sujeitar a servir a Deus em primeiro. E depois vem o que eu preciso fazer.

Claro, eu tenho outras responsabilidades, eu tenho família também, como você tem, e às vezes, eu já me peguei preocupada com determinada pessoa na minha família, e fiquei angustiada, triste por causa de uma pessoa que estava enfrentando algum problema. Então quando eu começo a me desviar e priorizar os meus problemas em vez de servir a Deus, então aí é que entra esse perigo.

Aí é que entra essa área, que muitas pessoas vivem. Você vive para os seus problemas, você gasta tempo para os seus problemas, você investe para si, e é por isso que você se torna frágil, porque você primeiro serve a si mesmo.

Servir a Deus primeiro é priorizar Deus primeiro, são os seus pensamentos, o seu tempo com Ele, é fazer tempo para servir a Deus. No meu caso, eu e meu marido nós servimos a Deus no Altar, meu marido é um missionário, e quando ele é transferido, nós não sabemos o tempo que vamos ficar nem para onde vamos.

E podem acontecer problemas para me tentar tirar do Altar para que eu viva no átrio.

Você que tem o seu emprego, viaja, tem os seus sonhos, enfim, não está errado, mas quando você prioriza os seus sonhos, a sua vida, a sua família, aí você entra em uma fase delicada, porque você passa a servir primeiro a si mesmo.

E nesta passagem, porque os discípulos estavam com Jesus, Ele demorou dois dias ali, para que eles não se envolvesem com a doença de Lázaro, porque Lázaro ia morrer, e Jesus ia ressuscitá-lo, Jesus já sabia que isso ia acontecer.

“E folgo, por amor de vós, de que Eu lá não estivesse, para que acrediteis; mas vamos ter com ele.” João 11:14-15

Em outras palavras, “vamos ter com eles, vocês não estão lá para que vocês possam exercitar a fé”. E é isso que acontece com quem está envolvido com Deus, ligado a Deus, então eles são poupados, protegidos de ser influenciado pelas circunstâncias.

Mas olha o que aconteceu com Tomé quando Jesus disse que Lázaro estava morto:

“Disse, pois, Tomé, chamado Dídimo, aos condiscípulos: Vamos nós também, para morrermos com ele.” João 11:16

Mesmo estando ali com Jesus, ele não estava se envolvendo com os pensamentos de Deus, ou seja, ele estava na carne.

Você escolhe se estará no Espírito ou na carne, você faz escolhas que te ajudam ou que atrapalham a sua vida. E é isso que eu quero que você entenda. Se você servir a Deus, você estará protegido, guardado, salvo.

Mas se você servir a si mesmo, você coloca em risco até mesmo a sua salvação.

Quando a pessoa tem algum problema que causa preocupação, tristeza, ansiedade, o Espírito Santo que é esse Guia, já mostra: “Isso aí está errado.”

E ela já se disciplina, corta aquele mal, e passa a priorizar a Deus, em servir a Deus. Faça isso, observe a sua vida, se discipline e priorize a Deus.

Compartilhe mais um episódio da Série “Quem é Deus? Quem é você?”

#BlogVivianeFreitas#ProgramaTardeMusical#QueméDeus#Quemévocê#Verdade#RedeAleluia#spotify#Jesus#servodeDeus

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*