Você já foi enganado pelo seu coração?

Viviane Freitas

  • 16
  • Mai
  • 2022

Você já foi enganado pelo seu coração?

  • 16
  • Mai
  • 2022

Pense em uma pessoa que te enganou. Pensou? Foi horrível a sensação do engano e não há como esquecer essa situação marcante, não é?

Quando nos sentimos traídos, temos mais dificuldade em crer na pessoa novamente, pois ela passa a não ser mais digna de confiança.

Agora, imagine você se trair? Se enganar? Se iludir? Mentir para si mesmo? Isso parece ser impossível de acontecer… Só que não! Deus fala o seguinte:

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” Jeremias 17:9

Talvez, você se pergunte: como o coração pode ser enganoso, se é de lá que vem as emoções, gostos, sonhos, projetos e escolhas?

Quando a Bíblia fala do coração, se refere ao interior da pessoa (a mente, as vontades e a alma), de onde vem as razões e memórias.

É do coração que se projeta, deseja e cobiça. E é de lá que vem as emoções fortes como paixões e adrenalina.

A alma é algo muito profundo e que você precisa observar para conhecer e lidar com ela, de forma que fique a salvo dos perigos que ela poderá te levar.

Mas o pior é quando nós mesmos nos traímos e nos iludimos. E como isso pode ser possível? Se você observar bem as suas escolhas, o que fala de si mesmo, defesas e vontades, vai se dar conta que não é tão bonzinho como pensa.

Porém, a maioria das pessoas não percebem que são ”mázinhas”, porque elas observam mais suas qualidades, as coisas que fazem bem, as caridades, etc.

É aí que a pessoa passa a confiar no coração. Pois ele foi feito para sentir, não para raciocinar. Por isso, ele não gosta de ser disciplinado. Ele quer ter a liberdade de fazer o que deseja e não ter que responder por seus atos. Ele ainda quer que outros entendam.

Todos nós sentimos assim. Todos nós queremos sobrepujar a nossa vontade e achismo. E, muitas vezes, quando ouvimos a verdade, aquela verdade é uma ofensa, porque nossas emoções nos convencem que estamos agindo bem. Ou seja, a emoção não aceita correção.

Só quem tem o Espírito Santo é capaz de aceitar e se sujeitar à vontade de Deus. E, mesmo assim, o Espírito Santo não impõe Sua vontade. A pessoa tem a escolha de aceitar ou não.

Agora, quem não é Batizado com Espírito Santo é muito difícil de se sujeitar às provas e às correções, porque não tem capacidade para isso.

#TardeMusicalRedeAleluia

#BlogVivianeFreitas

#Engano

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*