Segurança e Verdade

Viviane Freitas

  • 26
  • Out
  • 2012

Segurança e Verdade

  • 26
  • Out
  • 2012

“Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.” (At 2:36)

Pedro, seguro e audacioso, disse no seco e na “cara de pau”: Este Jesus, que vós crucificastes…

Não temeu o que haveria de suceder.

Eles encontravam-se em Jerusalém, onde o foco da perseguição estava em alta. Mas, mesmo assim, insistiu naquilo que cria, e que realmente era, e é… A verdade.

Não se calou diante da afronta e do julgamento impróprio. Não permitiu ser ultrajado. Falou seguro e confiante.

Nada de medo. Nada de insegurança.

Lembre-se que os discípulos, estavam agora a substituir o Senhor Jesus para os que desejavam segui-Lo. Mas, ainda assim, não se intimidavam, e nem se comparavam a Ele.

Normalmente, a insegurança surge, porque a pessoa frequentemente se compara com atitudes de outros, e a sua admiração, por estes, fá-la diminuir-se e sentir-se incapaz.

Mas Pedro… Ousado, confiante e seguro, falava a verdade abertamente. Não usava meios termos, ou dava um “jeitinho” para minimizar a verdade.

A verdade é isso, e ponto final! Não há lero lero.

Veja a afirmação que Pedro ousou proferir: “Que vós crucificastes”.

Meu Deus! Para muitos crentes… isto é um desrespeito; a verdade é uma agressão e ficam indignados em ouvi-la, porque preferem o “carinho” no seu ego ou um termo mais suave.

Mas, para haver uma libertação das ideias ou atitudes erradas, temos que ser confrontados com a verdade, pois esta, não somente liberta os endemoniados, mas igualmente os que seguem o Senhor Jesus à sua maneira.

Amigo leitor, não se irrite com a verdade! É o único meio capaz de o livrar do engano dos seus sentimentos.

Aparentemente, a verdade acusa; condena. Mas é esta que nos incita a demonstrar, se queremos a Verdade como ela é… Se queremos Jesus! Ou, por outro lado, se preferimos o mundo, com as suas ilusões e prazeres.
A verdade separa quem quer ser “bode” ou “ovelha”.

Com você age com a verdade?

Com medo ou com ousadia?

Se for com medo, é porque não aceitou a verdade pura, pois o seu temor deve-se ao ferimento que esta causou. Aí vem a covardia e a fé fica neutralizada.

Se for com ousadia, é porque aceitou a verdade, e amou… Provou com a sua própria atitude, agredindo, diretamente, a ilusão que o pretendia dominar.

Com isto, separam-se os ousados dos tímidos.
Separam-se os verdadeiros dos falsos.

Na verdade, ambos sentem-se afrontados, mas os que aceitam Jesus publicamente, também têm a capacidade de enfrentar a sua própria vergonha – ou porque não dizer: culpa – para se arrepender e mudar a sua história.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

52 comentários

  1. Ai Dona Vivi =/ Estava sendo medrosa… Achava que estava usando de sabedoria ao lidar com as pessoas, falando pouco e ficando calada quando direta ou indiretamente a minha fé era provocada a se manifestar através do dizer a verdade. Fiz isso poucas vezes, quando fui posta contra a parede e minha fé se sacudia dentro de mim até sair pela língua, mas poderia ter feito mais. Não fiz porque achava que a sabedoria estava na discrição e no tempo e na oportunidade de expor a fé para ganhar almas. Há uns meses estava sendo confrontada com uma crente de igreja de profecias no meu trabalho que me julgava ser falsa e provavelmente interesseira porque quando falei sobre a palavra com ela agi diferente. Pior que em parte ela tinha razão. Digo em parte porque ela mente, sai pra baladas, julga as pessoas publicamente no trabalho de acordo com a Bíblia (ela fez isso comigo também e me amaldiçoou… e na semana seguinte apareceu doente). Embora ela não seja de Deus, em parte ela tinha razão. Concluí com tudo isso que tem coisas que a gente tem que calar porque não fomos chamadas na conversa (o que ela não faz), mas quando somos, devemos dizer a verdade, é claro, sem condenar, mas em tom de esclarecimento e ensinamento, defendendo a nossa fé. Mas caso a nossa fé peça, porque não de forma curta e grossa também? Nessas férias procurei ler o livro de Provérbios porque fiquei em dúvida sobre a sabedoria e a prudência. Porque tinha algo errado! Não estava confortável com elas e os frutos estavam sendo péssimos. Perdi o controle emocional com as situações e dentro de mim tudo gritava: “Ah! Eu quero que todos saibam da minha fé! Que sou da IURD! Mas não me perguntam nada! Também não concordo com isso e aquilo que me disseram e não quero ficar calada! Que ajo de acordo com a palavra por isso não minto, não falo mal de ninguém e não me misturo com a fofoca, respeito meu chefe e etc! Eles precisam descobrir o que é servir a Deus através de mim! E não como ser antissocial!!! Se eu errar no trabalho paciência! Sou nova aqui e humana! Se Deus me poes aqui, só ELE me tira!”. Até que semana passada eu li em um estudo do Bispo no Arca Universal que a verdadeira sabedoria está na prática da Palavra de Deus. Como isso foi revelador!!! Praticar inclusive atitudes como a de Pedro! E pela Bíblia que não devo usar a minha prudência, mas a prudência de Deus que praticada dá frutos e proteje a fé. Ficou o aprendizado e as novas instruções! =]]] E os seus 3 posts sobre ousadia vieram no momento 100% certo pra mim! Não tenho palavras pra dizer como me ajudou! Provei do: todas as coisas cooperam pro bem daqueles que amam a Deus!!! Deus abençoe a sra. e que o Espírito Santo continua a inspirando com estes posts certeiros!

    Ver mais
  2. Eu tenho aprendido que para falar a verdade precisamos ser intrépidos,ousados, corajosos,pois podemos ser mal interpretados, mas ai o problema já não é nosso mas sim de quem mal o interpretou. E que para “ouvir” a verdade eu preciso ser humilde , não exteriormente ,mas humilde no espírito, por dentro, onde ninguém vê a não ser Deus, só assim ela terá efeito na minha vida. Tenho procurado por isso em prática.

    Ver mais
  3. Bom dia Vivi
    Houve uma época da minha vida em que eu não tinha coragem de falar a verdade por ter medo de perder as “amigas”. Mais tarde temia dizer a verdade com receio que a verdade afastasse aquela pessoa da presença de Jeus.
    Puro engano a verdade nos liberta e quem a aceita será livre.
    Hoje eu entendi que não posso ter esse medo, pois Jesus é a verdade, e nunca mais rodeei uma verdade que eu tenha que falar.

    Ver mais
  4. Bom dia!

    Trago sempre comigo uma coisa, é a verdade que liberta, se eu vivo tentando dar sempre um jeito nas coisas e escondendo ate de mim mesma, situações que podem me destruir, estou vivendo uma mentira, a mentira para mim é algo canceroso, porque destrói ate os ossos e não faz bem a ninguém. Por este motivo a verdade é a liberdade para quem deseja ser livre ate de si mesma.
    Quando falo a verdade firmo a minha aliança com Deus, então pergunto o porque não viver na verdade? pode ate custar muito para alguns, mas é o caminho para si ter uma vida no altar.

    Ver mais
  5. Olá Vivi,

    Honestamente, eu era uma dessa pessoa que tinham medo da própria verdade mas eu entendi isso que você citou no texto, é a verdade que liberta quem quer ser ovelha.

    Eu estava fazendo sem querer e aos poucos tudo da minha maneira. Como eu poderia fazer a vontade de Deus se a minha própria verdade eu não queria ver?

    Hoje eu tenho caminhado rumo a verdade, não a dos outros, mas a minha, o que de fato eu sou, e confesso que muitas vezes me sinto confrontada, mas como eu realmente quero ver, eu passo do estado de medo para o estado de raiva contra o que estava me impedindo.

    Ainda tenho muito que mudar e encarar na minha vida, mas posso dizer com toda a certeza que a verdade, quando aceitada e amada é o que liberta!

    Beijinhos

    Ver mais
  6. A Verdade é o Caminho, a Verdade é a Vida!
    Eu quero esta Verdade, pois Ela me liberta de mim mesma, das minhas limitações, não quero mais me limitar, mas tenho sede em conhecê-La.

    Ver mais
1 5 6 7 8 9