QUEM É DEUS? QUEM É VOCÊ? – Episódio 27: Deus enxerga o que está dentro de você

Viviane Freitas

  • 31
  • Out
  • 2023

QUEM É DEUS? QUEM É VOCÊ? – Episódio 27 : Deus enxerga o que está dentro de você

  • 31
  • Out
  • 2023

Você olha para o agora, mas Deus vê você desde sempre, desde o ventre da sua mãe. Você olha as circunstâncias, mas Deus vê tudo a seu respeito, inclusive as coisas que você já sofreu.

Jesus disse o seguinte:

“Mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca terá sede, porque a água que Eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” João 4:14

Jesus está falando que a água que Ele dá não é uma água que você bebe, mas é a água espiritual, que lava a sua mente, que tira das suas entranhas, do seu passado aquelas crostas de sujeira, aquelas decepções, aquelas tristezas, aquelas angústias, aqueles apegos ao que aconteceu no passado.

Deus oferece água viva, ou seja, que lava e arranca de você tudo aquilo que lhe faz ser uma pessoa presa ao passado, negativa, dependente de pessoas, coisas e circunstâncias.

Deus, quando oferece essa água viva, Ele oferece uma fonte. Você não vai apenas ter uma água por um dia, você não terá água só para você, mas como também para outras pessoas que estão contigo, você terá vida! Uma vida que dará vida a outras pessoas. Você já imaginou uma coisa dessa? Pois é!

Então, naquele momento que o Senhor Jesus disse isso, a mulher samaritana respondeu:

“Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la.

Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá. A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido;” João 4:15-17

Muitas pessoas chegam até Jesus sem saber que Ele é o Deus Todo-Poderoso, que conhece todas as coisas, que conhece as suas entranhas, o que você viveu. Jesus pediu para aquela mulher chamar o marido para que então ela falasse o que estava acontecendo com ela. E ela disse: não tenho marido. E Jesus disse: disseste bem, não tenho marido. Ou seja, “Me respondeu muito bem. Foi leal, foi sincera”.

“Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.” João 4:18

Esse homem que ela tinha não era marido dela, mas ela já havia sido casada cinco vezes. Ou seja, aquela mulher estava procurando resolver o seu problema casando-se, quando o casamento não dava certo, então ela se casava com um outro homem, e assim sucedia várias vezes.

E Jesus via aquela mulher, assim como Ele te vê. Ele já viu todo o seu passado, você sabe disso? Ele sabe das suas frustrações, das suas angústias, das suas dores, dos seus traumas, de tudo aquilo que você vivenciou.

“Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.” João 4:19

Em outras palavras, “o Senhor não igual, não é como os outros homens. O Senhor me viu”.

“Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim O adorem.” João 4:20,21

Aquela mulher era religiosa, mas adorava a quem ela não conhecia.

Agora, eu quero que você pense sobre isso: será que você está adorando a Deus com uma vida miserável? Com a vida triste, amargurada, deprimida? Com medo, com insegurança?

Deus te vê e Ele quer arrancar você dessa situação!

Mas e você? Como tem lidado com isso?

Eu vejo que Deus, quando nos enxerga, toca numa parte muito sensível da nossa alma. A alma que procura ser feliz, que procura ter paz, que procura estar bem consigo mesmo. Deus vê a sua procura, como vê os seus problemas, mas como Ele age? E como você age?

Você vive com suas angústias, com suas tristezas, com as suas dificuldades, e você não conta para Ele? Muitas pessoas, por causa do que vivenciaram no passado, com a sua autodefesa, agem de forma ríspida, incrédula, desconfiada das pessoas e não creem em ninguém, porque já foram decepcionadas por muitas pessoas.

Mas Deus te vê! Deus sabe tudo sobre você! E Ele espera que você O busque, desabafe com Ele, crendo que Ele te ouve. É isso que Deus espera de você!

Deus espera que você fale das suas amarguras, seus dilemas, seus problemas, suas dificuldades. Deus quer que você conte com Ele!

Assim como Deus fez com essa mulher samaritana, ao pedir que ela chamasse o marido, Ele já sabia que ela não tinha marido, mas Ele falou para testá-la, para que ela falasse a sua realidade. E tudo o que Deus quer é algo sincero, não de forma artificial.

Porque, até então, aquela mulher estava tratando de falar da água, daquilo que ela teria sede novamente, mas quando o Senhor Jesus falou da água viva, ela pediu: dá-me desta água viva, para que eu não tenha mais sede, e não venha aqui tirá-la novamente. E foi quando Jesus disse: chama o seu marido e vem cá. E ela disse: não tenho marido.

Veja que quando você é sincero, você se aproxima de Deus.

Mas quando você está desconfiado, você não fala a verdade, você fala outras coisas, muda de assunto…, mas aquela mulher falou: não tenho marido. E Jesus disse: disseste bem, não tenho marido, porque Eu te vejo.

Às vezes, as pessoas querem tratar Deus como se Ele fosse cego, como se Ele não soubesse das coisas. Deus vê tudo! Inclusive os seus pensamentos, quando você responde, quando você fala com Ele.

Deus vê os seus pensamentos, até mesmo quando você não fala com Ele. Ele sabe tudo a seu respeito. Agora imagina, Deus esperar por você, como foi o caso dessa mulher, que Jesus esperou por ela, para tocar num assunto que ela não tinha coragem de falar com ninguém.

Talvez você esteja nessa situação, não falou com ninguém. Você está aí tolerando esse problema, e isso está desgastando você.

Nós estamos aqui para ajudar você, mas primeiro, você precisa se ajudar!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*