QUEM É DEUS? QUEM É VOCÊ? – Episódio 28: Pode alguém amar a quem não conhece?

Viviane Freitas

  • 1
  • Nov
  • 2023

QUEM É DEUS? QUEM É VOCÊ? – Episódio 28 : Pode alguém amar a quem não conhece?

  • 1
  • Nov
  • 2023

Você já amou um desconhecido? Já elogiou porque outras pessoas falam muito bem dele? Já falou coisas sobre ele que nem mesmo você entende (só porque você aprendeu a ter essa informação)? Como é falar de alguém sem conhecê-lo, e passar uma imagem que conhece? Nada bom, não é? Porque você está iludindo!

Há inúmeras pessoas que falam coisas sem saber, sem experimentarem, sem entenderem, justamente porque querem ser aceitas por um grupo de pessoas que fala desse assunto. De tanto que está envolvido com a informação, pensa que conhece a pessoa, mas não. A pessoa tem apenas uma consciência.

Assim acontece com muita gente, que adora a Deus só porque aprendeu de forma religiosa, sistemática, mas não O conhece.

Jesus disse à mulher samaritana:

“Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.” João 4:22

Aquela mulher era religiosa, ouvia falar sobre Jacó, Abraão, mas ela tinha apenas a informação. Enquanto você só tem a informação e está consciente, mas não experimenta quem é Deus na sua vida, então você fica convencido que conhece, porque você age como os demais que conhecem a Deus.

E Jesus continua:
“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim O adorem.” João 4:23

As pessoas pensam que simplesmente qualquer elogio pode ser feito a Deus, mas se ela não está se relacionando com Deus, essas palavras serão vãs, palavras que teoricamente falam a verdade, mas são apenas palavras vazias, que não expressam nada sobre elas.

Mas como eu adoro a Deus? De que forma eu posso adorar a Deus? Só porque eu sei que Ele existe? Só porque outros me falam sobre Ele? Não, não é dessa forma.

Quando eu obedeço a Deus, eu vejo algo diferente na minha vida, algo maravilhoso. Primeiro, a paz. Segundo, uma tranquilidade, uma resposta de que eu não estou perdida, eu me sinto segura quando obedeço a Deus. Eu percebo quem Ele é, não por informações alheias, mas de forma pessoal. Ou seja, eu estou vivendo, obedecendo, entendendo o raciocínio de Deus, então eu adoro a Deus, e Lhe digo: “Muito obrigada, meu Pai, pelo que o Senhor está fazendo na minha vida, abrindo meu entendimento. O Senhor está me fazendo entender coisas que antes eram um problema.”

É isso que Jesus está falando quando diz: “os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito…”, ou seja, racionalmente, você adora a Deus de forma inteligente, não é uma teoria, não é uma informação que você recebeu de outras pessoas, é o que você está experimentando na sua vida. Você adora a Deus por aquilo que você está vivendo com Ele, pela Presença, pela convicção que você tem de que Ele existe, que Ele está cuidando de você.

Ou seja, adora a Deus em espírito e em verdade, não há mentira nessa apreciação, nessa adoração a Deus. É isso que vale para Deus, é algo real, não é algo superficial.

Imagine ser considerado, em meio a tantas pessoas que estão desorientadas, abandonadas, vivendo na amargura da vida? Mas você encontra a verdade, aquilo que você tanto procurava, você encontra em Jesus.

Como você falaria para Ele sobre a vida que você recebeu, a direção, a orientação, a verdade que te libertou do engano? Como você expressaria a Deus sobre tudo o que tem experimentado? Você falaria de forma superficial? De forma religiosa? Você repetiria uma reza ou oração? Não!

Você adoraria a Deus em espírito e em verdade. Ou seja, você entende, enxerga a Deus de uma forma sublime, verdadeira, não por teoria, isso é adorar a Deus em espírito e em verdade.

O Senhor Jesus fala sobre isso:

“…porque o Pai procura a tais que assim O adorem.” João 4:23

 Então, há muitas pessoas que adoram a Deus de forma religiosa e mentirosa, como o caso dessa mulher samaritana que adorava a quem não conhecia.

Se você não conhece a Deus, suas palavras são meras palavras vazias. Mas quando você experimenta a Deus, tudo muda. Porque não tem como você experimentar algo divino, se você não crê, não obedece, não faz caso. Mas quando você experimenta, você vê a resposta de Deus:

“Deus é Espírito, e importa que os que O adoram O adorem em espírito e em verdade.” João 4:24  

É isso que importa! Não é você simplesmente ir à igreja e dizer palavras bonitas para Deus, e se convencer de que você é uma pessoa próxima de Deus, mas viver uma vida totalmente dispersa, ou seja, você não ouve, não atende a Voz de Deus, você quer fazer as coisas do seu jeito, então, a sua adoração é mentirosa.

E eu não creio que você queira essa mentira, você simplesmente está adorando porque você não conheceu a verdade, como Jesus fala:

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade…” João 4:23

Quando recebemos algo, nós acatamos, nós determinamos aquilo como verdade, aceitamos, obedecemos. Então, quando você recebe a verdade, você aceita, entende e passa a adorar a Deus não por uma informação, mas porque você enxergou a verdade.

E é sobre isso que eu gostaria que você observasse, porque talvez você seja uma pessoa que vai à igreja, cumpre com seus deveres, mas você não conhece a Deus, talvez você ainda fale palavrão, mentiras, tem amantes, viva na promiscuidade…

Mas quando nós nos relacionamos com Deus, nós obedecemos a Deus, nós nos disciplinamos, nós consideramos a ordem, a disciplina que Deus nos ensina. Não vivemos da maneira que as outras pessoas vivem. Somos pessoas diferentes, não porque somos melhores, mas porque acatamos, recebemos a Palavra de Deus como prioridade na nossa vida, como verdade, que é a verdade.

Então, o que importa é que você adore a Deus em espírito e em verdade, e não de forma religiosa. Eu quero que você conheça a Deus de forma verdadeira, real, e tenha um relacionamento que você ouve a Deus e Ele te ouça.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*