QUEM É DEUS? QUEM É VOCÊ? – Episódio 26: Qual a necessidade que te move?

Viviane Freitas

  • 30
  • Out
  • 2023

QUEM É DEUS? QUEM É VOCÊ? – Episódio 26 : Qual a necessidade que te move?

  • 30
  • Out
  • 2023

Qual a sua necessidade? O que mais você precisa nesse momento? O que você vem alimentando por muito tempo?

Por essa necessidade, você vive pensando nisso, não é mesmo? É o que você mais deseja! Isso é com você é, não é? Mas e Deus? Qual era a necessidade do Senhor Jesus quando veio aqui neste mundo, vestido de um corpo humano? A Bíblia fala sobre isso:

“E era-lhe necessário passar por Samaria.” João 4:4

Era necessário Jesus passar por Samaria? Passar justamente por uma cidade em que o povo não tinha simpatia com os judeus? E sendo Jesus judeu, fica claro que Ele não seria muito aceito ali, não é verdade? Mas a Bíblia menciona que era necessário. Bem, e o que acontece ali é muito interessante, e você vai entender por que era necessário passar por Samaria:

“Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José. E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta.” João 4:5,6

“Ah, Viviane, agora descobri por que Jesus tinha necessidade passar por Samaria: era porque Ele estava cansado, com fome”. Não!

Mas claro, como Ele estava em um corpo físico, que tinha suas necessidades, Ele aproveitou para fazer o que mais veio a fazer. Ou seja, Ele usou a Sua necessidade para atender alguém que Ele já via há muito tempo.

“Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.” João 4:7

Era a água que Ele queria? Sim. Mas para ter a água do poço, era necessário somente ter um balde para pudesse tomar da água. Mas pense comigo: será que era isso que o Todo-Poderoso, que criou todas as coisas com a palavra, queria? Apenas beber desta água que Ele mesmo criou? Não! Ele queria a água que só mesmo uma pessoa pode lhe dar. E esta água é que você não siga mais escrava da sua vidinha medíocre. Ele tem tudo para lhe oferecer, e você quer seguir com esse pensamento que a sua vida só tem sentido com o seu ente querido, com as que você quer alcançar etc.? Não!

O Senhor Jesus quer mais para você. Mais do que você possa imaginar, mas só Ele sabe o que é melhor para você. Enquanto você estiver pensando na sua vida miserável, não digo no sentido econômico, não, mas no sentido de estar refém a tudo o que essa vida aqui na terra pode lhe proporcionar.

A vida que Jesus quer lhe oferecer não é algo que passa e vai. É algo que vai ficar com você de forma que as suas escolhas serão para você ter vida para sempre, independentemente das circunstâncias. Jesus estava pedindo água a uma mulher, que não fazia parte do Seu povo, porque aquela mulher estava à procura de ser feliz, da sua maneira. Você pode imaginar uma coisa dessa, né?

O que acontece quando Deus vê você vivendo atribulada, triste, angustiada, dependendo de familiares, de pessoas, de circunstâncias para ter vida, se Ele tem a vida para lhe oferecer?

E quem você procura? Você procura essas coisas passageiras que voltarão a lhe dar sede novamente? Ou você vai querer ter Deus na sua vida, que vai te sustentar em todos os momentos, independentemente das circunstâncias?

Bem, de uma forma ou outra, quando estamos procurando nos resolver, de forma verdadeira, refletimos sobre a nossa própria vida, as nossas escolhas, as nossas prioridades, observamos, para que então possamos corrigir o que está de errado.

Claro, isso acontece com aquela pessoa que quer algo verdadeiro. Mas aquela que quer ser iludida, ela não se importa com o que está acontecendo consigo mesma. Então, ela vai sofrendo as consequências por falta de se observar.

Bem, o que aconteceu com Jesus, depois que Ele pediu dá-me de beber, àquela mulher de Samaria?

Os discípulos haviam ido à cidade comprar comida, Jesus estava a sós com aquela mulher no poço. Sabe, Deus aproveita todas as oportunidades. Quando os discípulos foram comprar comida, Jesus estava esperando aquela mulher vir tirar água do poço.

“Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).” João 4:9

Aqui já ficou uma situação estranha para aquela mulher. Porque, primeiramente, o homem nunca se achegava para falar com uma mulher. E segundo, porque os judeus não se davam com os samaritanos. Então, ela achou estranho.

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu Lhe pedirias, e Ele te daria água viva.” João 4:10

Jesus não entrou em detalhes sobre ser judeu, sobre ser homem e ela mulher, Ele simplesmente foi direto ao ponto. Em outras palavras: “Ah, se você conhecesse o dom de Deus, o Deus que quer fazer o bem para você, que quer te amparar, que quer te tirar dessa vida triste, amargurada que você tem vivido. Se você soubesse Quem te pede, dá-me de beber você pediria e Ele daria água viva. O que eu peço é que você me dê da água, essa água é você reconhecer que eu posso te ajudar, reconhecer que você precisa de ajuda. E Eu te daria água viva”.

“Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?

Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;” João 4:11-13

Aquela mulher estava habituada a ir ali tirar a água do poço de Jacó, só que mesmo bebendo dessa água, ela voltava a ter sede novamente, porque não era água viva. A água viva só Deus pode dar.

“Mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca terá sede…”  João 4:14

Você já imaginou nunca ter sede? Você não depender das pessoas mudarem ou não? Já pensou uma coisa dessa?

Você sabe que a nossa alma é que tem sede de ser amada. Tem sede de ser reconhecida. Tem sede de ser cuidada. A nossa alma é que tem essa sede, mas com a água que Deus lhe dá, você não vai ter mais essa sede. Você não vai depender de terceiros, de situações, de posição, de condição.

…porque a água que Eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.”  João 4:14

Ou seja, “você será uma fonte, você vai dar vida a outras pessoas, porque a água que Eu te dou te sacia, te sustenta, te faz feliz, completo, realizado, e não só por um momento, como este mundo traz uma alegria passageira, mas para a vida eterna”.

“Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la. Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá.” João 4:15,16

Agora Jesus falou da parte que tocava mais profundo naquela mulher. E no próximo post, nós vamos dar continuidade e falar sobre esse assunto.

Mas eu gostaria que você aproveitasse e pensasse: o que tem me feito necessitado? O que me faz triste? O que continuamente me afeta de forma que eu fico preocupado, triste, ansioso? Qual é a minha necessidade?

Você procura e pergunta, você não precisa ficar apenas com a pergunta, Deus vai te responder, à medida que você for insistente. Procure e você vai achar!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*