QUEM É DEUS? QUEM É VOCÊ? – Episódio 25: Você lida com o passado e o presente como Jesus?

Viviane Freitas

  • 27
  • Out
  • 2023

QUEM É DEUS? QUEM É VOCÊ? – Episódio 25 : Você lida com o passado e o presente como Jesus?

  • 27
  • Out
  • 2023

Nós temos falado de Deus, mas como Ele foi quando esteve aqui neste mundo, muitas vezes, sofrendo o que nós sofremos?

Será que você já parou para observar como Ele tratava a situação? Aquilo que era incômodo? Como Ele agia em coisas simples? O que a Bíblia fala sobre Jesus? Como Ele agiu diante de situações desagradáveis?

“E quando o Senhor entendeu que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João (Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os Seus discípulos), Deixou a Judeia, e foi outra vez para a Galileia.” João 3:1-3

Veja, você que está chateado, agoniado, irritado porque as pessoas lhe falam coisas indevidas, coisas que não são verdades, e você fica chateado, levando isso na sua mente, falando consigo mesmo, murmurando, estragando cada vez mais o seu dia. Pois é, Jesus não parava o Seu objetivo.

Qual era o objetivo de Jesus? Salvar.

E o que Ele fez? Ele deixou a Judeia, e foi outra vez Galileia. Ele não ficou ali sofrendo, chateado, era como se Ele dissesse: “Não vou insistir em mostrar para as pessoas que Eu não estou batizando, que são os Meus discípulos…” Não, Jesus não fez nada disso. Ele não Se justificou, não ficou remoendo por dentro, Ele simplesmente deixou a Judeia. Partiu. E fez algo muito mais proveitoso para a vida dEle.

E, às vezes, você fica aí perdendo tempo com problema que não tem nada para se fazer. Você não tem como mudar a cabeça da pessoa. Se a pessoa quer mentir, quer falar coisas que não são verdade, você não precisa ficar chateado nem tentar se justificar.

O que você tem que fazer? Olhar para frente, não parar a sua vida nem ficar deixando que isso atormente você.

E então a Bíblia fala assim:

“E era-Lhe necessário passar por Samaria.

Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José. E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-Se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta.” João 4:4-6

O que Jesus fez com essa situação desagradável? Foi adiante. Não levou o problema, e passou por Samaria. Era uma cidade que Ele tinha que passar, mas que o povo não aceitava os judeus.

“Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-Me de beber.” João 4:7

Sabe por que que Jesus pediu dá-me de beber a essa mulher? Porque ela precisava estar ali e dar a Jesus essa água.

“Que isso, Viviane! Jesus precisava da água?”

Sim, Ele estava com sede, Ele estava vestido, ou seja, em um corpo humano que tinha necessidade, tinha sede.

“Porque os Seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.” João 4:8

Então, veja aqui, Jesus não andava com a comida, não vivia de acordo com as Suas necessidades. Ele parou em Samaria, descansou lá, porque queria encontrar com essa mulher. Ele já via essa mulher. E talvez você está aí angustiado, triste e pensando que a vida não tem mais jeito, que ninguém te enxerga, que você está sozinho, e pensa que ninguém está te vendo, isso é o que você diz.

Mas vamos continuar:

“Disse-Lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo Tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos). Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e Quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e Ele te daria água viva.” João 4:8-10

Antes de essa mulher chegar, Jesus já a conhecia. Já sabia que ela estava com sede, mas não era sede de água. Ela veio buscar água para as suas necessidades físicas, para cozinhar, fazer tudo que necessário com água. Mas buscar aquela água não resolveria o problema na sua alma.

Ela estava resolvendo o problema físico, e Jesus pede justamente a uma mulher samaritana, e os judeus não fique falavam com essas pessoas de Samaria.

 E quando ela questiona: “Como, sendo Tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana?” Em outras palavras, Jesus respondeu: “Você não sabe com Quem está falando. Se você conhecesse Quem é Deus, e que Ele enviou o Seu filho a este mundo, justamente para resgatar a sua alma, mas você está aí buscando resolver um problema físico. Porém, continua com o problema dentro de você. Se você soubesse Quem Eu sou, você pediria água e Eu te daria água viva, mas você precisa pedir.”

“Disse-lhe a mulher: Senhor, Tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?” João 4:11

Aquela mulher pensou que Jesus tinha que ter um balde, algo para tirar a água do poço, ela pensava que Jesus estava se referindo à água do poço.

“És Tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?

Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;” João 4:12,13

Realmente você tem tantas necessidades. Você vai atrás da sua vida sentimental, da sua vida econômica, da família, de sucesso, e ainda não se satisfaz. Não só essa água que você bebe fisicamente, mas as outras que você tem procurado, qualquer outra água que você bebe não lhe satisfaz e você torna a ter sede novamente.

“Mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca terá sede, porque a água que Eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” João 4:14

Uma coisa é você atender as suas necessidades. Outra coisa é você ter necessidade, situações, dificuldades, problemas e saber lidar com esses problemas, com essas dificuldades sem travar a sua vida, sem perder a sua paz.

E ainda mais, com um detalhe, você ser uma fonte, uma fonte de água que salta para vida eterna! Ou seja, uma fonte que dá vida a outras pessoas. Ainda que não tenha resolvido todos os seus problemas, quando você tem a água viva, ela faz de você uma fonte, que está sempre jorrando novidade de vida.

Você sabe que a fonte não joga passado, não joga o que vivenciou, o que as pessoas comentam, os problemas que já vivenciou, a fonte de água sempre traz novas águas. Nunca cessa a água. E mais, essa água de forma contínua não é apenas para esta vida, mas que leva a própria pessoa à vida eterna. Ou seja, ela não só supera as situações aqui nessa terra, como alcança a vida eterna, a eternidade com Deus. Existe essa água da vida!

Mas será que você só ouve falar dessa água da vida, e no seu retrato de vida, você é uma pessoa triste? Você é uma pessoa que depende circunstâncias para trazer uma alegria que é passageira? Porque depois volta você a ficar infeliz, vazio, ou seja, fica faltando alguma coisa. Isso acontece porque você precisa da Água da Vida!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*