Quarentena – 31º dia
- 28
- Jan
- 2013
“Logo que seus pais o viram, ficaram maravilhados; e sua mãe lhe disse: Filho, porque fizeste assim connosco? Teu pai e eu, aflitos, estamos à tua procura. Ele lhes respondeu: Por que me procuráveis? Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai? Não compreendiam, porém, as palavras que lhes dissera. E desceu com eles para Nazaré; e era-lhes submisso. Sua mãe, porém, guardava todas estas coisas no coração.E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.” (Lc.2:48-52)
Claramente, percebemos que o Senhor Jesus era independente dos seus pais. Para Ele, era perfeitamente natural permanecer na casa de Deus.
Aquele era o Seu lugar, com o qual se identificava.
Embora não houvesse lugar para desrespeito, relativamente aos Seus pais; no tocante à fé, não caberia a ninguém interferir.
Maria guardava todas aquelas coisas, no coração…
Relativamente a Maria, sempre há referência a aspeto. Mas porquê?
Porque meditava; vivia mediante uma fé racional e não emotiva.
Não era por estar responsável pelo Senhor Jesus, que estaria correta.
Mesmo sendo um menino, as Suas palavras, não eram palavras quaisquer… Tinham peso!
Quando recebemos uma palavra de Vida, surge, naturalmente, o temor, pois a razão exige respostas. Desta forma, avaliamos todas as coisas aos olhos da fé.
É muito importante, você que tem participado nesta Quarentena, vigiar! Pois, desta forma, permanecerá alerta e preparada para a vinda do Senhor Jesus.
Quem vigia, tem temor! Quer dar ao Senhor Jesus algo que O honre e glorifique. Por isso, fica alerta e atenta às suas atitudes.
“E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.”
Graça significa favor; benevolência. O Senhor Jesus ganhava favor, por intermédio do seu temor; através da Sua forma de ser.
Às vezes, você “briga” para adquirir credibilidade; para que as pessoas a respeitem e aceitem, mas, na verdade, você deve ganhar graça e favor, não sob pressão ou de maneira forçada, mas naturalmente…
Por intermédio do seu zelo para com Deus.
Se atentar para a história do Senhor Jesus, mesmo até agora, como menino, repara que Ele estava sempre pronto para aprender. Perguntava, inclusive a doutores! Não se fez o Todo-Poderoso: “Eu não preciso aprender pois sou o Filho de Deus”; “Vou receber o Espírito Santo logo mais…”; “Vou esperar o meu tempo…”. Não!
Uma das caraterísticas das pessoas que são de Deus, é a humildade para aprender, e daí alcançarão graça perante Deus e os homens!
Às vezes, as pessoas querem crescer em graça e sabedoria, mas não se aplicam, não se entregam…
A sabedoria vem para aquele que, realmente, quer ver Deus na sua vida; aquele que está disposto a praticar!
Patrícia
Abril 15, 2013 às 18:41
Olá a todas!
Agradeço a Deus ter colocado seu Filho Senhor Jesus, porque em tudo ele foi exemplo, deixou o exemplo.
Algo me chamou atenção Jesus era independente de seus pais, nos mostrando a independência de tudo e a dependência em Deus.
Exemplo de Humildade, em muitas situações eu era orgulhosa, sabia que tinha de mudar mas era coracao de pedra. Dura não aceitava o que me falavam e tem havido um moldar.
Uma vigilância um guardar das coisas, parar para meditar avaliar um alerta!
Tem sido muito bom a cada alerta que vocês me dão. Muito obrigado!
Maria Emília Ribeiro
Abril 15, 2013 às 16:39
olá a cada dia aprendo mais com a quarentena e é bem verdade se eu vivo uma fé inteligente e submissa a Deus eu nao dependo de ninguem mas de Deus, claro respeito a todos mas nao deixo que interfiram na minha fé tenho me policiado para nao ser surpreendida e tenho me entregado mais a cada dia e tambem tenho meditado em todas as coisas que tenho aprendido enfim estar na torre de vigia esse e o objetivo.
bjinho ate amanha
Juliane Souza
Abril 15, 2013 às 14:49
Ola D Vivi e D Luiza, essa quarentena tem me ajudado muito a superar todos os obstaculos que aparecem na minha vida. O que me chamou atenção na meditação de hoje foi 2 coisas: 1º que o Sr Jesus mesmo sendo filho de Deus, Ele era humilde em aprender, por isso quem somos nós para sermos orgulhosas, falando que sabemos tudo. Temos que ser humildes, assim como nosso Senhor foi. 2º foi que Maria tinha um profundo temor para com o Sr Jeus, mesmo sendo um menino ela guardava suas palavras no coração, ela usava a fé racional, inteligente, não a fé emotiva, pois ela não era sentimental, pois como D Vivi falou uma vez, que o sentir, faz-nos pecar, então para que da vazão ao sentimento, temos que usar a fé inteligente.
Beijinhos
ana rosa Gomes
Abril 15, 2013 às 12:25
Bom dia D. Vivi
O que me chamou atenção foi Jesus crescia com sabedoria. É assim que eu quero, crescer em sabedoria com esta quarentena.
Ser submissa, humilde, disciplinada e ter uma fé racional.
Marlisa Soares
Abril 15, 2013 às 11:04
Jesus mesmo com os seus 12 anos era independente de seus pais na fé, sabia que aquela era a casa dele mas mesmo sabendo que pertencia aquele lugar de seu Pai respeitou e foi submisso a seus pais, ter de respeitar mesmo aqueles e principalmente eles que não conhecem a Deus pois com esse meu testemunho os posso levar ao caminho, mas Jesus lhes respondeu sabiamente podem não entender na hora mas guardam cada palavra pois tem peso não pela idade mas pela razão, pela firmeza e segurança que elas trazem.
Quem tem uma fé racional avalia todo, e isso é vigiar estar alerta para a vinda de Deus e quem vigia mostra temor por Jesus. Eu tenho de ganhar a graça por forma natural e não forçar isso, tenho de estar sempre pronta para aprender.
Candida Correia
Abril 15, 2013 às 10:58
Senhor Jesus cresceu em sabedoria, a ponto de ter
respostas para todas as perguntas que Sua mãe Lhe
fazia.
A sabedoria, só vem quando quero ver a Deus na
minha vida, e quando estou disposta a aprender e
praticar a palavra de Deus. A pessoa com sabedoria
torna-se independente,em tudo que faz e diz, fica
alerta, atenta, e preparada para vinda do Senhor Jesus.
É muito importante pedir a Deus, sabedoria vinda
Dele.