Quarentena – 31º dia

Viviane Freitas

  • 28
  • Jan
  • 2013

Quarentena – 31º dia

  • 28
  • Jan
  • 2013


“Logo que seus pais o viram, ficaram maravilhados; e sua mãe lhe disse: Filho, porque fizeste assim connosco? Teu pai e eu, aflitos, estamos à tua procura. Ele lhes respondeu: Por que me procuráveis? Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai? Não compreendiam, porém, as palavras que lhes dissera. E desceu com eles para Nazaré; e era-lhes submisso. Sua mãe, porém, guardava todas estas coisas no coração.E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.” (Lc.2:48-52)

Claramente, percebemos que o Senhor Jesus era independente dos seus pais. Para Ele, era perfeitamente natural permanecer na casa de Deus.
Aquele era o Seu lugar, com o qual se identificava.

Embora não houvesse lugar para desrespeito, relativamente aos Seus pais; no tocante à fé, não caberia a ninguém interferir.

Maria guardava todas aquelas coisas, no coração…

Relativamente a Maria, sempre há referência a aspeto. Mas porquê?

Porque meditava; vivia mediante uma fé racional e não emotiva.
Não era por estar responsável pelo Senhor Jesus, que estaria correta.

Mesmo sendo um menino, as Suas palavras, não eram palavras quaisquer… Tinham peso!

Quando recebemos uma palavra de Vida, surge, naturalmente, o temor, pois a razão exige respostas. Desta forma, avaliamos todas as coisas aos olhos da fé.

É muito importante, você que tem participado nesta Quarentena, vigiar! Pois, desta forma, permanecerá alerta e preparada para a vinda do Senhor Jesus.

Quem vigia, tem temor! Quer dar ao Senhor Jesus algo que O honre e glorifique. Por isso, fica alerta e atenta às suas atitudes.

“E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.”

Graça significa favor; benevolência. O Senhor Jesus ganhava favor, por intermédio do seu temor; através da Sua forma de ser.

Às vezes, você “briga” para adquirir credibilidade; para que as pessoas a respeitem e aceitem, mas, na verdade, você deve ganhar graça e favor, não sob pressão ou de maneira forçada, mas naturalmente…

Por intermédio do seu zelo para com Deus.

Se atentar para a história do Senhor Jesus, mesmo até agora, como menino, repara que Ele estava sempre pronto para aprender. Perguntava, inclusive a doutores! Não se fez o Todo-Poderoso: “Eu não preciso aprender pois sou o Filho de Deus”; “Vou receber o Espírito Santo logo mais…”; “Vou esperar o meu tempo…”. Não!

Uma das caraterísticas das pessoas que são de Deus, é a humildade para aprender, e daí alcançarão graça perante Deus e os homens!

Às vezes, as pessoas querem crescer em graça e sabedoria, mas não se aplicam, não se entregam…

A sabedoria vem para aquele que, realmente, quer ver Deus na sua vida; aquele que está disposto a praticar!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

86 comentários

  1. ola ! tenho participado da quarentena e tenho divulgado pras pessoas que conheco, pois tem me ajudado muito a crescer espiritualmente. essa quarentena e diferente pois quando lemos as menssagens nos blogs apenas imaginamos a senhora falando e quando ouvimos sua voz a menssagem se torna mais forte pois sua voz e de forca e nao de sentimento , e isso tem me ajudado a agir mais pela fe, pois agia muito por sentimento, ate pra orar eu nao sabia me conduzir diante de Deus pois ia falando sem parar e as vezes nao refletia no que estava falando.
    tenho me esforcado pra colocar em pratica os enssinamentos, as vezes nao e facil, principalmente ter que reconhecer que estava errada e engolir o orgulho diante de deus e confessar como estava errada, mais Deus e um pai amoroso e nos tem dado a oportunidade de reconhecer os erros para que nao venhamos perder o mais importante que e nossa salvacao, tenho buscado aprender mais de Deus e aprender a lidar comigo e com meus sentimentos.
    obrigado por estarem sendo usadas por Deus pra me ajudar.

    Ver mais
  2. Hoje passei por um momento em que tive que dar ouvidos à razão e nao há emoção. E posso dizer que graças a querentena agora sei como agir.
    Nao e fácil colocar em pratica e a cada dia tento me esforçar para fazer tudo certo. E ainda que nao consiga fazer tudo hoje, nao desanimo, mas aprendo com os meus erros para que amanha nao volte a cometer os mesmos erros.
    Muito forte a mensagem de hoje. Humildade é uma virtude que esta a faltar neste mundo, muitos continuam a preferir viver em depressão do que quebrarem o orgulho.

    Ver mais
  3. Olá querida Vivi e Luiza, o Senhor Jesus tem sido meu exemplo de vida, e prestando bem atenção neste versículo noto a importancia de cumprir os propósitos de Deus, pois foi isso que o Senhor Jesus realizou e ainda realiza.

    Ver mais
  4. a submissao e a melhor coisa que se pode fazer, a submicao traz a obediencia e o temor a Deus, pois maria guardava tudo no seu coracao, para meditar nas palavras de Jesus e se tornava vigilante pois tinha uma Fe racional, a fe que nos traz o temor e o tremor.
    a caracteristica de uma pessoa de Deus ela e humilde para aprender e ela ganha graca diante de Deus e dos Homens.
    humildade faz parte da submissao, pois uma pessoa humilde e sabia.

    Ver mais
  5. Bom dia d. Vivi, bom dia Luisa,
    Ter disposição para ouvir a Deus sim, mas também dar ouvidos, pois senão não se completa a obra do Espírito Santo em nós.
    Quando se ouve pode se ter alegria ou tristeza, porém há que se ter coragem para dar ouvidos.

    Ver mais
  6. Bom dia!
    Jesus foi ao templo sem avisar os pais não por rebelião (pois era-lhes submisso) mas porque sabia exactamente o que queria e sabia que pertencia à casa do Seu Pai. Isso chamou-me a atenção porque quando nós temos a certeza de onde pertencemos, somos definidos nas nossas atitudes. Se eu sei que o meu lugar é com Deus, todos os custos são válidos pois sei exactamente qual é o meu alvo e tenho os meus olhos fixos no meu objectivo, que é Deus. E isso, a par com a vigilância, com o guardar a palavra no meu interior e meditar nela para a posterioridade, é o que me faz usar de uma fé inteligente pois sei quem é o meu Deus e vigio para não me afastar Dele.
    Isto é algo que em tempos não encaixava muito bem na minha cabeça. Eu sabia que seguir Jesus não ia ser um mar de rosas e até dizia a Deus que estava disposta a passar pelo deserto mas assim que me aproximava dele murmurava ou fugia e isso acontecia pois eu não estava focada no meu objectivo e, como tal, a família, os amigos, a escola, os sentimentos e o que quer que fosse eram desculpas para me acobardar e fugir. Não significa isto que eu ignore ou deva ignorar todas essas áreas da minha vida e deva, possa ou vá ser rebelde com tudo e todos mas significa sim que todas essas coisas e pessoas não são a minha maior e principal prioridade e como o bispo dizia ontem no estudo do Apocalipse, há que guardar as nossas vestes e evitar que elas se sujem, ou seja, há que guardar os ensinamentos e ser vigilante a tudo o que se passa dentro de mim e ao meu redor.
    Um bom dia a todas! 🙂

    Ver mais
1 2 3 15