Quarentena – 31º dia
- 28
- Jan
- 2013
“Logo que seus pais o viram, ficaram maravilhados; e sua mãe lhe disse: Filho, porque fizeste assim connosco? Teu pai e eu, aflitos, estamos à tua procura. Ele lhes respondeu: Por que me procuráveis? Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai? Não compreendiam, porém, as palavras que lhes dissera. E desceu com eles para Nazaré; e era-lhes submisso. Sua mãe, porém, guardava todas estas coisas no coração.E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.” (Lc.2:48-52)
Claramente, percebemos que o Senhor Jesus era independente dos seus pais. Para Ele, era perfeitamente natural permanecer na casa de Deus.
Aquele era o Seu lugar, com o qual se identificava.
Embora não houvesse lugar para desrespeito, relativamente aos Seus pais; no tocante à fé, não caberia a ninguém interferir.
Maria guardava todas aquelas coisas, no coração…
Relativamente a Maria, sempre há referência a aspeto. Mas porquê?
Porque meditava; vivia mediante uma fé racional e não emotiva.
Não era por estar responsável pelo Senhor Jesus, que estaria correta.
Mesmo sendo um menino, as Suas palavras, não eram palavras quaisquer… Tinham peso!
Quando recebemos uma palavra de Vida, surge, naturalmente, o temor, pois a razão exige respostas. Desta forma, avaliamos todas as coisas aos olhos da fé.
É muito importante, você que tem participado nesta Quarentena, vigiar! Pois, desta forma, permanecerá alerta e preparada para a vinda do Senhor Jesus.
Quem vigia, tem temor! Quer dar ao Senhor Jesus algo que O honre e glorifique. Por isso, fica alerta e atenta às suas atitudes.
“E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.”
Graça significa favor; benevolência. O Senhor Jesus ganhava favor, por intermédio do seu temor; através da Sua forma de ser.
Às vezes, você “briga” para adquirir credibilidade; para que as pessoas a respeitem e aceitem, mas, na verdade, você deve ganhar graça e favor, não sob pressão ou de maneira forçada, mas naturalmente…
Por intermédio do seu zelo para com Deus.
Se atentar para a história do Senhor Jesus, mesmo até agora, como menino, repara que Ele estava sempre pronto para aprender. Perguntava, inclusive a doutores! Não se fez o Todo-Poderoso: “Eu não preciso aprender pois sou o Filho de Deus”; “Vou receber o Espírito Santo logo mais…”; “Vou esperar o meu tempo…”. Não!
Uma das caraterísticas das pessoas que são de Deus, é a humildade para aprender, e daí alcançarão graça perante Deus e os homens!
Às vezes, as pessoas querem crescer em graça e sabedoria, mas não se aplicam, não se entregam…
A sabedoria vem para aquele que, realmente, quer ver Deus na sua vida; aquele que está disposto a praticar!
Cínthia Varela
Abril 14, 2013 às 20:54
Maria não entendia o porquê Jesus desapareceu sem dar satisfações, por isso que ele queria que Ele a fizesse entender. Mas ela guardava as palavras de Jesus em seu coração. Isto fez-me ver que quando guardamos o que é bom, as palavras de Jesus nasce temor dentro dos nossos corações. Maria tinha esse temor mesmo que Jesus ainda fosse um menino. Mas Maria vai Jesus mais do que um filho, um menino, Maria via Jesus com olhos espirituais, não “olhos de mãe”, pois se assim fosse não permitiria que guardasse suas palavras em seu coração, e sim, limitava a sentir apenas e deixar-se guiar pelas suas emoções e pelo seu coração de mãe, mas não, ela meditava nelas, ou seja, pensava, usava o intelecto em vez da emoção.
Miquelli
Abril 13, 2013 às 1:11
Olá D.Viviane, se tem algo que tenho admirado nestas ultimas semanas nas pessoas é a humildade, a pessoa que é humilde tem um brilho especial que as diferem das outras, e é esse brilho especial que tenho buscado para a minha vida, porque por muitas vezes o orgulho até então vinha me fazendo perder muita coisa, mas tenho mudado as minhas atitudes e tenho notado as diferenças em mim e nas pessoas ao meu redor! Obrigada.
Fua Nuanela - FJE Baixa da Banheira
Abril 12, 2013 às 13:45
“ A vida é uma escola estamos sempre a prender, por vezes aprendemos o que é errado e não acrescenta valor a nossa existência, ou por vezes só prejudica. Com Deus é totalmente diferente, porque aprendemos e queremos saber sempre mais, quem tem uma fé natural, e é humilde para reconhecer que nada sabe, Deus nós da as respostas paras as nossa duvidas porque procuramos saber a verdade, não procuramos essa verdade nas pessoas mas sim na palavra de Deus, não aceitamos apenas os factos, vamos mais além e questionamos tudo aquilo que contraria a nossa fé… Não ficamos acomodados ao que os outros nos dizem querem ter essa experiência. Um bom exemplo é quando chegamos a igreja ouvimos falar muito do baptismo com Espírito Santo, é algo maravilhoso, as pessoas que recebem falar com amor e temor, mas quem não tem não pode falar, mas a forma como as pessoas falam do Espírito Santo e quando reconhecemos (humildade) que precisamos do Espírito Santo vamos atrás dele fazemos de tudo para o receber, quando o recebemos já podemos falar porque experimentamos sabemos o quê é não é apenas uma informação passada por alguém…
Temos de estar atentos e meditar em cada detalhe, Maria sempre guardou no seu coração tudo que as pessoas falam sobre Jesus, ate mesmo as palavras do próprio Jesus, ela pensavam em cada uma delas não agia pela emoção. Então quando nós pensamos ficamos a saber que muitas das coisas que fazemos ou que as pessoas nós dizem são contrárias a palavra de Deus. Por isso não devo aceitar qualquer afirmação a melhor forma de crescer em sabedoria é alimentar a palavra de Deus dentro de mim…”
katia felix FJE Coimbra
Abril 11, 2013 às 19:52
Quando passei a ser definida em meu objetivo, tudo começou a mudar não apenas dentro de mim, tenho tido força de lutar e resolver o que esta em meu interior e que sei que tenho que mudar, e tenho vistos mudanças a qual chamou atenção das pessoas por ver meu comportamento, minha maneira de ser, e falar.
Não que eu queira chamar atenção mas e algo natural, tenho aprendido não apenas a fazer mas SER para Deus, buscar o que Ele quer de mim o resultado tem sido surpreendente, não sinto melhoras posso dizer que tenho sido transformada, incrível como mesmo sendo de Deus vivia limitada, e não entendia tamanha grandeza.
Mudei tudo radicalmente, com ousadia olho para dentro de mim, me revolto com os erros, falhas, fraquezas que encontro e digo a mim mesma EU TENHO O ESPIRITO SANTO! A direção de Deus não tenho que ser assim vou mudar e pronto sem sentir ou pensar se devo ou não mudar, não existe duvida, não tem meio termo esta mal tem que mudar e acabou!
Ana Belo
Abril 11, 2013 às 10:41
#31º Dias Quarentena# Bom dia, a parte que mais me chamou a atenção neste dia, foi a importancia de estar em busca de conhecimento da Vontade de Deus, mas sempre com humildade de Espirito, de forma a nos tornar um referencial do nosso Senhor.
Anabela Serafim, Lousã
Abril 11, 2013 às 7:13
Ola…
É mesmo, é muito importante a todo o tempo estarmos de vigia e não nos deixarmos levar pelo que pensamos que já sabemos, mas devemos estar atentos a nossas atitudes para que possamos glorificar nome de Deus e estarmos preparados para a vinda de Jesus.