Quarentena – 31º dia
- 28
- Jan
- 2013
“Logo que seus pais o viram, ficaram maravilhados; e sua mãe lhe disse: Filho, porque fizeste assim connosco? Teu pai e eu, aflitos, estamos à tua procura. Ele lhes respondeu: Por que me procuráveis? Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai? Não compreendiam, porém, as palavras que lhes dissera. E desceu com eles para Nazaré; e era-lhes submisso. Sua mãe, porém, guardava todas estas coisas no coração.E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.” (Lc.2:48-52)
Claramente, percebemos que o Senhor Jesus era independente dos seus pais. Para Ele, era perfeitamente natural permanecer na casa de Deus.
Aquele era o Seu lugar, com o qual se identificava.
Embora não houvesse lugar para desrespeito, relativamente aos Seus pais; no tocante à fé, não caberia a ninguém interferir.
Maria guardava todas aquelas coisas, no coração…
Relativamente a Maria, sempre há referência a aspeto. Mas porquê?
Porque meditava; vivia mediante uma fé racional e não emotiva.
Não era por estar responsável pelo Senhor Jesus, que estaria correta.
Mesmo sendo um menino, as Suas palavras, não eram palavras quaisquer… Tinham peso!
Quando recebemos uma palavra de Vida, surge, naturalmente, o temor, pois a razão exige respostas. Desta forma, avaliamos todas as coisas aos olhos da fé.
É muito importante, você que tem participado nesta Quarentena, vigiar! Pois, desta forma, permanecerá alerta e preparada para a vinda do Senhor Jesus.
Quem vigia, tem temor! Quer dar ao Senhor Jesus algo que O honre e glorifique. Por isso, fica alerta e atenta às suas atitudes.
“E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.”
Graça significa favor; benevolência. O Senhor Jesus ganhava favor, por intermédio do seu temor; através da Sua forma de ser.
Às vezes, você “briga” para adquirir credibilidade; para que as pessoas a respeitem e aceitem, mas, na verdade, você deve ganhar graça e favor, não sob pressão ou de maneira forçada, mas naturalmente…
Por intermédio do seu zelo para com Deus.
Se atentar para a história do Senhor Jesus, mesmo até agora, como menino, repara que Ele estava sempre pronto para aprender. Perguntava, inclusive a doutores! Não se fez o Todo-Poderoso: “Eu não preciso aprender pois sou o Filho de Deus”; “Vou receber o Espírito Santo logo mais…”; “Vou esperar o meu tempo…”. Não!
Uma das caraterísticas das pessoas que são de Deus, é a humildade para aprender, e daí alcançarão graça perante Deus e os homens!
Às vezes, as pessoas querem crescer em graça e sabedoria, mas não se aplicam, não se entregam…
A sabedoria vem para aquele que, realmente, quer ver Deus na sua vida; aquele que está disposto a praticar!
Sueli Carleti
Janeiro 30, 2013 às 8:03
Olà Vivi e Luisa,
Somente quando nos submetemos verdadeiramente a palavra de Deus alcançamos a sabedoria e a graça diante de Deus e dos homens.
O Sr Jesus era submisso desde pequeno. Um sinal de humildade, pois sendo ele quem era, podia se sentir no direito de agir de forma diferente em relaçao a seus pais. Mas ele preferia dar o exemplo. A ùnica coisa que o fazia agir de forma diferente era em relaçao a sua fè. Isso demonstra que eu tenho que defender a minha fè e a minha comunhao com Deus independente de quem eu vou ter que desagradar para isso. Jesus era obediente a seus pais em tudo, mas no momento de escolher em voltar para casa com eles ou continuar no templo,ele os desagradou para agradar a Deus. Nao podemos permitir que ninguem interfira na nossa comunhao com Deus. Nada pode nos impedir de crescer diante de Deus.
Beijinhos…
noeli
Janeiro 29, 2013 às 12:18
Bom dia dona viviane e dona luiza ,esta sendo muito maravilhoso essa quarentena ,estou crescendo mais espiritualmente ,estou sendo outra pessoa em minha casa.Obrigado.
Elisabeth Alge Esteves
Janeiro 29, 2013 às 11:50
Bom dia,
Hoje entendi a importância de guardar todas as riquezas da Palavra de Deus em meu coração com temor e amor.
Não ser uma simples ouvinte, uma leitora esquecida, mas praticante, retendo a Palavra de Deus para obter Graça diante de Deus, Luz própria, Felicidade e Vida:
“Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.
Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência.
Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.”
(Tiago 1:22-25)
MARIA ROSA BRAVO BECERRA
Janeiro 29, 2013 às 10:29
HOLA VIVIANE E LUIZA, SOU OBREIRA EM GOIÂNIA E COM A SENHORA ESTOU APRENDENDO A VIGIAR MEUS SENTIMENTOS PARA QUE ESTES NÃO TIREM A FORÇA DA MINHA FÉ. OBRIGADO PELOS ENSINAMENTOS, SÃO PÉROLAS DE GRANDE VALOR. QUE O SENHOR JESUS AS ABENÇÕE
Juciene Mota
Janeiro 29, 2013 às 10:00
Bom dia Vivi e Luisa.
O Senhor Jesus é o meu maior exemplo de humildade porque desde menino ele era submisso,humilde e a Sua humildade precederia a Sua honra e quando eu sou humilde eu aceito ser corrigida e chamada atenção por Ele ainda que eu sinta dor no momento da repreensão mais é ai que eu vejo o Seu cuidado comigo. Porque quando Ele me repreende ele me ensina e quando ele me ensina Ele me ama e quem ama cuida.
Beijinhos com carinho!
Anabella Weisman
Janeiro 29, 2013 às 9:30
Olá Viviane, Luisa,
Continuo meditando na palavra de Deus e naquilo que ainda precisa ser mudado no meu interior.
Obrigada por essas palavras sinceras que muitas pessoas não tem coragem de dizer mas são muito precisas de ser ouvidas.
Um abraço
Anabella