Qual é o seu valor ? – 2ª Parte

Viviane Freitas

  • 15
  • Fev
  • 2013

Qual é o seu valor ? – 2ª Parte

  • 15
  • Fev
  • 2013

Valor… Poucos sabem do seu significado em suas vidas; poucos conhecem o que significa valorizar-se.

O passado não era um testemunho de mudança para ela, mas algo doído. Atormentava, inferiorizava-se, sentia-se indigna de estar no meio de certas pessoas que sabiam do seu passado.

Todas as vezes que ela encarava com alguém que a lembrava do seu passado, era como se encarasse com o seu maior inimigo. E ela sabia que, no fundo, quando olhava, eles a amavam, mas, na sua mente… era sentir-se acusada.

Porquê acusada? Se já passou tanto tempo e aquelas pessoas nem mais falam a respeito?
Porquê sentir-se acusada se já não comete o mesmo erro do passado?
Porquê umas horas era forte e outras fraca?

Eis a grande questão.

A dúvida está lá no fundinho. Quase que não se vê. Mas ela está ali.

E, para se afirmar, ela tem que agradar às pessoas para retificar o seu valor. Muitas vezes, faz das “tripas coração” para atender à necessidade de cada um, justamente porque quer ser valorizada por outros.

Para si mesma, ela perdeu a credibilidade porque o seu passado está presente em algumas situações. E, por isso, trabalha muito. Sente-se incentivada por aquilo que faz bem. Isso ameniza a sua afronta com o passado.

Mas onde está o seu valor? Onde estão aquelas palavras de incentivo que ela dava aos demais, e porque motivo, na sua própria vida, não repercute o mesmo? Porque é que a Palavra de Deus não traz a mudança quando lê?

Porque… a preocupação em ser afirmada pelos demais não lhe permite encarar a realidade. Não a faz querer “ser” e sim agradar. Nisso ela prioriza ou valoriza mais aos demais do que a si mesma.

Minha amiga leitora, o seu valor está justamente…. em investir em si mesma. Na realidade da sua situação. Não no que os outros pensam e nem na afirmação dos demais.

Você tem valor.

No próximo artigo falo mais….

Leia também:

Qual é o seu valor?
Qual é o seu valor? 3ª parte
Qual é o seu valor? 4ª parte

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

71 comentários

  1. Boa noite D. Viviane,

    Pois é, quando nos apercebemos que estamos a cometer esse erro, devemos abandoná-lo e não voltar a cometê-lo. A dúvida, o querer agradar os outros a qualquer custo, enfim, tudo isto desvaloriza-nos!

    Ver mais
  2. Ola Viviane.
    Estou acompanhar “Qual é o seu valor?”
    Identifico me muito com tudo o que a senhora esta a falar. E vejo que eu tenho essa necessidade, de saber a resposta a essa pergunta, qual é o meu valor?
    Vou continuar acompanhar.
    Obrigada por partilhar essa sua experiência.
    Um forte abraço.

    Ver mais
  3. Olá D.Viviane
    Realmente essa era a minha preocupação, preocupava me mais com aparência do que comigo mesma, e é um erro porque enquanto olho para o que os outros pensam perco tempo em investir em mim mesma, e isso sem duvida é o mais importante
    Bjs grandes

    Ver mais
  4. Infelizmente, muitas vezes, depois de cometerem erros ou falharem, as pessoas permitem que aquilo as condene para sempre. Deus perdoou, os demais perdoaram, mas a própria pessoa não perdoou a si mesma.
    Então ela tenta e tenta e tenta fazer para que aquilo prove que sua utilidade. Mas no fundo continua a condenação pelo dia em que errou.
    Só quando a pessoa aprende a se valorizar a página pode ser de fato virada ou arrancada! E ela consegue seguir em frente!

    Ver mais
  5. Que bacana, dona Vivi.

    Muito forte, eu nunca tinha pensado assim, realmente o nosso valor está em investir em nós mesmas, as vezes é mais fácil colocar alguém pra cima e dizer: não olhe para o seu passado e nem para o seu erro, pois já passou e Deus te perdoou, mas quando isso acontece conosco parece tão difícil, parece que somos culpadas sempre! Mas ao ler este post eu aprendi onde está o meu valor.. obrigada que Deus abençoe a sra cada dia mais e mais.

    Ver mais
  6. Boa Trarde, as vezes nós mesmas nos menosprezamos, nos diminuímos e mostramos para as pessoas as nossas fraquesas e deixamos a pontinha da duvida entrar. Quantas foram as vezes em que eu poderia a ter ajudado alguém mais por não me achar capaz eu me calava e depois eu me sentia muito mal, hoje eu sei que passei por tudo isso pois naquele momento eu não investi em mim, na minha comunhão , se eu não acreditava em mim imagina as pessoas!! Hoje eu sei que eu tenho valor , que o que eu falo tem valor !!!

    Ver mais
1 2 3 4 5 12