Porquê guardar emoções?
- 6
- Jun
- 2014
Sabe aquele episódio, que vivenciou na infância, e que lhe trouxe más recordações? Você nunca se esquece, não é verdade?
É mais provável que coisas ruins fiquem guardadas na sua memória, do que propriamente acontecimentos bons, mas também estes são recordados e guardados.
Lembra-se daquelas sugestões dos seus colegas de escola, que aceitou, e que lhe trouxeram consequências destrutivas? Recorda-se daquele comentário, feito por aquela sua amiga, a respeito de outra pessoa, e você passou a olhá-la com outros olhos? E daquelas palavras proferidas pelo seu pai, mãe, irmãos, amigas e que você não esqueceu, a ponto de a fazer sentir inferiorizada?
Pois é, no blog de hoje, vamos saber o que Deus tem a dizer a respeito desses pensamentos, que tem a capacidade de mudar o nosso comportamento diante dessas situações.
“Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz” (Pv. 3:1;2)
A primeira coisa que quero chamar a sua atenção, é que facilmente há uma tendência para esquecer dos ensinos, que são proveitosos. Porquê?
Porque as suas emoções mostram-lhe que você tem razão, e, com isso, acaba por ignorar os ensinos de Deus, dando mais importância ao que sente. Depois refere: “…e o teu coração guarde os meus mandamentos…” Engraçado! O Coração não é onde normalmente nós sentimos, onde manifestamos as nossas emoções? Sim! Mas é no coração que temos que separar as emoções e ali guardar os mandamentos, pois quando assim o faço, não vou permitir que os meus sentimentos tenham o controlo da minha vida. No entanto, só procede desta forma aquele que dá importância e valor. Somente os que guardam os mandamentos de Deus, é que têm essa cautela, de não se deixarem levar pelo que sentem.
Quantas desgraças tem vivido porque guardou as palavras do passado? Quantas vezes viveu em depressão e angustiada guardando acontecimentos, situações e até promessas que não foram cumpridas?
Deus é fiel! E se você guarda os Seus mandamentos no coração, então terá anos de vida e paz.
Diante deste artigo, seja verdadeira, e olhe para o seu estado. Averigúe em que posição se encontra.
Comente o que tem a dizer deste assunto. Qual é o seu parecer? Em que a ajudou?
Priscila Rodrigues da Silva
Junho 7, 2014 às 3:37
É tão Ótimo ler i que a senhora posta Dana Viviane pois com muito ensinamento tem dado a muitas Mulheres de Deus! E as que não são estão se tornando eu creio em Nome do Senhor Jesus! Beijo e muito Obrigada por a senhora acreditar em um mundo melhor e fazer bem a muitas Mulheres comi eu .
bruno-fje marinha grande
Junho 7, 2014 às 0:27
boa noite, eu quando andava na escola eu sentia inferiorizado porque eu não tinha uma vida em condições, porque eu pensava que não tinha mais jeito e também portava muito mal na escola, as professoras diziam que eu nunca ia ter nada na vida eu meti essas coisas na cabeça.
Cátia - FJE Marinha Grande
Junho 7, 2014 às 0:17
Boa noite.
Parece que hoje a senhora falou diretamente para mim.
Sabe aquela peça de roupa ou objeto que está perdido lá em casa, que você nem lembra que tem e quando menos espera encontra ele? Hás vezes ele até é diferente do que você lembrava… E a mesma coisa dentro de mim. A maior parte do tempo não lembro desses sentimentos mas quando menos espero eles vêm a tona.
Quero muito superar essas lembranças, a única coisa que eu quero guardar e a fé e a palavra de Deus
Emanuel FJE Marinha Grande
Junho 6, 2014 às 23:39
Boa noite
Temos que ter cuidado com as nossas emcocoes pois elas nos fazem sofrer.
DEUS abençõe
Rute Fernandes - FJE Marinha Grande
Junho 6, 2014 às 23:27
Boa noite D. Viviane.
Eu guardei durante tanto tempo sentimentos, situações do passado, que só me faziam mal a mim mesma!
Porém aprendi a falar para Deus tudo aquilo que me afetava, as coisas que trazia do passado, e que já não queria aquilo. Pedi para Ele me ajudar, e me ensinar a seguir os Seus passos. Quando então, tirei tudo aquilo que me fazia mal e desagradava a Deus, que estava dentro do meu coração e na minha memória e guardei os Seus mandamentos, aí foi como se 100000000 toneladas saíssem de cima dos meus ombros, senti alívio, paz, entendi que não vale a pena ter essas coisas más, do passado gravadas na minha mente e no meu coração!
Ainda assim, temos que vigiar dia após dia, a todo o momento, para que HOJE não venhamos a guardar isso dentro de nós, que nos afetaria cedo ou tarde!
Obrigada D. Viviane que Deus a abençoe!
Claudia - FJE Marinha Grande
Junho 6, 2014 às 23:09
Boa noite, este estudo me ajudou imenso, pois me mostrou o que eu tinha guardado no meu coração e assim consigo mudar essa situação. Pois não vale a pena guardar aquilo que não é bom para nos, temos de ter a capacidade de guardar somente o que nos faz bem. Obrigado pelo estudo, que Deus a abençoe.