Percepção

Viviane Freitas

  • 22
  • Mar
  • 2014

Percepção

  • 22
  • Mar
  • 2014

Todos os seres humanos, tendo uma visão óptica perfeita, ao ver a mesma fotografia, não reparam nas mesmas coisas; os pormenores são vistos por uns e por outros não.



Estava a ver uma fotografia, ao lado do meu esposo. Vi uns segundos e fiz um comentário: “Olha, tem uma capinha do telefone igual à minha! Ele respondeu: “Vocês, mulheres, reparam em tudo! Só vi a cara e tu já viste até a capinha do telefone.”

Esta conversa fez-me pensar… Pois é, há coisas que só nós, mulheres, reparamos, com a nossa visão panorâmica, detalhista. E comecei a prestar mais atenção à forma que usava a minha visão, pois poderei usá-la para meu beneficio ou não. Se a uso devidamente serei sábia.

Comecei a perguntar a algumas jovens se elas tinham visto vários pormenores, numa sala, e me surpreendi! Muitas não viam o que eu tinha visto. Mas porquê, se são mulheres? Elas têm esta visão mas não está desenvolvida, vêm o geral e as pequenas coisas deixam passar desapercebidas.

E com o meu interior? Pensei… se eu não vejo as coisas diante dos meus olhos, como vou ver essas pequeninas coisas que tenho dentro? Com o meu interior, eu que tenho que ser ainda mais detalhista e não deixar passar nada em branco. Existem dúvidas, maus pensamentos, traumas que levamos do passado, comparações, medos, inferioridades, desilusões, decepções… Se eu não os identifico e não estou atenta, como os vou vencer?

Encontrar o que me está a bloquear, impedindo de avançar, de vencer os meus limites. Tenho que ser radical e ver cada atitude que tomo, palavra que falo, pensamentos que tenho e ver bem atentamente os detalhes no meu interior, assim como estava atenta aos detalhes da foto, lembram? É assim mesmo, mas para o interior.

Como está sendo a sua visão? Limitada ou Ampla?

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

31 comentários

  1. Hola Ana:
    Muy interesante este post, muchas veces somos detallista en buscar lo errores de los demás pero no miramos lo que hay dentro de nosotras mismas, sabemos que tenemos que abandonar un sentimiento o alguna cosa que nos esta contaminando pero damos la vista gorda, lo dejamos allí, eso me pasaba, sabia que tenia que abandonar un sentimiento pero no lo dejaba, cuando me decidí en dejarlo, odiarlo y rechazarlo, fue allí que mi manera de mirar cambio.

    Bsos

    Ver mais
  2. Buenos Días Señora Ana.
    Cuando leí este post me sentí muy indentificada pues las cosas muchas veces no son las que nos esperamos y muchas veces intentamos pasar por alto ese error o prefieren hacer de cuenta que no lo han visto y ese es el mayor problema que muchas veces nos damos cuenta de lo que esta pasando en nuestro interior pero no hacemos nada para cambiar eso y muchas veces puede ser un problema grave por que te puede impedir que hagas algo y no podemos permitir eso.. Este post me abrió muchos los ojos pues muchas veces veia lo que estaba pasando mal dentro de mi pero tampoco hacía nada para cambiarlo y tampoco tomaba iniciativa de encontrar una solución para solucionar aquello.. Gracias por compartir esto con nosotras me ha servido de ayuda sobre todo para reflexionar cual ha sido mi vision hasta ahora. Un abrazo

    Ver mais
  3. Hola Ana,
    Yo era como esa persona miraba mas a los demás, juzgaba y criticaba.
    Pero todo cambió di un basta y ahora si miro dentro mi u al mínimo detalle Para quitarlo .
    Hoy me cinto totalmente cambiada en muchas cositas.
    Gracias por compartir.
    Besos.

    Ver mais
  4. É verdade, as vezes nos preocupamos como que esta fora e acabamos de observar o que esta dentro de nós

    Ver mais
  5. Muito forte, as vezes deixamos passar esses pequenos
    detalhes, e nao sabemos que eles fazem uma diferencia enorme dentro do nosso interior.

    Ver mais
  6. Ola querida Ana, muito esclarecedor.
    Tiveram muitos momentos em minha vida que eu deixei passar pequenos detalhes sobre o meu interior, que depois se tornaram um grande problema.
    Mas tudo me serviu de experiencia, hoje procuro ter esta visão ampla a cada dia, olhar para mim, e arrancar o que não presta, coisas que so eu posso ver e arrancar.
    Obrigada por compartir. Beijos…

    Ver mais
1 2 3 4 5 6