Percepção

Viviane Freitas

  • 22
  • Mar
  • 2014

Percepção

  • 22
  • Mar
  • 2014

Todos os seres humanos, tendo uma visão óptica perfeita, ao ver a mesma fotografia, não reparam nas mesmas coisas; os pormenores são vistos por uns e por outros não.



Estava a ver uma fotografia, ao lado do meu esposo. Vi uns segundos e fiz um comentário: “Olha, tem uma capinha do telefone igual à minha! Ele respondeu: “Vocês, mulheres, reparam em tudo! Só vi a cara e tu já viste até a capinha do telefone.”

Esta conversa fez-me pensar… Pois é, há coisas que só nós, mulheres, reparamos, com a nossa visão panorâmica, detalhista. E comecei a prestar mais atenção à forma que usava a minha visão, pois poderei usá-la para meu beneficio ou não. Se a uso devidamente serei sábia.

Comecei a perguntar a algumas jovens se elas tinham visto vários pormenores, numa sala, e me surpreendi! Muitas não viam o que eu tinha visto. Mas porquê, se são mulheres? Elas têm esta visão mas não está desenvolvida, vêm o geral e as pequenas coisas deixam passar desapercebidas.

E com o meu interior? Pensei… se eu não vejo as coisas diante dos meus olhos, como vou ver essas pequeninas coisas que tenho dentro? Com o meu interior, eu que tenho que ser ainda mais detalhista e não deixar passar nada em branco. Existem dúvidas, maus pensamentos, traumas que levamos do passado, comparações, medos, inferioridades, desilusões, decepções… Se eu não os identifico e não estou atenta, como os vou vencer?

Encontrar o que me está a bloquear, impedindo de avançar, de vencer os meus limites. Tenho que ser radical e ver cada atitude que tomo, palavra que falo, pensamentos que tenho e ver bem atentamente os detalhes no meu interior, assim como estava atenta aos detalhes da foto, lembram? É assim mesmo, mas para o interior.

Como está sendo a sua visão? Limitada ou Ampla?

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

31 comentários

  1. É a nosso visão de tudo, a visão de nos mesmas que nos faz ser quem somos.

    Ver mais
  2. Muitas pessoas não dão importância as coisas pequenas,os detalhes, as vezes as coisas pequenas são as que fazem toda a diferença em nossas vidas

    Ver mais
  3. Que forte, quantas vezes deixamos as coisas passar despercebidas e principalmente certas atitudes nossa que desagradam a Deus. É nessas horas que devemos prestar mais atenção e olhar com mais detalhes as coisas e principalmente o nosso interior para que possamos mudar.

    Ver mais
  4. Olá Dn. Viviane e Dn. Ana, ao ler este post me identifiquei muito com o ponto de vista de ser detalhista.
    No início de minha vida espiritual, quando estava entendendo o que é de fato ser de Deus e viver em comunhão com Ele, eu não era detalhista, e acabava fazendo tudo “por cima”, com o passar do tempo, os ensinamentos, as experiências que tive (boas e ruins), os momentos com Deus, e o Espírito Santo sempre me alertando, desenvolvi este ponto de ser detalhista.
    Sinceramente, somente depois disso, passei a entender tudo que já vivi e passei durante esses anos, e vi em cada situação o amor de Jesus por mim, o que Ele estava sendo, como Ele estava me moldando e cuidando de mim! Virei isso para dentro de mim e então cresci ainda mais! Ser detalhista espiritualmente foi uma das melhores coisas que já me aconteceu!

    Ver mais
  5. Boa tarde dona Viviane! Eu sou um pouco detalhista vejo os mines detalhes. Eu procuro também ver na minha vida com Deus olho também para o meu interior…

    Ver mais
  6. Devemos observar os mínimos detalhes do nosso interior para poder identificar o que nos tem feito mal e eliminar tudo isso, para que a nossa comunhão com Deus seja mais forte a cada dia que passa.

    Ver mais
1 3 4 5 6